Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PRÁTICAS DE ENSINO DE PROFESSORES INICIANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EGRESSOS DO PIBID

Autor(es):
FERNANDES, ANDRÉIA MATIAS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Este é um estudo sobre professores iniciantes. A investigação assume como objetivo geral analisar as práticas de ensino de professores iniciantes de Ciências Biológicas egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e sua relação com a formação inicial e a participação na iniciação a docência. Sua problemática está consubstanciada nas seguintes preocupações: Como ensinam professores iniciantes de Biologia egressos do PIBID? Que desafios encontram para ensinar e como os enfrenta no dia a dia de sua atuação profissional? Que apoio encontra na escola? Participar do PIBID trouxe algum diferencial para sua atuação em sala de aula? Que elementos de interface percebem entre sua formação inicial, a experiência no PIBID e sua atuação profissional? Com base nesses questionamentos desenvolvemos uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa, a fim de construir estudos de casos sobre a prática de professores iniciantes egressos do PIBID. Os procedimentos de produção de dados utilizados foram a observação de sala de aula com apoio de um diário de campo e a entrevista individual semiestruturada. A análise dos dados apoiou-se na análise temática qualitativa baseando-se em três categorias: Formação inicial, inserção na docência e prática de ensino. O referencial teórico conta com as formulações de Garcia (1999, 2009 e 2010) e Huberman (2007) sobre desenvolvimento profissional e inserção docente; de Nono e Mizukami, (2006), Giovanni e Guarnieri (2014) e de André (2012 e 2013) para tratar sobre professores iniciantes; e de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011), Carvalho e Gil-Pérez (2009), Cachapuz et al. (2011) e Cunha e Krasilchik (2000) acerca da formação e prática de ensino do professor na área de Ciências Naturais. A análise confirma os primeiros anos de docência como fase singular no processo de desenvolvimento profissional do professor, uma fase de intensas aprendizagens e de questionamentos quanto à permanência na profissão. A aproximação aos dois professores iniciantes de Ciências Biológicas egressos do PIBID permitiu constatar que a prática de ensino desses profissionais está muito vinculada as condições de trabalho em que estão inseridos, e que a falta de apoio e a indisciplina são os maiores desafios enfrentados na inserção. No primeiro caso, mesmo enfrentando dificuldades, o iniciante vem se constituindo como profissional da educação, e embora não reconheça o PIBID como relevante em sua inserção na profissão e em sua prática de ensino, é notório que o choque de realidade que sentiu com a experiência no programa tem ajudado a superar os desafios do seu cotidiano de trabalho na escola pública com mais serenidade e maturidade. No segundo caso, os problemas vividos durante a inserção na profissão são mais evidentes e, embora a professora tenha uma ótima formação, a indisciplina
e a falta de apoio pedagógico na escola não colaboram para qualificar sua prática de ensino, que tem assumido feição tradicional, memorística e expositiva e, por conseguinte, contribuído para que a professora não consiga estabelecer relação entre a prática que exerce e sua diversificada formação. Os dados mostram que, mesmo tendo toda uma história de formação rica, diversificada, diferenciada e voltada para a docência, os dois professores em foco nesse estudo vivenciam angústias, incertezas e inseguranças peculiares àqueles que iniciam na profissão, embora demonstrem mais resiliência diante de tais adversidades. Registram que precisam de apoio nessa fase da carreira, sobretudo no que concerne a aquisição de saberes da formação profissional, uma vez que as preocupações pedagógicas são as que mais os tensionam. Os achados da pesquisa, grosso modo, reforçam a necessidade urgente do delineamento de uma política por parte dos órgãos públicos educacionais voltado para esse segmento profissional.
Palavras-chave: Professores iniciantes. Prática de ensino. PIBID Biologia.

Abstract:
ABSTRACT
This is a study about beginner teachers. The main objective of the research is to analyse the teaching practice of beginner teachers of Biology egress from Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) and its relation with the initial formation and participation in an initiative of initiation to teaching. Its problematic is embodied in the following concerns: How do beginner biology teachers egress from PIBID teach? What challenges do they encounter to teach and how do they face them in their daily activities? What support do they find in school? What challenges do they encounter to teach and how to face them in their daily professional activities? What support do they find in school? Did participating in PIBID bring any differential to their performance in the classroom? What interface elements do they perceive between their initial formation, their experience in PIBID and their professional performance? Based on these questions, we developed an empirical research with a qualitative approach in order to build case studies on the practice of beginner teachers egress from PIBID. The data production procedures used were classroom observation with the support of a field diary and the semi-structured individual interview. Data analysis was based on qualitative thematic analysis using three thematic categories: Initial formation, Insertion in teaching and Teaching practice. The theoretical reference has the formulations of Garcia (1999, 2009 and 2010) and Huberman (2007) on professional development and teacher insertion; of Nono and Mizukami (2006), Giovanni and Guarnieri (2014) and André (2012 and 2013) to treat about beginner teachers; and Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2011), Carvalho and Gil-Pérez (2009), Cachapuz et al. (2011) and Cunha and Krasilchik (2000) on formation and teaching practice of the teacher in the area of Natural Sciences. The analysis confirms the first years of teaching as a singular phase in the professional development process of the teacher, a phase of intense learning and questioning about the permanence in the profession. The approach to the two beginner teachers of Biological Sciences egress from PIBID allowed to verify that the teaching practice of these professionals is very linked to the working conditions in which they are inserted, and that the lack of support and indiscipline are the biggest challenges faced in the insertion. In the first case, even in the face of difficulties, the beginner has been constituting himself as a professional in education, and although he does not recognize the PIBID as relevant in his insertion in the profession and in his teaching practice, it is notorious that the reality shock he felt with experience in the program has helped to overcome the challenges of his daily work at the public school with more serenity and maturity. In the second case, the problems experienced during the insertion
in the profession are more evident and, although the teacher has an excellent formation, the indiscipline and lack of pedagogical support in the school do not collaborate to qualify its practice of teaching, which has taken on a traditional, memoristic and expository character and, therefore, contributed to the teacher not being able to establish a relationship between the practice she exerts and her diversified formation. The data show that, despite having a rich, diversified, differentiated and teaching-oriented history of formation, the two teachers in focus in this study experience anguish, uncertainties and insecurities peculiar to those who start in the profession, although they demonstrate more resilience in the face of such adversities. They record that need support at this stage of their career, especially with regard to the acquisition of professional formation knowledge, since the pedagogical concerns are the ones that make them more tense. The findings of the research, roughly, reinforce the urgent need for the design of a policy by the public educational agencies focused on this professional segment.
Key words: Beginner teachers. Teaching practice. PIBID Biology

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FERNANDES, ANDRÉIA MATIAS. PRÁTICAS DE ENSINO DE PROFESSORES INICIANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EGRESSOS DO PIBID. 2018. 135 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1