Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A PEDAGOGIA HOSPITALAR: UMA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA?

Autor(es):
TAVARES, DÉBORA MONIQUE RIBEIRO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O presente trabalho aborda a temática da pedagogia hospitalar analisando a importância e a atuação do pedagogo em espaços diferenciados de ensino. Desse modo, destaca a prática pedagógica desse profissional imprescindível para auxiliar no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes que se encontram acometidos por enfermidades ou em tratamento de saúde. Esse campo de atuação do pedagogo para estudiosos tem uma significância por promover a inclusão ou mesmo a (re)inclusão de aluno/paciente no meio escolar, criando recursos alternativos para dar continuidade ao seu processo educacional. O interesse nessa temática surgiu desde o ingresso no curso de pedagogia quando muito me inquietava saber como se dava o processo de ensino e aprendizagem da criança que se afastava da escola por situações de enfermidade. O objetivo geral de nosso estudo teve como foco principal discorrer sobre a atuação do pedagogo em espaços diferenciados de ensino, analisando a importância da pedagogia hospitalar como uma prática educacional inclusiva essencial para o processo de ensino e aprendizagem das crianças enfermas. No que concerne ao referencial teórico da pesquisa temos como fontes principais para o estudo as discussões teóricas de Ceccim (1993), Muniz (2001), Fonseca (2003) e Matos (2017) dentre outros autores que estudam o campo educacional assim como Freire (1996), Libâneo (2007) e Vygotsky (1998). A metodologia utilizada para este estudo se apresenta através de pesquisa bibliográfica onde através estudo de categorias como: “pedagogia hospitalar” “classe hospitalar”, “direito a educação” e “inclusão” em textos e documentos que tratam da relevância dessa área de estudo e de nova atuação do pedagogo como um direito. Desse modo, defendem essa prática pedagógica na área hospitalar como imprescindível para garantir a cidadania. Alguns resultados encontrados apontam para a necessidade de reafirmar a importância da pedagogia hospitalar para se proporcionar uma educação de qualidade as crianças que estão afastadas no espaço regular de ensino, respeitando sempre o momento delicado de saúde de cada aluno.
Palavras-chave: Educação. Inclusão. Pedagogia Hospitalar. Aluno/paciente.

Abstract:
The present work deals with the thematic of hospital pedagogy, analyzing the importance and performance of the educator in different areas of teaching. Thus, it highlights the pedagogical practice of this indispensable professional to assist in the learning process of children and adolescents who are affected by illnesses or in health care. This field of education for scholars has a significance for promoting inclusion or even the (re) inclusion of student/patient in the school environment, creating new alternative resources to continue their educational process. The interest in this theme arose from the entry in the course of pedagogy when I was very anxious to know how the teaching and learning process of the child was given away from the school by situations of illness. The general objective of our study was the main focus to discuss the activities of the educator in different areas of teaching, analyzing the importance of hospital pedagogy as an inclusive educational practice essential for the teaching and learning process of the sick children. As far as the theoretical reference of the research is concerned, we have as main sources for the study the theoretical discussions of CECCIM (1993), Muniz (2001), Fonseca (2003) and Matos (2017) among other authors who study the educational field as well as Freire (1996), Libâneo (2007) and Vygotsky (1998). The methodology used for this study is presented through bibliographical research where through study of categories such as: "Hospital pedagogy" "Hospital class", "right to education" and "inclusion" in texts and documents dealing with the relevance of this Area of study and new performance of the educator as a right. In this way, they advocate this pedagogical practice in the hospital area as indispensable to guarantee citizenship. Some results found indicate for the need to reaffirm the importance of hospital pedagogy to provide a quality education the children who are estranged in the regular space of teaching, always respecting the delicate moment of health of each student.
Keywords: Education. Inclusion. Hospital pedagogy. Student/patient.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
TAVARES, DÉBORA MONIQUE RIBEIRO. A PEDAGOGIA HOSPITALAR: UMA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA?. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1