Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
UMA ABORDAGEM SELECIONADA DE SEQUÊNCIAS RECORRENTES

Autor(es):
SILVA, JOSÉ ALDECI DE LIMA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Este trabalho tem como tema central sequências recorrentes: São destacadas, em especial, as progressões aritméticas e geométricas, que são sequências numéricas estudadas no Ensino Médio. Destas sequências são evidenciados os seguintes tópicos: definição, construção da fórmula do termo geral, construção da fórmula da soma dos termos e aplicações. Recebe atenção especial o estudo das progressões aritméticas de ordem superior. Assim como as progressões aritméticas e geométricas, sugerimos que outras sequências numéricas podem ser estudadas no Ensino Médio. Problemas como “as progressões aritmético-geométricas”, “os coelhos de Fibonacci”, “a torre de Hanói” e “a pizza de Steiner”, dentre outros, podem, perfeitamente, ser propostos aos alunos e, posteriormente, discutidos em sala de aula. Neste trabalho, foram apresentados problemas cuja resolução recaiu no contexto de progressão aritmética, progressão geométrica ou uma sequência recorrente qualquer. Problemas contextualizados, também são abordados. Vale salientar que algumas situações abordadas escapam do contexto do Ensino Médio.
Palavras-chave: Sequências recorrentes. Construção. Problemas.

Abstract:
This research has as its central theme recurrent sequences. Particularly noteworthy are the arithmetic and geometric progressions, which are the numerical sequences taught in the 1st year of high school. From these sequences the following topics are worked out: definition, construction of the general term formula, construction of the sum formula of terms and applications. Special attention is paid to the study of higher order arithmetic progressions. As with arithmetic and geometric progressions, other numerical sequences can be studied in the first year and / or in the second year of high school. Problems such as "arithmetic-geometric progressions", "Fibonacci rabbits", "Hanoi tower" and "Steiner's pizza", among others, may well be proposed to students and later discussed in the classroom. In this work, were solved problems whose resolution fell into arithmetic progression, geometric progression or any recurrent sequence. Contextualized problems are also addressed in this work. It is Worth mentioning that some situations addressed escape the context of High School.
Keywords: Recurring sequences. Construction. Problems.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, JOSÉ ALDECI DE LIMA. UMA ABORDAGEM SELECIONADA DE SEQUÊNCIAS RECORRENTES. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1