Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: O ALUNO COMO AGENTE ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autor(es):
PONTES, ROBERTO JOSÉ ALMEIDA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
As novas metodologias de ensino-aprendizagem trazem um novo olhar, novas perspectivas da relação dos docentes e discentes e destes como seus pares. Tais metodologias conduzem e motivam os estudantes a construírem seus saberes na condição de ator principal. Longe de relegar a atividade do magistério ao segundo plano, antes, elevá-la a uma condição superior, onde os docentes desempenham atividades enobrecidas nas articulações em sala de aula, motivadoras de novos relacionamentos em espaços além-muros das escolas; ampliação do senso-crítico. Nesse sentido, os escritos aqui tratados objetivaram apresentar as diversas novas metodologias de ensino, ditas, ativas, trançando paralelos entre estes e as formas tradicionais de ensinar e aprender. Para tanto, utilizou-se de vasta pesquisa bibliográfica, apresentação de trabalhos desenvolvidos a titulo de revisão do Estado da arte. Ao final, ofereceram-se as considerações do autor sobre os novos momentos vivenciados pela Educação brasileira, em particular, na área da Geografia, resistências de uns, avanço de outros, na construção da nova dinâmica do processo ensino-aprendizagem; utilização de novos artefatos tecnológicos e seus softwares nascidos na pós-contemporaneidade.
Palavras–chave: Tecnologia. Metodologias ativas. Ensino-aprendizagem. Educação. Geografia.

Abstract:
The new teaching-learning methodologies bring a new perspective, new perspectives of the relationship between teachers and students and of these as their peers. Such methodologies lead and motivate students to build their knowledge as the main actor. Far from relegating the activity of the teaching profession to the second plane, rather, elevating it to a higher condition, where teachers perform ennobled activities in the articulations in the classroom, motivating new relationships in spaces beyond the walls of schools; sense-critical expansion. In this sense, the writings here treated were aimed at presenting the several new teaching methods, said, active, braiding parallels between these and the traditional ways of teaching and learning. In order to do so, it was used extensive bibliographical research, presentation of works developed as a review of the State of the art. At the end, the author's comments on the new moments lived by the Brazilian Education, in particular in the area of Geography, resistance of some, advancement of others, in the construction of the new dynamics of the teaching-learning process were offered; use of new technological artifacts and their post-contemporaneous software.
Keywords: Technology. Active methodologies. Teaching-learning. Education. Geography.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
PONTES, ROBERTO JOSÉ ALMEIDA DE. NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: O ALUNO COMO AGENTE ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1