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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA SOBRE EXCESSO PONDERAL PARA O ADULTO COM HIPERTENSÃO

Autor(es):
SANTIAGO, JÊNIFA CAVALCANTE DOS SANTOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
O excesso ponderal no adulto com hipertensão se constitui relevante problema de saúde
pública, representando processo epidêmico alvo de muitos estudos na atualidade. Assim, para
conter esta morbidade e promover hábitos mais saudáveis o enfermeiro deve desenvolver
estratégias que viabilizem a educação em saúde desta clientela. Neste ínterim, uma cartilha
educativa surge como importante instrumento de ensino-aprendizagem, pois otimiza as
orientações oferecidas, reduzindo os custos com problemas de saúde e levando ao alcance de
resultados positivos em menor tempo. Objetivou-se testar a eficácia de uma cartilha educativa
sobre excesso ponderal no favorecimento do estágio de prontidão para mudança dos hábitos
alimentares e atividade física, ao utilizá-la como subsídio para a prática do enfermeiro na
educação em saúde do adulto com hipertensão. O estudo de multimétodos abrange um estudo
metodológico (elaboração e validação da cartilha educativa) seguido de quase experimento
(validação externa da cartilha). A tecnologia educacional foi elaborada a partir de
embasamento na literatura e pontos norteadores de Santiago (2012). Após validação de
conteúdo e aparência por juízes, a versão corrigida da cartilha seguiu para impressão. Para a
validação clínica a cartilha foi aplicada como estratégia de educação em saúde junto ao grupo
intervenção. A amostra foi calculada para grupos comparativos, sendo 36 os participantes em
cada um de dois grupos. Aplicou-se a SOC Scale como instrumento de avaliação do estágio
de prontidão para mudança dos hábitos alimentares e de atividade física no início e ao final.
Os dados foram organizados em quadros, tabelas e gráficos e utilizou-se análise estatística
para comparação intra e intergrupos, considerando p<0,05. O projeto foi aprovado pelo
comitê de ética, sendo o CAAE: 38645414.4.0000.5534. Os resultados mostraram que, na
validação interna, o índice de validade de conteúdo global da cartilha de acordo com os
especialistas docentes e técnicos foi de 0,78. Todos os especialistas designers consideraram a
cartilha como adequada ou superior. As sugestões de alterações pelos especialistas foram
incorporadas ao material e, posteriormente, a cartilha foi validada pelo público-alvo e as
respostas foram positivas para cada item avaliado em 75% dos itens ou mais. No momento 1
da validação clínica, que constou de avaliação do estágio de mudança de comportamento,
observaram-se avanços nos estágios em cada grupo. Verificou-se significância estatística nos
momentos dois e três para o grupo intervenção. Quando comparadas as médias entre os
momentos, para cada grupo, houve significância nos momentos zero e um para ambos os
grupos, e nos momentos zero e dois e zero e três para o grupo intervenção. Conclui-se que a
intervenção educativa com a cartilha “Alimentação e atividade física no adulto hipertenso e
acima do peso: disposto a mudar?” favoreceu avanço no estágio de prontidão para mudança
de hábitos alimentares e atividade física no adulto com hipertensão e excesso ponderal.
Palavras-chave: Excesso ponderal. Educação em Saúde. Tecnologia. Enfermagem.

Abstract:
The excess weight in adults with hypertension is a relevant public health problem, accounting
for epidemic target process of many studies today. Thus, to contain this morbidity and
promote healthier habits nurses must develop strategies that enable health education of this
clientele. In the meantime, an educational booklet emerges as an important teaching and
learning tool, it optimizes the orientations offered, reducing costs with health problems and
leading to the achievement of positive results in less time. This study aimed to test the
effectiveness of an educational booklet about excess weight in the stage of readiness of
favoritism to change dietary habits and physical activity, to use it as support for the practice of
nurse education in adult health with hypertension. The multimethod study covers a
methodological study (development and validation of educational booklet) followed by nearly
experiment (external validation of the booklet). Educational technology was developed from
grounding in literature and guiding points of Santiago (2012). After validation of content and
appearance by judges, the corrected version of the brochure went to print. For clinical
validation primer was applied as a health education strategy with the intervention group. The
sample was calculated for comparison groups, with 36 participants in each of two groups.
Applied to SOC Scale to Evaluate readiness stage for change in eating habits and physical
activity at the beginning and the end. Data were organized in tables, charts and graphs and
used statistical analysis to intra and inter-group comparison, considering p <0.05. The project
was approved by the Ethics Committee, with the CAAE: 38645414.4.0000.5534. The results
showed that the internal validation, the overall content validity index of the primer according
to the teachers and technical experts was 0.78. All designers experts considered the playbook
as adequate or higher. Suggestions for changes by experts have been incorporated into the
material and then the primer was validated by the target audience and the answers were
positive for each item valued at 75% of the items or more. At the moment one of the clinical
validation, which consisted of evaluation of behavior change stage, there were advances in
stages in each group. There was statistical significance in two three times for the intervention
group. When comparing the mean between times, for each group, there was significance in
the times zero and one for both groups, and in moments zero and two and zero and three for
the intervention group. We conclude that educational intervention with the booklet "Food and
physical activity in adult hypertensive and overweight: willing to change" favored advance in
the stage of readiness to change eating habits and physical activity in adults with hypertension
and weight excess.
Keywords: Overweight. Health Education. Technology. Nursing.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
SANTIAGO, JÊNIFA CAVALCANTE DOS SANTOS. CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA SOBRE EXCESSO PONDERAL PARA O ADULTO COM HIPERTENSÃO. 2016. 162 f. Tese (Doutorado em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

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