Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PARA COMPREENDER O PROCESSO DE REIFICAÇÃO DO CAPITAL: A POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autor(es):
CARVALHO, ANA PAULA MONTEIRO DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
A pesquisa investiga os mecanismos de controle do trabalho docente nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). Denominamos esse processo de Política de Responsabilização Docente. Os mecanismos foram inaugurados na década de noventa do século XX com o Programa Educação para todos, capitaneado pelas Agências financiadoras internacionais, controladoras dos chamados „países em desenvolvimento‟, e intensificando-se de forma progressiva nos últimos anos, como consequência visível e imediata da Crise Estrutural do Capital. Essa crise vem diminuindo as taxas de lucro e demandando formas de controle mais eficientes na extração de mais valia, atingindo também o complexo da educação. Como hipótese de trabalho, entendemos a Responsabilização Docente como forma fenomênica das relações sociais produzidas pelo Capitalismo, que sistematicamente reifica (coisifica) todas as dimensões da vida social, transformando a experiência humana em processos controlados de produção de mercadoria, incluindo a Educação. Como expressão dessa lógica, a Educação Pública tem sua dimensão reduzida à preparação para o mercado de trabalho capitalista. Nessa perspectiva, o objetivo geral da pesquisa é conhecer a estrutura e o desenvolvimento da Política de Responsabilização Docente das EEEPs, identificando suas determinações, mediações e contradições como constitutivas do processo de Reificação das relações sociais, no contexto da crise estrutural do capital. Como guia da jornada, definimos três objetivos específicos: 1-Analisar os mecanismos de responsabilização dos professores pelos resultados educacionais nas EEEPs como estratégia de controle do trabalho docente; 2-Categorizar a Política de Responsabilização Docente, identificando sua estrutura e formas de desenvolvimento no espaço das EEEPs; 3-Relacionar a Responsabilização Docente ao processo de Reificação das relações sociais, no contexto da crítica estrutural do capital. Temos como base teórico-metodológica as descobertas feitas por Marx e Engels sobre a categoria Reificação, aprofundadas por Lukács e José Paulo Netto, já a Crise Estrutural do capital, debateremos principalmente com Mészáros. Para o desenvolvimento da categoria Política de Responsabilização Docente realizamos retrospecto histórico dos mecanismos de controle aplicados, bem como a análise de documentos institucionais criados para controle dos resultados do trabalho docente, monitorados pelo Banco Mundial e Governo do Estado, com destaque para o modelo de gestão escolar proposta pela Odebrecht denominada de Tecnologia Empresarial Sócioeducacional (TESE), o Plano plurianual estadual (PPA) e o Acordo de Empréstimo PFOR/Banco Mundial. A pesquisa demonstrou a relação aparência-essência entre a PRD e a sociabilidade capitalista, considerando que as determinações históricas do capital, em crise estrutural, reificam o trabalho do professor, intensificando os mecanismos de controle do fazer pedagógico, contribuindo para o esvaziamento da escola como espaço social favorável à formação de sujeitos críticos comprometidos com a transformação das relações sociais.
Palavras-chave: Educação. Reificação. Responsabilização Docente. Crise Estrutural do Capital. Escolas Estaduais de Educação Profissional.

Abstract:
This research investigates the control‟s mechanisms of teacher‟s work in the public Schools of Professional Education (EEEPs). This process is called policy of Teacher‟s accountability. Those mechanisms were created in the 1990s through the Movement “Education for All people”, they were funding by the international agencies which are controlling companies of the so-called 'developing countries', and they were intensified progressively in recent years as a visible and immediate spin-off from the Structural Crisis of Capital. This crisis has reduced the rates of profit and demand more efficient control in the extraction of surplus value, which reach the education‟s complex. Such as a working hypothesis, we understand Teachers' accountability as a phenomenal form of social relations produced by Capitalism, which systematically reify all dimensions of social life and transform human experience in a controlled process of commodity production, what include Education. Such as an expression of this logic, Public Education has its dimension reduced to be a preparation for the labor market capitalist. From this perspective, the general objective of this research is to obtain the knowledge about the structure and the development of the Policy of Teachers' accountability of EEEPs, which will identify their determinations, mediations and contradictions as a constitutive of the process of social relation‟s Reification. In the context of the structural crisis of capital and as a guide to this journey, it was defined three specific objectives: 1-Analyzing the mechanisms of teacher‟s accountability for the educational outcomes in the EEEPs as a strategy to control the teacher‟s performance; 2-Categorizing the policy of Teachers' accountability that will identify its structure and forms of development within the EEEPs space; 3-Relating Teacher‟s Accountability to the process of social relation‟s Reification, in the context of the structural capital„s critique. This paper has as theoretical and methodological‟s basis the discoveries of Marx and Engels on the Reification Category that it was in-depth by Lukács and José Paulo Netto, and with Mészáros it will be discussed the Structural Crisis of capital. For the development of the Category of policy of Teachers‟ accountability, it was made a historical review about the control mechanisms applied by the government, as well as the institutional document‟s analyze that were created to control the results of teaching work, which was monitored by the World Bank and State Government, which highlight the model of school management proposed by Odebretch that is called management of Business Technology Socio-Educational (TESE), the multi-annual plan from State (PPA) and the Loan Agreement PFOR / World Bank. The research demonstrated the relation appearance versus essence between PRD and capitalist sociability, that consider that the historical determinations of capital, in structural crisis, reify the work of the teacher and intensify the Control‟s mechanisms of the teaching practice and contribute to strip the school such as social space that help the people‟s formation in become critics and committed to transformation of social relations.
Keywords: Education. Reification. Teaching Accountability. Structural Crisis of Capital. public Schools of Professional Education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CARVALHO, ANA PAULA MONTEIRO DE. PARA COMPREENDER O PROCESSO DE REIFICAÇÃO DO CAPITAL: A POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2017. 179 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1