Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
DO ESTÁGIO AO INTERNATO: O PERCURSO DA FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA PARA O CUIDADO

Autor(es):
BARBOSA, ELANE DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A Enfermagem trata-se de uma das atividades mais antigas, cuja gênese confundese
com o próprio surgimento da humanidade. Logo, tem sua imagem atrelada ao
cuidado, como o seu núcleo caracterizador. Embora o cuidado ocupe esse espaço, é
perceptível que há déficit sobre o seu significado e como pode ser ensinado. Assim,
tem-se como objetivo compreender a trajetória histórica da formação para o cuidado
no Estágio/Internato do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará –
UECE, evidenciando seus elementos de continuidade e ruptura, no período de 1979
a 2018, na perspectiva da supervisora-enfermeira e da preceptora-enfermeira. Em
relação ao percurso metodológico, construiu-se pesquisa qualitativa, de abordagem
histórica, que emerge da interface educação-saúde/enfermagem, cujo cenário é o
curso de Enfermagem da UECE, mais especificamente a inserção da aluna no
Estágio/Internato, desde 1979 (publicação do primeiro currículo) até 2018 (período
da coleta de dados). Para tanto, foram utilizadas duas fontes: as documentais e as
empíricas. No que concerne aos documentos, contou-se com os oficiais: legislações
e portarias de órgãos em âmbito nacional, e com os institucionais: projetos
pedagógicos e currículos do curso em questão. No que se refere às fontes
empíricas, participaram, por meio da entrevista semiestruturada, quatro sujeitos:
duas supervisoras-enfermeiras e dois preceptores-enfermeiros, que atuaram/atuam
no Estágio/Internato no curso de Enfermagem da UECE. Para a análise dos dados,
foram elaboradas categorias temáticas, as quais identificaram que, na trajetória
ueceana, foram elaborados cinco currículos: 1979.2, 1981.2, 1985.2, 1997.1 e o de
2005.1, ainda vigente. Além disso, contou-se com dois projetos pedagógicos (1997 e
2005) e um texto de justificativa/apresentação do currículo de 1985. Houve evolução
na formação da enfermeira, aprimorando o Estágio, presente nos currículos de 1979,
1981, 1985 e 1997, até chegar à atual proposta de Internato, em 2005, que prevê
maior inserção e articulação entre instituição de ensino (aluna e professora) e
serviço (enfermeira). Constata-se a diversidade de concepções sobre o cuidado de
Enfermagem, compreendendo-o desde manifestação profissional do cuidado
destinado ao ser humano, como um conjunto de procedimentos a ser executado
ambicionando a cura, até como o saber-fazer que guarda especificidades em
relação às demais profissões e que visa à cura, prevenção e promoção da saúde.
Também se percebem dificuldades de compreensão e distinção das três dimensões
12
que integram o cuidado de Enfermagem: ontológica, epistemológica e metodológica.
Assim, há discordâncias entre o que dizem os documentos e os entrevistados.
Obviamente, não se espera que haja repetição do que está posto nos documentos
por parte dos entrevistados, entretanto preocupa a demonstração de déficit de
conhecimento acerca do currículo e do projeto pedagógico, o que repercute em
formas de ensinar, por vezes incipientes e frágeis, que refletem na formação da
enfermeira para o cuidado. Conclui-se, portanto, a necessidade de vislumbrar o
cuidado de Enfermagem, nas suas dimensões: ontológica, epistemológica e
metodológica, e valorizar os elementos históricos para uma análise ampliada da
formação para esse cuidado, a fim de que a trajetória do ensino de Enfermagem
possa continuar sendo escrita por todos que dela fazem, fizeram e farão parte.
Palavras-chave: Cuidado de Enfermagem. Enfermeira. Estágio. Internato.
Formação.

Abstract:
Nursing is one of the oldest activities, whose genesis is confused with the very
emergence of humanity. Therefore, it has its image attached to care, as its
characterizing nucleus. Although care occupies this space, it is noticeable that there
is a deficit in its meaning and how it can be taught. Thus, the objective of this study is
to understand the historical trajectory of the training for care in the Internship /
Internship of the Nursing course of the State University of Ceará - UECE, showing its
elements of continuity and rupture, from 1979 to 2018, from the perspective of
supervisor-nurse and the preceptor-nurse. Regarding the methodological approach,
a qualitative, historical approach was developed, which emerges from the educationhealth
/ nursing interface, whose scenario is the UECE Nursing course, specifically
the insertion of the student in Internship / Internship since 1979 ( publication of the
first curriculum) until 2018 (period of data collection). For that, two sources were
used: documentary and empirical. Regarding the documents, the officers were
counted on: legislations and ordinances of organs at national level, and with the
institutional ones: pedagogical projects and curricula of the Nursing course. With
regard to the empirical sources, four subjects participated: two supervisors-nurses
and two nurses-preceptors, who acted in the Internship / Internship in the Nursing
course of the UECE. For the analysis of the data, thematic categories were
elaborated, which identified that, in the ueceana trajectory, five curricula were
elaborated: 1979.2; 1981.2; 1985.2; 1997.1 and 2005.1, still in force. There were also
two pedagogical projects (1997 and 2005) and a justification / presentation text of the
1985 curriculum. There was an evolution in the training of the nurse, improving the
Internship, present in the curricula of 1979, 1981, 1985 and 1997, until arriving to the
current Internato proposal, in 2005, which provides for greater insertion and
articulation between teaching (student and teacher) and service (nurse). We can see
the diversity of conceptions about Nursing care, comprising it from the professional
manifestation of the care destined to the human being, as a set of procedures to be
executed aiming at healing, as well as the know-how that keeps specificities in
relation to the other professions and aimed at healing, prevention and health
promotion. There are also difficulties in understanding and distinguishing the three
dimensions that integrate Nursing care: ontological, epistemological and
methodological. Thus, there is disagreement between what the documents say and
14
the interviewees. Obviously, it is not expected that there will be repetition of what is
put in the documents on the part of the interviewees, however it is worried the
demonstration of knowledge deficit about the curriculum and the pedagogical project,
which has repercussions on teachings, sometimes incipient and fragile, that have
repercussions on nurse training for care. It is concluded, therefore, the need to
envisage Nursing care, in its dimensions: ontological, epistemological and
methodological, and to value the historical elements for a broader analysis of Nursing
care formation, so that the trajectory of nursing education Nursing can continue being
written by all who do, have done and will be part of it.
Keywords: Nursing Care. Nurse. Internship. Boarding school. Formation.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
BARBOSA, ELANE DA SILVA. DO ESTÁGIO AO INTERNATO: O PERCURSO DA FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA PARA O CUIDADO. 2019. 381 f. Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1