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Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TELEVISÃO: UM ESTUDO DE CASO DOS PROGRAMAS TELEVISIVOS APRESENTADOS NO CEARÁ E A SUA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Autor(es):
BRAGA, ANTONIO RHODINELLES FERREIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Este trabalho tem como temática a “Educação ambiental e a Televisão: um estudo de caso dos programas televisivos apresentados no Ceará e sua produção de conteúdo”. Onde foi analisado como a televisão e seus programas direcionados à educação ambiental estão sendo pensados; o interesse das emissoras de televisão por esta temática ambiental; e como estes programas estão sendo apresentados ao público. Partindo da perspectiva de uma educação ambiental que objetiva preparar as novas gerações para uma sociedade científica tecnológica e para o exercício da cidadania, por meio da tomada consciente de posições em situações que envolvem questões científicas, sociais, tecnológicas e ambientais, utilizando-se um meio de comunicação de massa, que é a televisão, um veículo propagador de conteúdo, que munido de seus interesses como empresas que produzem conteúdos para um publico expectador, encontraram na temática ambiental, uma vertente na qual incorporaram em suas programações. E como forma de sintetizar todo o processo de investigação do trabalho, analisamos os oitos programas apresentados na Televisão aberta brasileira para o Ceará, tendo suas temáticas voltadas majoritariamente para o Meio Ambiente e a Educação Ambiental. Os programas foram: Vitrine do Campo (TV Brasil); Globo Natureza (Rede Globo); Como será? (Rede Globo); Globo Rural (Rede Globo); Nordeste Rural (TV Verdes Mares); Record News Rural (Record News); Eco Record News (Record News) e Repórter Eco (TV Cultura). Desta forma, o trabalho compreendeu como os programas televisivos de educação ambiental, bem como as temáticas apresentadas, estão sendo mostradas ao público expectador, e como esses temas vem contribuindo para o debate e conscientização das questões ambientais.
Palavras - Chave: Educação Ambiental. Televisão. Mídia.

Abstract:
This work brings as theme the "Environmental education and Television: a case study of television programs presented in Ceará and their production of content". Where it was analyzed how the television and its programs directed to the environmental education are being thought; The interest of television broadcasters in this environmental issue; And how these programs are being presented to the public. Starting from the perspective of an environmental education that aims to prepare the new generations for a scientific technological society and for the exercise of citizenship, by means of the conscious taking of positions in situations that involve scientific, social, technological and environmental questions, using a means Of mass communication, which is television, a vehicle that propagates content, which provided its interests as companies that produce content for a viewer, found in the environmental theme, a part in which they incorporated in their programming. And as a way of synthesizing the whole process of research of the work, we analyze the eight programs presented in the Brazilian Open Television for Ceará, having its themes focused mainly on the Environment and Environmental Education. The programs were: Vitrine do Campo (TV Brasil); Globo Natureza (Rede Globo); Como Será? (Rede Globo); Globo Rural (Rede Globo); Nordeste Rural (TV Verdes Mares); Record News Rural (Record News); Eco Record News (Record News) and Reporter Eco (TV Cultura). In this way, the work understood how the television programs of environmental education, as well as the themes presented, are being shown to the spectator public, and how these themes have been contributing to the debate and awareness of environmental issues.
Keywords: Environmental Education. Television. Media.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
BRAGA, ANTONIO RHODINELLES FERREIRA. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TELEVISÃO: UM ESTUDO DE CASO DOS PROGRAMAS TELEVISIVOS APRESENTADOS NO CEARÁ E A SUA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2017) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 12 de maio de 2024

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