Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
SAÚDE COLETIVA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: A PRÁTICA DOCENTE

Autor(es):
MACÊDO, ELINE MARA TAVARES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O presente estudo objetivou analisar a prática docente em Saúde Coletiva dos cursos de graduação em Saúde de uma IES privada da capital do Ceará. Configura-se em uma dissertação realizado junto ao Curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da UECE. Optou-se por um estudo transversal, descritivo-exploratório, tipo estudo de caso com abordagem qualitativa. Refere-se ao estudo de caso problematizado, à luz dos depoimentos de oito docentes dos cursos de graduação em enfermagem e educação física, que atuam nas disciplinas com ênfase em Saúde Coletiva. A coleta de dados foi realizada no período de outubro à novembro de 2017, através de uma entrevista individual por meio de um roteiro semi-estruturado com ênfase na compreensão conceitual de saúde coletiva e a expressão da prática docente. Os achados do estudo foram submetidos a análise de conteúdo temática, visto ser a mais adequada para os objetivos propostos. O estudo obedeceu aos princípios éticos da pesquisa com seres humanos no Brasil, portanto submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, obtendo aprovação sob parecer n° 2.306.012. Foi possível elaborar um perfil profissiográfico dos docentes participantes do estudo, e, seguidamente, emergiram as seguintes categorias temáticas: ―Saúde Coletiva na percepção docente‖; ―Estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem em Saúde Coletiva‖; ―Ressignificação da práxis docente em Saúde Coletiva‖ e ―Desafios e potencialidades interpostas à efetivação da prática docente em Saúde Coletiva‖. Observou-se que a entrevista realizada proporcionou um momento de reflexão aos sujeitos do estudo, permitindo a identificação de lacunas relacionadas a avaliação da prática docente e a formação interprofissional. Como produto técnico resultante desta pesquisa criou-se uma matriz de intervenção direcionada aos docentes como ferramenta de avaliação das práticas entre os docentes, servindo para o aperfeiçoamento e atualização.
Palavras-chave: Ensino na saúde. Saúde Coletiva. Formação.

Abstract:
This study aimed to analyze the teaching practice in collective health of major courses in health of a private university in the capital of Ceará. It is a dissertation held at the State University from Ceará (UECE) for the professional master's program in health teaching. We have chosen a cross-sectional, descriptive-exploratory study: a case study with a qualitative approach. It referred to a problematized case study, based on the testimonies of eight professors of graduating courses in nursing and physical education, professors who work in those subjects with emphasis on Collective Health. Data collection was carried out from October to November in 2017, through an individual interview by a semi-structured script with emphasis on the conceptual understanding of collective health and the expression of the teaching practice. The results of the study were submitted to thematic content analysis, since it was the most appropriate for the proposed objectives. The study obeyed the ethical principles of research with human beings in Brazil, therefore submitted to the Research Ethics Committee of the State University of Ceará, obtaining approval under the number 2,306,012. It was possible to elaborate a professional profile of the professors participating in the study, and then the following thematic categories emerged: "Collective Health in Teaching Perception"; "Strategies used in the teaching-learning process in Collective Health"; "Ressignification of teaching praxis in Collective Health" and "Challenges and potentialities interposed to the effectiveness of teaching practice in Collective Health". It was observed that the interviews provided a moment of reflection to the study subjects, allowing the identification of gaps related to evaluation of teaching practice and interprofessional training. As a technical product resulting from this research, it was created an intervention matrix directed to teachers as a tool to evaluate practices among professors , serving for improvement and updating.
Keywords: Teaching in health. Collective health and formation.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MACÊDO, ELINE MARA TAVARES. SAÚDE COLETIVA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: A PRÁTICA DOCENTE. 2018. 163 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1