Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO EM IES PÚBLICAS E PRIVADAS DE FORTALEZA NO CONTEXTO DE MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Autor(es):
XAVIER, MARIA VALONIA DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A presente pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Marxismo e Formação do Educador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, no Grupo de Pesquisas Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE) do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO/UECE). Parte do pressuposto de que a categoria trabalho é o complexo fundante dos homens e de que a educação, enquanto complexo fundado no e pelo trabalho, possui autonomia relativa em relação a ele. A educação, bem como o trabalho, é própria do mundo dos homens. Ela é essencial para o processo de reprodução humana, uma vez que sua função é propiciar aos indivíduos a apropriação dos conhecimentos, habilidades, valores e comportamentos que fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, necessário para que os indivíduos se tornem parte do gênero humano. O referencial teórico que a norteia ancora-se em Karl Marx, bem como em alguns de seus intérpretes, como é o caso de Lukács, que instaurou uma leitura ontológica da teoria marxiana, além de outros autores que se dedicaram à contribuição da obra marxiana para os estudos no campo da educação, da economia política e da formação docente. Essas referências foram utilizadas neste texto, uma vez que considera que o marxismo ajuda a compreender o objeto em sua totalidade, colaborando na apreensão do real como síntese de múltiplas determinações. Neste sentido, o trabalho se fundamenta no materialismo histórico-dialético, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os rebatimentos da mercantilização do Ensino Superior na formação de licenciandos em Pedagogia em instituições privadas localizadas na cidade de Fortaleza. Para alcançar tal objetivo, foram traçados os seguintes objetivos específicos: compreender a natureza ontológica da educação e suas especificidades na sociedade capitalista; entender o duplo caráter da educação enquanto mercadoria e analisar as matrizes curriculares do curso de Pedagogia das IES escolhidas, a fim de perceber como a mercantilização do Ensino Superior se expressa na formação dos licenciandos em Pedagogia. A educação se insere no novo momento da produção capitalista cuja principal característica é a crise de realização do valor de troca, ou seja, uma crise no próprio processo de valorização do capital, por isso ela é conhecida como crise estrutural do capital que, tendo que se recriar para manter-se, utiliza-se de vários artifícios para ter lucro, dentre eles coloca a educação no rol das mercadorias, dando a ela um preço. Pouco importa se é a educação ou outro objeto do trabalho que se torne mercadoria. O que importa é a geração de dinheiro, mas não a mesma quantidade de dinheiro empregada anteriormente. A partir da análise documental das ementas e material utilizado nas disciplinas, foi possível concluir que a formação de professores regida pelos interesses do sistema gera uma formação limitada e voltada para o mercado. De acordo com as análises empreendidas, percebeu-se a intenção de uma formação para a aceitação da sociedade posta como única forma de sociabilidade possível. Tal formação gera um indivíduo capaz de aceitar as mudanças impostas pelo mercado como algo natural e imutável. É lícito dizer, portanto, que uma formação que apregoa que o indivíduo é um negócio e que, nesse sentido, tem que ser gerenciado como tal, moldando o comportamento humano como se fosse uma empresa, gera uma deformação humana. Tal formação está a serviço do capital e não a serviço da emancipação humana.
Palavras-chave: Educação. Mercantilização. Ensino Superior. Pedagogia.

Abstract:
This research belongs to the research lines of Marxism and The formation of an educator, from the post-grad program in education federal university of Ceará and Ontology of the social being, history, education and emancipation of men (GPOSSHE) of the The Worker Movement Research and Studies Institute – IMO/UECE. Starts from assuming that the work category is the founding complex of men, and education, as a complex founded in and for work, possesses relative autonomy in relation to it. Like work, education is unique to the world of men. It is essential for human reproduction, since its function is to promote appropriation of knowledge, skills and behavior that are part of human cultural patrimony and are necessary prior to becoming a human. Theoretical references used base off of Karl Marx, as well as some of his scholars, like Lukács, who instated an ontological reading of Marx‟s theory. Other authors that dedicated themselves to the contribution of Marxian studies to fields such as education, politics, economy and educator formation, were used in this text, since we consider that Marxism helps us understand the object in its totality, collaborating in apprehension of the real as a synthesis as multiple determination, in this sense, we have historical-dialectical materialism as base, using documental and bibliographical research as methodological procedures. The objective of this research, in general, was to analyze the refutations of the commodification of higher education in forming graduates in pedagogy at the city of Fortaleza. To achieve such objective we drew specific objectives: comprehend the ontological nature of education and its specificities in modern capitalistic society; comprehend the dual character of education as a commodity; analyze pedagogy course‟s curriculum of the selected IES in order to realize how commodification of higher education expresses itself regarding the formation of pedagogy graduates. Education inserts itself at the new moment of capitalist production which main trait is the crisis of exchange value realization, that is, a crisis in the system of capital appreciation itself, hence it being known as structural capital crisis and, having to recreate itself in order to survive, utilizes many artifices in order to obtain profit: puts education in the category of commodity, giving it a price. Little does it matter if it is education or other object of work that becomes commodity. What matters is that it generates money, but not the same amount of money used before. Documental analysis of the curriculum and material utilized in class made it possible to conclude that: the market-governed formation of an educator makes an incomplete and market-driven formation. It was realized that there is intent for social acceptance in formation as if it is the only form of sociability possible. Said formation generates an individual capable of accepting changes imposed by market as something natural and unchangeable. It‟s possible to say that formation proclaims the individual as a business and, by being so; it should be managed as one, molding human behavior as a company generates a human deformity. Said deformity is at the service of capital, not human emancipation.
Keywords: Education. Commodification. Higher education. Pedagogy.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
XAVIER, MARIA VALONIA DA SILVA. FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO EM IES PÚBLICAS E PRIVADAS DE FORTALEZA NO CONTEXTO DE MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. 2018. 200 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 18 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1