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Repositório Institucional - UECE
Título:
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARFOR DA UNIFAP (AP): SUA IMPLANTAÇÃO, FUNCIONAMENTO E RESULTADOS NO PERÍODO DE 2010 A 2014

Autor(es):
SANTOS, SUELI ANDRADE DOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A dissertação em tela, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas do Centro de Estudos Sociais e Aplicados da Universidade Estadual do Ceará, teve como objeto de estudo a Avaliação do Programa de políticas públicas, o PARFOR, na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), através de sua implantação, funcionamento e resultados no período de 2010 a 2014. O programa, na modalidade presencial, é emergencial e busca induzir e promover a oferta de educação superior gratuita e de qualidade para professores em serviço de educação básica, para que estes tenham a formação exigida pela LDB Nº 9.394/1996. Conforme registros do Inep em 2009, dos 2.338 milhões de docentes do ensino básico 49,3% não possuíam formação universitária. A presente pesquisa teve o intuito de avaliar e explicar a implantação, criação e funcionamento do PARFOR na UNIFAP, no período de 2010 a 2014, assim como buscou apresentar os resultados do programa a partir da identificação do quantitativo de alunos atendidos. O estudo feito pautou-se em uma metodologia predominantemente quantitativa, mas com base qualitativa, bibliográfica e documental, com a utilização de análises dos documentos oficiais que fundamentam o PARFOR, como o do quantitativo de alunos atendidos pelo programa. A realização deste trabalho trouxe como referências as considerações de autores como Souza (2003), contribuindo na discussão sobre as políticas públicas educacionais; Trevisan e Van Bellen (2008), que discutem a avaliação das políticas públicas; Frey (2000), que destaca as práticas da análise de políticas públicas no Brasil; Maués (2014), que discute a expansão da educação superior e as políticas de formação educacional; Pereira (2006), que enfatiza a importância da política nacional de formação de professores. A partir dos resultados do programa na UNIFAP, constatou-se que 130 professores concluíram o Curso de Geografia, 117 finalizaram o curso de História e que 118 professores finalizaram o curso de Letras-Português Francês, confirmando, assim, a importância do Plano, em especial para os professores que desempenham suas atividades nos municípios mais distantes do Amapá. Entende-se que, com a oferta dos cursos pelo programa aos professores dos municípios do Amapá, estes usufruam de uma melhoria significativa no processo de ensino e aprendizagem, colaborando, portanto, com a diminuição e correção das desigualdades socioeconômicas, tendo como embasamento a construção de uma sociedade mais justa e igualitária por meio da Educação.
Palavras-Chave: PARFOR. Políticas Públicas Educacionais. Formação de Professores.

Abstract:
The dissertation, developed in the Postgraduate Program of the Professional Master's Degree in Planning and Public Policy of the Center for Social and Applied Studies, State University of Ceará, studied the Public Policy Program Evaluation, PARFOR at Federal University of Amapá (UNIFAP), through its implementation, operation and results in the period from 2010 to 2014. The program, in the face-to-face modality, is an emergency one and seeks to induce and promote the offer of free and quality higher education for teachers in basic education service, so that these have the training required by LDB No. 9,394 / 1996. According to INEP records in 2009, of the 2,338 million primary school teachers, 49.3% had no university education. The present study outlined and evaluated the implementation, creation and operation of PARFOR in UNIFAP, from 2010 to 2014, as well as presenting the results of the program based on the identification of the number of students attended. The study was based on a predominant quantitative methodology, but with a qualitative, bibliographical and documentary basis, with the use of analyzes of the official documents that support PARFOR, as well as of the number of students attended by the program. The realization of this work brought as references the considerations of authors like Souza (2003), contributing in the discussion about public educational policies; Trevisan and Van Bellen (2008) discuss the evaluation of public policies; Frey (2000), which highlights practices of public policy analysis in Brazil; Maués (2014), who discussed the expansion of higher education and educational training policies; Pereira (2006), which emphasizes the importance of national teacher education policy. From the results of the program at Unifap, it was found that 130 teachers completed the Geography course, 117 finished the History course and 118 teachers finished the French-Portuguese course, affirming the importance of the Plan, especially for the teachers who carry out their activities in the most distant municipalities of Amapá. It is understood that, with the offer of the courses by the program to the teachers of the municipalities of Amapá, it is expected that they enjoy a significant improvement in the process of teaching and learning, thus collaborating to reduce and correct socioeconomic inequalities based on the construction of a society that is much more just and equal by education.
Keywords: PARFOR. Public Educational Policies. Teacher training.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SANTOS, SUELI ANDRADE DOS. AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARFOR DA UNIFAP (AP): SUA IMPLANTAÇÃO, FUNCIONAMENTO E RESULTADOS NO PERÍODO DE 2010 A 2014. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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