A presente dissertação analisa o Turismo e o consumo de moda popular nas
percepções do cliente do Centro Fashion Fortaleza, considerando o termo moda
popular, referente ao produto massificado em nível de preço e qualidade ao
consumidor das classes populares. A moda é vista como divisora de “mundos”, pois
as pessoas adaptam as vestimentas ao ambiente onde querem se inserir. A
necessidade, portanto, de se inserir através da imagem que a moda transmite, aliada
à busca por preços acessíveis, traz o aumento da procura e do consumo de moda
popular. Analisamos o turismo de negócios, no segmento de turismo de moda,
pesquisando a opinião dos compradores – turistas e residentes em Fortaleza e
Região Metropolitana, nos comentários na rede web. O turismo de negócio de moda
e o consumo definem-se pela rapidez da produção e da venda a baixos custos,
fazendo frente à competitividade da Cadeia Produtiva Têxtil e a confecções da moda
no circuito superior da economia. A opção metodológica é pela fenomenologia com
pesquisa institucional e de campo. A estrutura física do Centro Fashion Fortaleza se
impõe tamanha, organização e dinamismo, com demandas sistemáticas. Conclui-se
que o nível de satisfação dos compradores do Centro Fashion Fortaleza é alto e os
pontos mais valorizados foram a estrutura, a variedade e o preço dos produtos
ofertados.
Palavras-chave: Turismo, Negócios Turísticos, Moda Popular, Centro Fashion
Fortaleza.