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Repositório Institucional - UECE
Título:
ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E NA CRIAÇÃO DE NOVOS PADRÕES DE CONSUMO

Autor(es):
SILVA, CARLOS EDUARDO MARIANO DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O estudo do comportamento do consumidor é importante para as organizações que desejam compreender como ele se comporta durante suas atividades de consumo e a influência que ele sofre durante a realização destas. Com o advento das redes sociais online, a ciência procura entender se estas podem ser utilizadas como ferramentas de influência do comportamento do consumidor. O objetivo da pesquisa foi analisar a influência destas redes sociais, em especial o Facebook, no comportamento do consumidor buscando aspectos que possam vir a alterar seus padrões de consumo. De cunho quantitativo, a pesquisa utilizou um questionário como instrumento de coleta de dados que após ser analisado revelou que as redes sociais online de fato podem influenciar o consumidor. A pesquisa revelou que a influência da rede social Facebook sobre o consumidor acontece por meio de anúncios e comentários divulgados pelos seus grupos de referência (familiares e amigos) e a personificação de marcas, de produtos e serviços, com a criação de perfis destas na rede. Ao acessar o Facebook o consumidor considera mais importante as opiniões de seus amigos do que a de seus familiares, o que vai de encontro ao que a literatura afirma. A pesquisa leva a perceber a presença de uma nova classe de consumidores, definida pela literatura como consumidores virtuais, e apresenta algumas de suas principais características, dentre elas a divulgação de opiniões sobre suas experiências de consumo.
Palavras- Chave: Comportamento do consumidor. Redes sociais. Influência.

Abstract:
The study of consumer behavior is important for organizations wishing to understand how it behaves during their consumption activities and the influence it undergoes during the performance of these. With the advent of online social networks, science seeks to understand if these can be used as tools to influence consumer behavior. The objective of the research was to analyze the influence of these social networks, especially Facebook, on consumer behavior seeking aspects that may change their consumption patterns. Quantitatively, the research used a questionnaire as a data collection tool that, after being analyzed, revealed that online social networks can actually influence the consumer. The research revealed that the influence of the social network Facebook on the consumer happens through announcements and comments released by its reference groups (family and friends) and the personification of brands, products and services, by creating profiles of these in the network . When accessing Facebook, consumers consider their friends 'opinions more important than their relatives' opinions, which is in agreement with what the literature says. The research leads us to perceive the presence of a new class of consumers, defined by the literature as virtual consumers, and presents some of its main characteristics, among them the dissemination of opinions about their consumption experiences.
Keywords: Consumer behavior. Social networks. Influence

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, CARLOS EDUARDO MARIANO DA. ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E NA CRIAÇÃO DE NOVOS PADRÕES DE CONSUMO. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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