Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AÇÃO DOS TUTORES E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES EM CURSO DE LICENCIATURA DA UAB/UECE SOB A PERSPECTIVA DA ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM

Autor(es):
BARBOSA, GLÁUCIA MIRIAN DE OLIVEIRA SOUZA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A educação a distância (EaD) é uma modalidade de ensino que tem se expandido nos
últimos anos no Brasil, com destaque para as matrículas nos cursos de licenciatura,
cujo foco é a formação de professores. O sujeito responsável pela mediação da
aprendizagem na EaD é o tutor. Ele tem um papel fundamental no processo
educacional desenvolvido, pois se responsabiliza pelo acompanhamento e
aprendizagem do estudante. A interação e a motivação também fazem parte de suas
atribuições, com vistas a evitar o desestímulo e a evasão. A analítica da aprendizagem
(learning analytics), utilizando dados acadêmicos, contribui na previsão de riscos e
indicação de estratégias para minimizar tais problemas. Nossa pesquisa se insere
nessa realidade, tendo como objetivo geral: analisar as ações realizadas pelos tutores
no AVA Moodle e sua relação com o desempenho dos estudantes do Curso de
Licenciatura em Química da UAB/UECE, tomando por base a analítica da
aprendizagem. Os objetivos específicos são: identificar as ações realizadas pelos
tutores no AVA Moodle junto aos estudantes dos cursos de licenciatura em Química
da UAB/UECE; elaborar um modelo estatístico das ações dos tutores no AVA que
interferem no desempenho dos estudantes dos cursos de licenciatura em Química da
UAB/UECE, a partir da analítica da aprendizagem; conhecer as ações que interferem
no desempenho do estudante sob a perspectiva dos tutores e estudantes e comparar
com o modelo estatístico obtido na pesquisa; e propor diretrizes que subsidiem a
elaboração de uma proposta de interação de tutoria para o AVA dos cursos de
licenciatura da UAB/UECE, com base nos resultados encontrados. A opção
metodológica configurou-se no paradigma pragmático de pesquisa, com abordagem
mista. Os procedimentos quantitativos foram realizados por meio do método
estatístico, utilizando a técnica de regressão logística binária; os elementos
qualitativos apoiaram-se na aplicação de questionários a tutores e estudantes do
Curso de Licenciatura em Química da UAB/UECE. A turma escolhida para ser
investigada foi a de 2017.1, dos polos de Maracanaú, Mauriti, Beberibe, Camocim e
Piquet Carneiro. As ações dos tutores realizadas no AVA Moodle do curso foram
analisadas e relacionadas ao desempenho dos estudantes (aprovado – 1 e não
aprovado – 0). O software de análise de dados estatísticos utilizado foi o R. O modelo
estimado pela técnica estatística de regressão logística binária evidenciou que, das
52 ações realizadas pelos tutores, acrescidas das variáveis sexo do tutor (masculino
9
e feminino) e função do tutor (a distância e presencial), 11 variáveis foram
consideradas significativas. Sete delas contribuem para aumentar a probabilidade de
aprovação do estudante, mantidas as demais condições constantes: atribuir nota ao
usuário; visualizar curso; baixar todos os arquivos; enviar feedback ao usuário; baixar
ou transferir arquivo de pasta; revisar tentativa de questionário; e, visualizar esboço
de relatório. Quatro contribuem para diminuir a probabilidade de aprovação do
estudante, mantidas as demais condições constantes: conceder prorrogação para um
usuário; visualizar tabela de notas; atualizar ou modificar fórum; visualizar relatório de
log. Em seguida foram aplicados questionários com 7 tutores e 49 estudantes, os
quais avaliaram e validaram o modelo estatístico, retirando, contudo, algumas ações
que consideraram menos impactantes. Os tutores retiraram do modelo cinco ações, e
os estudantes, duas. Esses modelos foram submetidos aos mesmos testes realizados
com o modelo preditivo inicial: análise de sensibilidade, análise da área sob a curva
ROC e Pseudo R2. O modelo preditivo inicial apresentou melhores índices para efeito
de previsão, sendo mantido como modelo preditivo final. Este estudo confirmou a tese
de que as ações dos tutores no AVA interferem no desempenho dos estudantes do
Curso de Licenciatura em Química da UAB/UECE: algumas contribuem para melhorar
o desempenho, enquanto outras favorecem o baixo desempenho e a evasão (em
síntese, a não aprovação), merecendo ser evitadas.
Palavras-chave: Educação a distância. Analítica da Aprendizagem. Tutoria.

Abstract:
Distance education is a teaching modality that has expanded in recent years in Brazil,
with emphasis on enrollment in undergraduate courses, which focus is teachers’s
training. The subject responsible for the mediation of distance education is the tutor. It
has a fundamental role in the educational process developed, since it is responsible
for the monitoring and learning of the student. Interaction and motivation are also part
of their attributions, in order to avoid discouragement and evasion. Learning analytics,
using academic data, helps to predict risks and indicate strategies to minimize such
problems. Our research is part of this reality, with the general objective of analyzing
the actions carried out by the tutors in the AVA Moodle and its relation with the
performance of the students of the Degree in Chemistry of universities UAB and UECE
in Brazil, based on learning analytics. The specific objectives are: to identify the actions
carried out by the tutors in AVA Moodle with the students of the undergraduate courses
in Chemistry of UAB and UECE; to elaborate a statistical model of the actions of the
tutors in AVA that interfere in the performance of the students of the undergraduate
courses in Chemistry of UAB / UECE, based on learning analytics; to know the actions
that interfere in the performance of the student from the perspective of the tutors and
students and to compare with the statistical model obtained in the research; and to
propose guidelines that support the elaboration of a proposal of interaction of tutoring
for the AVA of UAB and UECE undergraduate courses, based on the results found.
The methodological option was configured in the pragmatic paradigm of research, with
a mixed approach. The quantitative procedures were performed using the statistical
method, using the binary logistic regression technique; the qualitative elements were
supported by the application of questionnaires to tutors and students of the Chemistry
Degree Course of UAB and UECE. The group chosen to be investigated was that of
2017.1, the study centers of Brazilian cities of Maracanaú, Mauriti, Beberibe, Camocim
and Piquet Carneiro. The actions of the tutors conducted in AVA Moodle of the course
were analyzed and related to the performance of the students (approved - 1 and not
approved - 0). The statistical analysis software used was the R. The model estimated
by the statistical technique of binary logistic regression showed that of the 52 actions
performed by the tutors, plus the gender variables of the tutor (male and female) and
the tutor function (the distance and face-to-face), 11 variables were considered
significant. Seven of them contribute to increase the probability of approval of the
11
student, keeping the other constant conditions: to assign a grade to the user; to view
the course; download all the files; send feedback to the user; download or transfer
folder file; to review a questionnaire attempt; and, view report outline. Four factors
contribute to decrease the student's probability of approval, with the remaining
constant conditions being maintained: grant extension to a user; view table notes;
update or modify forum; view log report. Then, questionnaires were applied with 7
tutors and 49 students, who evaluated and validated the statistical model, excluding,
however, some actions that were considered less impacting. The tutors excluded from
the model five actions and the students excluded two. These models were submitted
to the same tests performed with the initial predictive model: sensitivity analysis,
analysis of the area under the ROC curve and Pseudo R2. The initial predictive model
presented better indexes for prediction effect, being maintained as final predictive
model. This study confirmed the thesis that the actions of tutors in AVA interfere in the
performance of students of Chemistry Degree Course the universities UAB and UECE:
some of them contribute to improve performance, while other ones favor low
performance and evasion (in short, not approval), and they deserve to be avoided.
Keywords: Distance Education. Learning Analytics. Tutorial.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
BARBOSA, GLÁUCIA MIRIAN DE OLIVEIRA SOUZA. AÇÃO DOS TUTORES E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES EM CURSO DE LICENCIATURA DA UAB/UECE SOB A PERSPECTIVA DA ANALÍTICA DA APRENDIZAGEM. 2019. 229 f. Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1