O excesso ponderal no adulto com hipertensão se constitui relevante problema de saúde
pública, representando processo epidêmico alvo de muitos estudos na atualidade. Assim, para
conter esta morbidade e promover hábitos mais saudáveis o enfermeiro deve desenvolver
estratégias que viabilizem a educação em saúde desta clientela. Neste ínterim, uma cartilha
educativa surge como importante instrumento de ensino-aprendizagem, pois otimiza as
orientações oferecidas, reduzindo os custos com problemas de saúde e levando ao alcance de
resultados positivos em menor tempo. Objetivou-se testar a eficácia de uma cartilha educativa
sobre excesso ponderal no favorecimento do estágio de prontidão para mudança dos hábitos
alimentares e atividade física, ao utilizá-la como subsídio para a prática do enfermeiro na
educação em saúde do adulto com hipertensão. O estudo de multimétodos abrange um estudo
metodológico (elaboração e validação da cartilha educativa) seguido de quase experimento
(validação externa da cartilha). A tecnologia educacional foi elaborada a partir de
embasamento na literatura e pontos norteadores de Santiago (2012). Após validação de
conteúdo e aparência por juízes, a versão corrigida da cartilha seguiu para impressão. Para a
validação clínica a cartilha foi aplicada como estratégia de educação em saúde junto ao grupo
intervenção. A amostra foi calculada para grupos comparativos, sendo 36 os participantes em
cada um de dois grupos. Aplicou-se a SOC Scale como instrumento de avaliação do estágio
de prontidão para mudança dos hábitos alimentares e de atividade física no início e ao final.
Os dados foram organizados em quadros, tabelas e gráficos e utilizou-se análise estatística
para comparação intra e intergrupos, considerando p<0,05. O projeto foi aprovado pelo
comitê de ética, sendo o CAAE: 38645414.4.0000.5534. Os resultados mostraram que, na
validação interna, o índice de validade de conteúdo global da cartilha de acordo com os
especialistas docentes e técnicos foi de 0,78. Todos os especialistas designers consideraram a
cartilha como adequada ou superior. As sugestões de alterações pelos especialistas foram
incorporadas ao material e, posteriormente, a cartilha foi validada pelo público-alvo e as
respostas foram positivas para cada item avaliado em 75% dos itens ou mais. No momento 1
da validação clínica, que constou de avaliação do estágio de mudança de comportamento,
observaram-se avanços nos estágios em cada grupo. Verificou-se significância estatística nos
momentos dois e três para o grupo intervenção. Quando comparadas as médias entre os
momentos, para cada grupo, houve significância nos momentos zero e um para ambos os
grupos, e nos momentos zero e dois e zero e três para o grupo intervenção. Conclui-se que a
intervenção educativa com a cartilha “Alimentação e atividade física no adulto hipertenso e
acima do peso: disposto a mudar?” favoreceu avanço no estágio de prontidão para mudança
de hábitos alimentares e atividade física no adulto com hipertensão e excesso ponderal.
Palavras-chave: Excesso ponderal. Educação em Saúde. Tecnologia. Enfermagem.