Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA: ADENTRANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es):
LIMA, LUCIANA GOMES ARAÚJO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O presente memorial visa narrar as experiências e transformações percebidas e adquiridas durante a trajetória acadêmica no Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará – UECE por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil – UAB no polo de Limoeiro do Norte, Ceará, com duração de quatro anos, realizado no período de 2014.2 a 2018.1. Apresenta as vivências e os relatos de uma formanda do curso de pedagogia e tem por objetivo descrever a trajetória formativa, destacando atividades que desenvolvi nos estudos das disciplinas curriculares, as perspectivas de estudos e pesquisas ao curso, abordando a importância das disciplinas estudadas como foco nas que mais impactaram na minha formação, bem como narrar acerca da experiência e contribuições dos estágios: Educação Infantil e Educação Fundamental I.

Abstract:
The memorial of academic formation is justified by the reflexive critical narrative that enables an investigation of the trajectory of formation and the most significant experiences that constituted the learning and that impacted the life of the subject. The present memorial aims to narrate the academic trajectory experienced during the UAB / UECE Pedagogy course between 2014 and 2018. It reflects the process of constitution of the knowledge throughout the course. The methodology adopted was the autobiographical, in which the subject narrates his / her academic formation course in a reflexive critical way, recalling the walk. The writing of this memorial made possible a relevant learning from the experience itself, because the reflexive critical narrative about the formation gives the subjects the transformation of their practice. Thus, it was possible to perceive the relevance of the Pedagogy course for teacher training that intend to work in early childhood education and in the initial years of elementary education. The first session of the development deals with a brief account of my personal and professional trajectory. In the second session, entitled the main disciplines on the most significant learnings and the third session, entitled construction of the teaching identity.
Keywords: Training.Teaching.Memory.Child education.Internship.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
LIMA, LUCIANA GOMES ARAÚJO. FORMAÇÃO E DOCÊNCIA: ADENTRANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. 41 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1