Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ETINIAS E EDUCAÇÃO: TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES FRENTE À COMPLEXIDADE DAS RELAÇÕES ÉTNICAS NO COTIDIAO ESCOLAR

Autor(es):
RIBEIRO, ROSA MARIA BARROS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2001

Resumo:
O trabalho trata da novela de formação de professores a partir do lugar do cotidiano, diante da complexidade das relações étnicas. A pesquisa tem como objetivo o resgate do processo de formação de professores, centrada em estudos que objetivam a construção de novos olhares e novas posturas acerca das relações étnicas no contexto educacional. Está informada por uma opção politica identificada com a diversidade étnica e cultural e baseada nos conceitos de cultura, etnocentrismo, identidade e representação social, particularidade, historicidade e comprometimento, tendo como referencia teórica o pensamento de Muniz Sondré, Guerreiro Ramos, M. Bakhtin e J. Larrosa. As praticas pedagógicas desenvolvidas deparam-se com preconceitos e resistências resultantes da naturalização do racismo presente no cotidiano social. Contudo, os resultados evidenciam que as mudanças são possíveis e que podemos interferir na formação étnica e cultural dos/das professores/as. A pesquisa explicita rupturas e continuidades que vão gerando novos saberes e novas atitudes. Esta pesquisa integra o projeto de pesquisa do GEPEC “Trama Peculiares no Cotidiano da Escola Pública”. Financiamento Bolsa CAPES.
Palavras-Chave: Educação. relações étnicas. Professores – formação

Abstract:
The work tratts of the novel of Professors formation fron the point of their daily lives in front of the ethinic relationships complexity. The research has as object of study the rescue of Professors formation process, which is centered in studies that aim at the construction of new postures around the ethnic relationships in the educational context. The work is guided by, a political optin identified na ethnic and cultural diversity and it is based on the concepts of culture, ethnocentrism, social identity and representation, particularity, historicity and envolviment, having as theoretical references thoughts by Muniz Sondré, Guerreiro Ramos, m. Bakhtin and J. Larrosa. The pedagogical practices devoleped face prejudices and present in the daily, social life. However naturalization present that changes are possible and that we can interfere in the Professors ethnic and cultural formation. The research shows ruptures and continuities that produces new knawledges and new attitudes. The research is part of a research project for GEPEC called “Tramas Peculiares no Cotidiano da Escola Pública”. Finance: CAPES Scholarship.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
RIBEIRO, ROSA MARIA BARROS. ETINIAS E EDUCAÇÃO: TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES FRENTE À COMPLEXIDADE DAS RELAÇÕES ÉTNICAS NO COTIDIAO ESCOLAR. 2001. 169 f. Tese (Doutorado em 2001) - Universidade Estadual do Ceará, , 2001. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1