Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A FÍSICA MAIS MÁGICA

Autor(es):
PEREIRA, FRANCISCO MICAEL COÊLHO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A Física ainda é ensinada de forma abstrata e distante do nosso cotidiano, rodeado de fenômenos físicos. O primeiro contato com essa disciplina, nem sempre estimulante, muitas vezes, mais parece uma extensão da Matemática. A inclusão da emoção na sala de aula, como ação pedagógica, está se tornando de grande relevância para o ensino e a aprendizagem dos conceitos básicos de Física. Neste trabalho foram relatadas a funcionalidade e a aceitação de uma metodologia de ensino lúdica que emprega truques de mágica embasados nos seus fundamentos físicos. Para a plateia, estudantes de ensino médio, além de diversão, há um estímulo à elaboração de questionamentos sobre a veracidade do espetáculo com o uso da observação detalhada, a elaboração de hipóteses e a exploração da experimentação, muito similar às etapas do método científico para elaborar teorias. O trabalho foi executado na Escola de Ensino Médio Liceu de Iguatu, no Ceará. A aceitação da metodologia foi testada através de um questionário online que avaliou desde os pressupostos da dissertação ao entusiasmo dos alunos. Os truques foram registrados em DVD e postado em um canal do YouTube, bem como, um manual de instruções e os planos de aula, gerando um material de apoio para professores e alunos.
Palavras-chave: Mágica com Física. Experimentos de Baixo Custo. Método Científico

Abstract:
Physics is still taught in an abstract and distant way of our daily life, surrounded by physical phenomena. The first contact with this discipline, not always stimulating, often seems more like an extension of Mathematics. The inclusion of emotion in the classroom as a pedagogical action is becoming of great relevance for the teaching and learning of the basic concepts of Physics. In this work it was reported the functionality and the acceptance of a methodology of playful teaching that uses magic tricks based on its physical foundations. For the audience, high school students, besides fun, there is a stimulus to the elaboration of questions about the veracity of the spectacle with the use of the detailed observation, the elaboration of hypotheses, the exploration of the experimentation; very similar to the steps of the scientific method to elaborate theories. The work was carried out at the Liceu High School of Iguatu, Ceará. The acceptance of the methodology was tested through an online questionnaire that evaluated from the assumptions of the dissertation to the enthusiasm of the students. The tricks were recorded on DVD and posted on a YouTube channel, which together with an instruction manual and lesson plans generated a support material for teachers and students.
Keywords: Magic with Physics. Low Cost Experiments. Scientific Method

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PEREIRA, FRANCISCO MICAEL COÊLHO. A FÍSICA MAIS MÁGICA. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1