A educação a distância (EaD) é uma modalidade de ensino que tem se expandido nos
últimos anos no Brasil, com destaque para as matrículas nos cursos de licenciatura,
cujo foco é a formação de professores. O sujeito responsável pela mediação da
aprendizagem na EaD é o tutor. Ele tem um papel fundamental no processo
educacional desenvolvido, pois se responsabiliza pelo acompanhamento e
aprendizagem do estudante. A interação e a motivação também fazem parte de suas
atribuições, com vistas a evitar o desestímulo e a evasão. A analítica da aprendizagem
(learning analytics), utilizando dados acadêmicos, contribui na previsão de riscos e
indicação de estratégias para minimizar tais problemas. Nossa pesquisa se insere
nessa realidade, tendo como objetivo geral: analisar as ações realizadas pelos tutores
no AVA Moodle e sua relação com o desempenho dos estudantes do Curso de
Licenciatura em Química da UAB/UECE, tomando por base a analítica da
aprendizagem. Os objetivos específicos são: identificar as ações realizadas pelos
tutores no AVA Moodle junto aos estudantes dos cursos de licenciatura em Química
da UAB/UECE; elaborar um modelo estatístico das ações dos tutores no AVA que
interferem no desempenho dos estudantes dos cursos de licenciatura em Química da
UAB/UECE, a partir da analítica da aprendizagem; conhecer as ações que interferem
no desempenho do estudante sob a perspectiva dos tutores e estudantes e comparar
com o modelo estatístico obtido na pesquisa; e propor diretrizes que subsidiem a
elaboração de uma proposta de interação de tutoria para o AVA dos cursos de
licenciatura da UAB/UECE, com base nos resultados encontrados. A opção
metodológica configurou-se no paradigma pragmático de pesquisa, com abordagem
mista. Os procedimentos quantitativos foram realizados por meio do método
estatístico, utilizando a técnica de regressão logística binária; os elementos
qualitativos apoiaram-se na aplicação de questionários a tutores e estudantes do
Curso de Licenciatura em Química da UAB/UECE. A turma escolhida para ser
investigada foi a de 2017.1, dos polos de Maracanaú, Mauriti, Beberibe, Camocim e
Piquet Carneiro. As ações dos tutores realizadas no AVA Moodle do curso foram
analisadas e relacionadas ao desempenho dos estudantes (aprovado – 1 e não
aprovado – 0). O software de análise de dados estatísticos utilizado foi o R. O modelo
estimado pela técnica estatística de regressão logística binária evidenciou que, das
52 ações realizadas pelos tutores, acrescidas das variáveis sexo do tutor (masculino
9
e feminino) e função do tutor (a distância e presencial), 11 variáveis foram
consideradas significativas. Sete delas contribuem para aumentar a probabilidade de
aprovação do estudante, mantidas as demais condições constantes: atribuir nota ao
usuário; visualizar curso; baixar todos os arquivos; enviar feedback ao usuário; baixar
ou transferir arquivo de pasta; revisar tentativa de questionário; e, visualizar esboço
de relatório. Quatro contribuem para diminuir a probabilidade de aprovação do
estudante, mantidas as demais condições constantes: conceder prorrogação para um
usuário; visualizar tabela de notas; atualizar ou modificar fórum; visualizar relatório de
log. Em seguida foram aplicados questionários com 7 tutores e 49 estudantes, os
quais avaliaram e validaram o modelo estatístico, retirando, contudo, algumas ações
que consideraram menos impactantes. Os tutores retiraram do modelo cinco ações, e
os estudantes, duas. Esses modelos foram submetidos aos mesmos testes realizados
com o modelo preditivo inicial: análise de sensibilidade, análise da área sob a curva
ROC e Pseudo R2. O modelo preditivo inicial apresentou melhores índices para efeito
de previsão, sendo mantido como modelo preditivo final. Este estudo confirmou a tese
de que as ações dos tutores no AVA interferem no desempenho dos estudantes do
Curso de Licenciatura em Química da UAB/UECE: algumas contribuem para melhorar
o desempenho, enquanto outras favorecem o baixo desempenho e a evasão (em
síntese, a não aprovação), merecendo ser evitadas.
Palavras-chave: Educação a distância. Analítica da Aprendizagem. Tutoria.