Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA À LUZ DE PAULO FREIRE

Autor(es):
NASCIMENTO, ANA MARIA DO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
Este trabalho versou sobre o Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Pedagogia. Neste contexto, proporciona uma reflexão acerca do diálogo entre Universidade e Escola à luz de Paulo Freire. Teve como objetivo geral compreender como se estabelece o diálogo entre Universidade e Escola de Educação Básica dos anos iniciais de Ensino Fundamental, a partir do Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri- URCA, tendo por base as elaborações freireanas. E como objetivos específicos: investigar quais as percepções dos/as alunos (as) estagiários (as) sobre o acesso e sobre a realização do Estágio Curricular Supervisionado em Escolas públicas municipais de anos iniciais de Crato – CE; analisar ações e relações realizadas pela URCA/Curso de Pedagogia no sentido de aproximar a Universidade da Escola de Educação Básica dos anos iniciais de Ensino Fundamental; Identificar como os/as alunos (as) estagiários (as) são recebidos (as) pela Escola campo de Estágio e como são vistos/as em seu cotidiano. A pesquisa teve uma abordagem de cunho qualitativo, cuja modalidade foi o estudo de caso. Fizeram parte da pesquisa de campo 10 sujeitos, sendo 1 (um) estagiário e 9 (nove) estagiárias do VIII Semestre do Curso de Pedagogia da URCA. Para coleta de dados, foram utilizados seis Círculos Investigativos Dialógicos, um procedimento inspirados nos constructos freireanos. A metodologia utilizada para a análise dos dados foi a análise de conteúdo, especificamente a categoria temática, uma aproximação com os estudos de Bardin. Como principais teóricos, foram utilizados as elaborações de Pimenta (2006), Pimenta e Lima (2010), Lima (2012), Freire (1995, 1996, 2001ª, 2011b, 2011c, 2011d, 2011e), Ghedin e Franco (2011), Silva (2003) Santos (2010) Vázquez (2007) entre outros. A análise nos permitiu inferir que todos/as os sujeitos investigados (as) reconhecem a importância do Estágio Curricular Supervisionado na formação Inicial docente, e revelaram fragilidades neste campo formativo. 100% dos sujeitos apontaram as limitações existentes entre as instituições Universidade e Escola e afirmaram haver uma relação de contatos e não de diálogo na perspectiva de encontro. Partindo dos resultados alcançados, anunciamos os postulados freireanos como possibilidade para a construção de uma relação dialógica entre as instituições a partir do Estágio Supervisionado, podendo, portanto, contribuir para a qualidade da formação docente.
Palavras–chave: Formação de professores; Estágio curricular supervisionado; Universidade e escola; Paulo Freire.

Abstract:
This work approached the Supervised Internship in Education in the Pedagogy Course. In this context, it provides a dialogue between University and School based on Paulo Freire‟s researches. The general aim was to understand how to establish a dialogue between University and Basic Education School in the first grades of Elementary Teaching based on the Supervised Internship in Education in the Pedagogy Course of the Regional University of Cariri (URCA), according to the elaborations of Paulo Freire. The specific aims were: investigating the perceptions of the interns about the access and accomplishment of the Supervised Practice in the first grades of municipal public schools in the city of Crato – Ceará; analyzing the actions and relationships accomplished by URCA Pedagogy Course to approximate University and Education Basic School in the first grades of elementary teaching; identifying how the interns are received by the schools (field of their practice) and how they are seen in this context. The research was a qualitative approach, which modality was a case study. Ten interns (one boy and nine girls), students of the VIII Semester of Pedagogy Course were part of the field research. Six Investigative Dialogic Circles were used for the data collection, a procedure inspired in Freire‟s researches. The methodology used for the data study was the content analysis, specifically the thematic category, closed to the Bardin‟s studies. As the main theoreticians, it was used the elaborations of: Pimenta (2006), Pimenta and Lima (2010), Lima (2012), Freire (1995, 1996, 2001a, 2011b, 2011c, 2011d, 2011e), Ghedin and Franco (2011), Silva (2003) Santos (2010) Vázquez (2007) among othe ones. The analysis permitted us to infer that all researched interns recognize the importance of the Supervised Practice in the docent initial formation and revealed the fragilities in this formative field. All interns mentioned the limitations between University and school and affirmed that exist a relation of contacts and not a dialogue in the perspective of meeting. From the obtained results we announce the Freire‟s postulates as contribution for the construction of a dialogic relationship between the teaching institutes based on supervised internship in Education and may, therefore, contribute to the quality of teachers‟ formation.
Keywords: Teachers Formation. Supervised Internship in Education. University and School. Paulo Freire.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
NASCIMENTO, ANA MARIA DO. O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA À LUZ DE PAULO FREIRE . 2014. 183 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1