Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MODELO TECNOLÓGICO DE ENSINO A DISTÂNCIA PARA CAPACITAÇÃO NA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA HOSPITALAR

Autor(es):
GOMES, ROSEMEIRE SOUZA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
A farmácia hospitalar é um ambiente cercado por muitos riscos, portanto, exige de seus
colaboradores Conhecimento, Habilidades e Atitudes para que esses riscos sejam minimizados
durante a prestação de cuidado pela Assistência Farmacêutica. O Auxiliar de farmácia é,
portanto, uma preocupação para os gestores e para a equipe de saúde, uma vez que suas
responsabilidades não são regulamentadas. O objetivo de desenvolver um modelo tecnológico
de capacitação por Ensino à Distância para Assistência Farmacêutica Hospitalar e sua
validação se deu através de um estudo metodológico, sendo construída em cinco fases: busca
nas seleções e concursos das Habilidades e Conhecimentos esperados; Busca na bases de
dados para compor um componente de gestão acadêmica para o modelo; Utilização de
entrevistas e observação direta a trabalhadores em uma instituição hospitalar pública, sendo os
dados consolidados utilizando o N-vivo; Construção da proposta pedagógica e sua validação
de conteúdo e aparência. Os resultados evidenciaram que os conhecimentos e habilidades
exigidos pelo mercado de trabalho perpassam pelas etapas do ciclo da Assistência
Farmacêutica, os componentes de gestão acadêmica encontrados nas bases de dados vão de
encontro a utilização do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem e de metodologias
ativas como estratégias de interagir com o aluno e tornar o processo dinâmico, atrativo e
eficaz. Os resultados da pesquisa de campo demonstraram essa lacuna de conhecimento,
sendo evidenciados os pontos de maior risco, como as etapas de separação e distribuição de
medicamentos evidenciados no preparo da prescrição médica. O uso desse conhecimento para
elaborar uma proposta pedagógica orientou para um formato de curso semipresencial, onde
utilizou da ferramenta em Ensino à Distância e nos momentos presenciais, de metodologias
ativas com estudo de caso e problematização, buscando dar significado ao aluno do tema e
assim facilitar o aprendizado. A validação de conteúdo e aparência do curso foi satisfatória
com o Índice de Validação de Conteúdo global próximo a 1, validando assim o material dentro
das normativas científicas do estudo metodológico. Podemos concluir que a formação, por
meio de recursos pedagógicos e didáticos virtuais somados ao uso de metodologias para
trabalhadores de saúde, pode possibilitar o processo de ensino-aprendizagem, colaborando
com a formação do auxiliar de farmácia para atuar em ambiente hospitalar.
Palavras-chave: Metodologias ativas. Farmácia Hospitalar. Educação à Distância.


Abstract:
The hospital pharmacy is an environment surrounded by many risks, so it requires knowledge,
skills and attitudes from its employees so that these risks are minimized while providing care
by Pharmaceutical Assistance. The Pharmacy Assistant is therefore a concern for managers
and the health care team, since their responsibilities are not regulated. The objective of
developing a technological model of distance learning for Hospital Pharmacy Assistance and
its validation was through a methodological study, being built in five phases: search in the
selections and contests of expected Skills and Knowledge; Search the databases to compose
an academic management component for the model; Use of interviews and direct observation
to workers in a public hospital, the data being consolidated using N-vivo; Construction of the
pedagogical proposal and its validation of content and appearance. The results showed that
the knowledge and skills demanded by the labor market permeate the stages of the
Pharmaceutical Assistance cycle, the components of academic management found in the
databases go against the use of the Virtual Environment of Teaching and Learning and of
active methodologies such as strategies of interacting with the student and making the process
dynamic, attractive and effective. The results of the field research demonstrated this lack of
knowledge, evidencing the points of greatest risk, such as the stages of separation and
distribution of drugs evidenced in the preparation of the medical prescription. The use of this
knowledge to elaborate a pedagogical proposal oriented to a format of semipresencial course,
where it used the tool in Distance Learning and in the presential moments, of active
methodologies with case study and problematization, trying to give meaning to the subject
student and thus facilitate or learning. Validation of content and course appearance was
satisfactory with the Global Content Validation Index close to 1, thus validating the material
within the scientific norms of the methodological study. We can conclude that the training,
through virtual pedagogical and didactic resources added to the use of methodologies for
health workers, can enable the teaching-learning process, collaborating with the training of
the pharmacy assistant to act in a hospital environment.
Keywords: Active Methodologies. Hospital Pharmacy. Distance Education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
GOMES, ROSEMEIRE SOUZA. MODELO TECNOLÓGICO DE ENSINO A DISTÂNCIA PARA CAPACITAÇÃO NA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA HOSPITALAR. 2017. 170 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1