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Repositório Institucional - UECE
Título:
PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR /JOVEM DE FUTURO (PROEMI/JF): DA POLÍTICA PÚBLICA AO CHÃO DA ESCOLA

Autor(es):
LIMA, IVANA GARCIA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
O objeto de pesquisa foi às reverberações do Projeto Jovem de Futuro (PJF) na E.E.F.M. Professor Edmilson Guimarães de Almeida, situada no bairro do Conjunto Ceará, na cidade de Fortaleza. Observou-se a proposta do Projeto e sua metodologia de aplicação real no chão da escola, confrontando-a com os resultados alcançados. O Projeto Jovem de Futuro implantado na escola lócus do estudo teve seu período de execução iniciado no ano de 2013 e finalizado em 2015. Questiona-se: será que a implantação do PJF melhora o índice de aprendizagem do aluno participante e o prepara para melhoria no rendimento e avanço da escolarização? O objetivo geral é compreender a implantação, o desenvolvimento, a organização, as ações realizadas no PJF para saber se este realmente proporciona melhoria nos índices de aprendizagem dos alunos e diminuem a evasão escolar na perspectiva da participação dos jovens. O trabalho apresentou a metodologia na abordagem qualitativa e estudo de caso, utilizando-se das entrevistas realizadas com quatro monitores nas disciplinas de português e matemática e dados analisados através da categorização. A pesquisa permitiu identificar a pouca efetividade da proposta do PJF na visão de seus participantes que exerciam a atividade da monitoria, inseridos na vivência do cotidiano da escola, observando seus aspectos positivos e negativos. Analisados os aspectos do projeto que contemplam sua proposta, constatou-se que este , em sua prática, não atende a todas as suas metas, quais sejam: diminuir a evasão, aumentar o índice de aprovação e reduzir a reprovação. Desta forma, verificou-se que a evasão não teve diminuição, a aprovação dos alunos teve êxito e a reprovação foi reduzida. Diante deste quadro, percebeu-se que o PJF foi um elemento importante para a melhoria da aprovação e a redução da reprovação, entretanto outras questões também contribuíram nesse processo, seja pelas condições adversas da escola, seja pelos desafios amplos de todo o contexto escolar.
Palavras-chave: Projeto Jovem de Futuro. Rendimentos. Aprovação. Reprovação. Evasão.

Abstract:
The research object was like reverberations of the Young Future Project (PJF) in E.E.F.M. Professor Edmilson Guimarães de Almeida, located in the neighborhood of Conjunto Ceará, in the city of Fortaleza. Observe a proposal of the Project and its methodology of real application on the floor of the school, confronting it with the results achieved. The Youth Futuro Project implemented at the study's locus school had its execution period started in 2013 and ended in 2015. It is questioned whether PJF implementation improves the learning index of the participatory student and prepares to improve without surrender and advancement of the schooling? The overall goal is a deployment, development, an organization such as implemented non-PJF actions to know if this is really likely, but it is not a learning program for students and minors in school dropout in the perspective of youth participation. The work presents a methodology in the qualitative approach and case study, using the interviews conducted with four monitors in the Portuguese and mathematics disciplines and data analyzed through categorization. A research allowed to identify a little effectiveness of the PJF proposal in the view of its participants who exercise the monitoring activity, inserted in the daily life of the school, observing its positive and negative aspects. Analyzed in the project that contemplates its proposal, it has been verified that they are in their practice, they are not as accessible as all its goals, which are: to reduce an evasion, to increase the approval rate and to reduce a disapproval. In this way, it was verified that the evasion was not diminished, a successful student approval and a disapproval was reduced. Against this background, it was perceived that the PJF was an important element for improved approval and reduced reprobation, among other issues also contributed to the process. for adverse school reasons, through expanded challenges across the school context.
Keywords: Young Future Project. Income. Approval. Disapproval. Evasion.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LIMA, IVANA GARCIA. PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR /JOVEM DE FUTURO (PROEMI/JF): DA POLÍTICA PÚBLICA AO CHÃO DA ESCOLA. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

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