Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A DISLEXIA E O TRABALHO DO (A) PROFESSOR (A) DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autor(es):
ALBUQUERQUE, BÁRBARA RÚBIA HOLANDA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O presente trabalho descreve a dislexia e o processo de alfabetização para responder a seguinte inquietação: “de qual maneira a dislexia pode ser melhor trabalhada pelo professor(a) durante o processo de alfabetização?”. Através de literatura especializada em forma de livros, sites e artigos, contextualiza historicamente a alfabetização e a leitura; analisa o processo de alfabetização; e aborda o conceito de dislexia e estratégias de ensino. Com este estudo, podemos compreender como o processo de alfabetização e leitura surgiu e se desenvolveu nas sociedades até chegar ao modelo alfabético utilizado hoje. Percebemos quando e como o processo de alfabetização infantil acontece. Compreendendo o conceito de dislexia e, apresentando algumas estratégias de ensino a serem utilizadas pelo professor(a), que facilitem a alfabetização de educandos disléxicos.
Palavras-chave: Dislexia. Alfabetização. Professor(a).

Abstract:
The present paper describes dyslexia and the literacy process to respond to the following disquiet: "In what way can dyslexia be better handled by the teacher during the literacy process?" Through specialized literature in the form of books, websites and articles, historically contextualizes literacy and reading; analyzes the literacy process; and addresses the concept of dyslexia and teaching strategies. With this study, we can understand how the process of literacy and reading emerged and developed in societies until arriving at the alphabetical model used today. We realize when and how the process of child literacy takes place. Understanding the concept of dyslexia and, presenting some teaching strategies to be used by the teacher, to facilitate the literacy of dyslexic students.
Keywords: Dyslexia. Literacy. Teacher.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
ALBUQUERQUE, BÁRBARA RÚBIA HOLANDA DE. A DISLEXIA E O TRABALHO DO (A) PROFESSOR (A) DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 18 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1