CONSTRUÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO PARA ADOLESCENTES COM ÊNFASE NO ENFRENTAMENTO DAS ARBOVIROSES
Autor(es):
NOBREGA, RIANI JOYCE NEVES
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
As arboviroses ainda são problemas frequentes e necessitam da participação da comunidade no que tange a sua prevenção. Torna-se imprescindível a utilização de estratégias inovadoras para incentivar o envolvimento de todos os atores sociais, sobretudo os jovens, a fim de que participem continuamente de estratégias que promovam ambientes saudáveis. Objetivou-se desenvolver um jogo educativo voltado para os adolescentes com ênfase no enfrentamento das arboviroses. Trata-se de um estudo de caráter metodológico, do tipo desenvolvimento seguindo as seguintes etapas: Elaboração do Projeto e submissão ao Comitê de Ética, Levantamento de dados a partir da literatura e público-alvo e construção do jogo educativo. Todos os preceitos éticos da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde foram devidamente seguidos, com parecer aprovado pelo Comitê de Ética sob o número 2.632.010. A revisão integrativa foi composta por um total de 20 artigos advindos das bases de dados LILACS, BDENF, Scielo e Medline, evidenciando aspectos sobre características vetoriais, causa/transmissão, quadro clínico das arboviroses, fatores de risco, estratégias de prevenção e enfrentamento. Na etapa de realização do grupo focal fizeram parte oito adolescentes escolares do município de Iguatu com idades entre 13 e 15 anos, cujas falas foram transcritas e organizadas em três categorias: (1) Entendimento dos adolescentes a respeito das arboviroses, constatou-se que os adolescentes reconhecem aspectos importantes das arboviroses, tendo em vista que associam esses agravos a seus efeitos negativos, além de elencar algumas de suas manifestações clínicas e formas de prevenção; (2) Limitações e dúvidas a respeito das arboviroses e seu enfrentamento, que estiveram relacionadas ao ciclo do mosquito, formas de transmissão, do desenvolvimento das doenças, os sinais e sintomas de cada arbovirose e se há cura; (3) Subsídios para a construção do jogo educativo, os quais foram destacados aspectos a respeito de suas características gerais. Por último foi construído o jogo educativo, do tipo tabuleiro, cujas ilustrações foram elaboradas com o auxílio de um ilustrador profissional, utilizando-se o programa Adobe photoshop CS6 e Corel Draw X8, em que as imagens tiveram associação com a temática de modo a estimular o envolvimento dos adolescentes e favorecer discussões sobre a temática. Enquanto que os conteúdos foram extraídos da revisão integrativa e com base nas lacunas elencadas no grupo focal. O jogo de tabuleiro
poderá favorecer o processo de educação em saúde a respeito das arboviroses no sentido de que os adolescentes possam adquirir informações de um modo atrativo, prazeroso e interativo e disseminar informações junto a outras pessoas da comunidade.
Palavras-chave: Adolescente. Tecnologia educacional. Infecções por arbovírus. Aedes. Prevenção.
Abstract:
Arboviruses are still frequent problems and require community participation in their prevention. It is imperative to use innovative strategies to encourage the involvement of all social actors, especially young people, in order to participate continuously in strategies that promote healthy environments. The objective was to develop an educational game aimed at adolescents with an emphasis on coping with arboviruses. It is a study of a methodological nature, of the type development, following the following steps: Elaboration of the Project and submission to the Ethics Committee, Data collection from the literature and target audience and construction of the educational game. All the ethical precepts of Resolution 466/2012 of the National Health Council were duly followed, with an opinion approved by the Ethics Committee under number 2,632,010. The integrative review consisted of a total of 20 articles from the LILACS, BDENF, Scielo and Medline databases, highlighting aspects of vector characteristics, cause / transmission, clinical status of arboviruses, risk factors, prevention and coping strategies. At the stage of the focus group, eight adolescents from the city of Iguatu, aged between 13 and 15 years, were transcribed and organized into three categories: (1) Adolescents' understanding of arboviruses; adolescents recognize important aspects of arboviruses, considering that they associate these diseases with their negative effects, besides listing some of their clinical manifestations and forms of prevention; (2) Limitations and doubts about the arboviruses and their confrontation, which were related to the mosquito cycle, forms of transmission, the development of diseases, signs and symptoms of each arboviruses and if there is a cure; (3) Subsidies for the construction of the educational game, which highlighted aspects regarding its general characteristics. Finally, the educational board game was created, whose illustrations were elaborated with the aid of a professional illustrator, using the program Adobe Photoshop CS6 and Corel Draw X8, in which the images had an association with the theme in order to stimulate the involvement of adolescents and favor discussions on the subject. While the contents were extracted from the integrative review and based on the gaps listed in the focus group. The board game may favor the process of health education regarding arboviruses in the sense that
adolescents can acquire information in an attractive, pleasant and interactive way and disseminate information to other people in the community. Keywords: Adolescent. Educational technology. Arbovirus infections. Aedes. Prevention.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
NOBREGA, RIANI JOYCE NEVES. CONSTRUÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO PARA ADOLESCENTES COM ÊNFASE NO ENFRENTAMENTO DAS ARBOVIROSES. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 9 de outubro de 2024
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