Construção de um jogo educativo para adolescentes com ênfase no enfrentamento das arboviroses
Autor(es):
Nóbrega, Riane Joyce Neves
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
As arboviroses ainda são problemas frequentes e necessitam da participação da comunidade no que tange a sua prevenção. Torna-se imprescindível a utilização de estratégias inovadoras para incentivar o envolvimento de todos os atores sociais, sobretudo os jovens, a fim de que participem continuamente de estratégias que promovam ambientes saudáveis. Objetivou-se desenvolver um jogo educativo voltado para os adolescentes com ênfase no enfrentamento das arboviroses. Trata-se de um estudo de caráter metodológico, do tipo desenvolvimento seguindo as seguintes etapas: Elaboração do Projeto e submissão ao Comitê de Ética, Levantamento de dados a partir da literatura e público-alvo e construção do jogo educativo. Todos os preceitos éticos da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde foram devidamente seguidos, com parecer aprovado pelo Comitê de Ética sob o número 2.632.010. A revisão integrativa foi composta por um total de 20 artigos advindos das bases de dados LILACS, BDENF, Scielo e Medline, evidenciando aspectos sobre características vetoriais, causa/transmissão, quadro clínico das arboviroses, fatores de risco, estratégias de prevenção e enfrentamento. Na etapa de realização do grupo focal fizeram parte oito adolescentes escolares do município de Iguatu com idades entre 13 e 15 anos, cujas falas foram transcritas e organizadas em três categorias: (1) Entendimento dos adolescentes a respeito das arboviroses, constatou-se que os adolescentes reconhecem aspectos importantes das arboviroses, tendo em vista que associam esses agravos a seus efeitos negativos, além de elencar algumas de suas manifestações clínicas e formas de prevenção; (2) Limitações e dúvidas a respeito das arboviroses e seu enfrentamento, que estiveram relacionadas ao ciclo do mosquito, formas de transmissão, do desenvolvimento das doenças, os sinais e sintomas de cada arbovirose e se há cura; (3) Subsídios para a construção do jogo educativo, os quais foram destacados aspectos a respeito de suas características gerais. Por último foi construído o jogo educativo, do tipo tabuleiro, cujas ilustrações foram elaboradas com o auxílio de um ilustrador profissional, utilizando-se o programa Adobe photoshop CS6 e Corel Draw X8, em que as imagens tiveram associação com a temática de modo a estimular o envolvimento dos adolescentes e favorecer discussões sobre a temática. Enquanto que os conteúdos foram extraídos da revisão integrativa e com base nas lacunas elencadas no grupo focal. O jogo de tabuleiro
poderá favorecer o processo de educação em saúde a respeito das arboviroses no sentido de que os adolescentes possam adquirir informações de um modo atrativo, prazeroso e interativo e disseminar informações junto a outras pessoas da comunidade. Palavras-chave: Adolescente. Tecnologia educacional. Infecções por arbovírus. Aedes. Prevenção.
Abstract:
As arboviroses ainda são problemas frequentes e necessitam da participação da
comunidade no que tange a sua prevenção. Torna-se imprescindível a utilização de
estratégias inovadoras para incentivar o envolvimento de todos os atores sociais,
sobretudo os jovens, a fim de que participem continuamente de estratégias que
promovam ambientes saudáveis. Objetivou-se desenvolver um jogo educativo
voltado para os adolescentes com ênfase no enfrentamento das arboviroses. Tratase de um estudo de caráter metodológico, do tipo desenvolvimento seguindo as
seguintes etapas: Elaboração do Projeto e submissão ao Comitê de Ética,
Levantamento de dados a partir da literatura e público-alvo e construção do jogo
educativo. Todos os preceitos éticos da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional
de Saúde foram devidamente seguidos, com parecer aprovado pelo Comitê de Ética
sob o número 2.632.010. A revisão integrativa foi composta por um total de 20
artigos advindos das bases de dados LILACS, BDENF, Scielo e Medline,
evidenciando aspectos sobre características vetoriais, causa/transmissão, quadro
clínico das arboviroses, fatores de risco, estratégias de prevenção e enfrentamento.
Na etapa de realização do grupo focal fizeram parte oito adolescentes escolares do
município de Iguatu com idades entre 13 e 15 anos, cujas falas foram transcritas e
organizadas em três categorias: (1) Entendimento dos adolescentes a respeito das
arboviroses, constatou-se que os adolescentes reconhecem aspectos importantes
das arboviroses, tendo em vista que associam esses agravos a seus efeitos
negativos, além de elencar algumas de suas manifestações clínicas e formas de
prevenção; (2) Limitações e dúvidas a respeito das arboviroses e seu
enfrentamento, que estiveram relacionadas ao ciclo do mosquito, formas de
transmissão, do desenvolvimento das doenças, os sinais e sintomas de cada
arbovirose e se há cura; (3) Subsídios para a construção do jogo educativo, os quais
foram destacados aspectos a respeito de suas características gerais. Por último foi
construído o jogo educativo, do tipo tabuleiro, cujas ilustrações foram elaboradas
com o auxílio de um ilustrador profissional, utilizando-se o programa Adobe
photoshop CS6 e Corel Draw X8, em que as imagens tiveram associação com a
temática de modo a estimular o envolvimento dos adolescentes e favorecer
discussões sobre a temática. Enquanto que os conteúdos foram extraídos da revisão
integrativa e com base nas lacunas elencadas no grupo focal. O jogo de tabuleiro
poderá favorecer o processo de educação em saúde a respeito das arboviroses no
sentido de que os adolescentes possam adquirir informações de um modo atrativo,
prazeroso e interativo e disseminar informações junto a outras pessoas da
comunidade.
Palavras-chave: Adolescente. Tecnologia educacional. Infecções por arbovírus.
Aedes. Prevenção.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Nóbrega, Riane Joyce Neves. Construção de um jogo educativo para adolescentes com ênfase no enfrentamento das arboviroses. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2025
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