Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS

Autor(es):
MATOS, MARIA RAIANE SOARES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
O objetivo principal desta pesquisa é analisar as contribuições dos jogos educativos no processo de alfabetização das crianças, salientando se acontece um melhor desempenho e interesse dos alunos quando são utilizados no processo de alfabetização; investigar o modo como os alunos reagem quando os jogos são adotados em sala e compreender as dificuldades dos professores ao se apropriarem pedagogicamente dos jogos. Foi realizado um levantamento bibliográfico acercado assunto e uma pesquisa de campo, sendo analisado como ocorre o uso dos jogos em sala de aula como instrumento facilitador na aprendizagem. Os resultados apontam que os alunos se sentem mais estimulados no processo de alfabetização, permanecem participativos, conseguindo expressar com entusiasmo seu aprendizado tanto no momento de realizar as atividades que envolvem os jogos, como também nas atividades de escrita relacionadas aos conteúdos dos jogos utilizados. Conclui-se que os jogos são recursos didáticos que podem contribuir muito no processo de alfabetização, quando são propostos com os objetivos bem claros e definidos.
Palavras-chave: Jogos educativos.Alfabetização. Professor. Aluno.

Abstract:
The main objective of this research is to analyze the contributions of educational games in the process kid's literacy, emphasizing if there is a better performance and interest of the students when they are used in the literacy process; Investigate how students react when games are adopted in class and understand the difficulties of teachers in appropriating games pedagogically. A bibliographic survey about the subject and a field research was carried out, being analyzed how the use of games in the classroom occurs as a facilitating instrument in learning. The results show that students feel more stimulated in the process of literacy, remain participative, being able to express with enthusiasm their learning both when performing the activities that involve the games, as well as in writing activities related to the contents of the games used. It is concluded that the games are didactic resources that can contribute much in the process of literacy, when they are proposed with the clear and defined objectives.
Key-words: Educational games. Literacy. Teacher. Student.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
MATOS, MARIA RAIANE SOARES DE. AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2017) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1