MODELO TECNOLÓGICO DE ENSINO A DISTÂNCIA PARA CAPACITAÇÃO NA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA HOSPITALAR
Autor(es):
GOMES, ROSEMEIRE SOUZA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2017
Resumo:
A farmácia hospitalar é um ambiente cercado por muitos riscos, portanto, exige de seus colaboradores Conhecimento, Habilidades e Atitudes para que esses riscos sejam minimizados durante a prestação de cuidado pela Assistência Farmacêutica. O Auxiliar de farmácia é, portanto, uma preocupação para os gestores e para a equipe de saúde, uma vez que suas responsabilidades não são regulamentadas. O objetivo de desenvolver um modelo tecnológico de capacitação por Ensino à Distância para Assistência Farmacêutica Hospitalar e sua validação se deu através de um estudo metodológico, sendo construída em cinco fases: busca nas seleções e concursos das Habilidades e Conhecimentos esperados; Busca na bases de dados para compor um componente de gestão acadêmica para o modelo; Utilização de entrevistas e observação direta a trabalhadores em uma instituição hospitalar pública, sendo os dados consolidados utilizando o N-vivo; Construção da proposta pedagógica e sua validação de conteúdo e aparência. Os resultados evidenciaram que os conhecimentos e habilidades exigidos pelo mercado de trabalho perpassam pelas etapas do ciclo da Assistência Farmacêutica, os componentes de gestão acadêmica encontrados nas bases de dados vão de encontro a utilização do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem e de metodologias ativas como estratégias de interagir com o aluno e tornar o processo dinâmico, atrativo e eficaz. Os resultados da pesquisa de campo demonstraram essa lacuna de conhecimento, sendo evidenciados os pontos de maior risco, como as etapas de separação e distribuição de medicamentos evidenciados no preparo da prescrição médica. O uso desse conhecimento para elaborar uma proposta pedagógica orientou para um formato de curso semipresencial, onde utilizou da ferramenta em Ensino à Distância e nos momentos presenciais, de metodologias ativas com estudo de caso e problematização, buscando dar significado ao aluno do tema e assim facilitar o aprendizado. A validação de conteúdo e aparência do curso foi satisfatória com o Índice de Validação de Conteúdo global próximo a 1, validando assim o material dentro das normativas científicas do estudo metodológico. Podemos concluir que a formação, por meio de recursos pedagógicos e didáticos virtuais somados ao uso de metodologias para trabalhadores de saúde, pode possibilitar o processo de ensino-aprendizagem, colaborando com a formação do auxiliar de farmácia para atuar em ambiente hospitalar. Palavras-chave: Metodologias ativas. Farmácia Hospitalar. Educação à Distância.
Abstract:
The hospital pharmacy is an environment surrounded by many risks, so it requires knowledge, skills and attitudes from its employees so that these risks are minimized while providing care by Pharmaceutical Assistance. The Pharmacy Assistant is therefore a concern for managers and the health care team, since their responsibilities are not regulated. The objective of developing a technological model of distance learning for Hospital Pharmacy Assistance and its validation was through a methodological study, being built in five phases: search in the selections and contests of expected Skills and Knowledge; Search the databases to compose an academic management component for the model; Use of interviews and direct observation to workers in a public hospital, the data being consolidated using N-vivo; Construction of the pedagogical proposal and its validation of content and appearance. The results showed that the knowledge and skills demanded by the labor market permeate the stages of the Pharmaceutical Assistance cycle, the components of academic management found in the databases go against the use of the Virtual Environment of Teaching and Learning and of active methodologies such as strategies of interacting with the student and making the process dynamic, attractive and effective. The results of the field research demonstrated this lack of knowledge, evidencing the points of greatest risk, such as the stages of separation and distribution of drugs evidenced in the preparation of the medical prescription. The use of this knowledge to elaborate a pedagogical proposal oriented to a format of semipresencial course, where it used the tool in Distance Learning and in the presential moments, of active methodologies with case study and problematization, trying to give meaning to the subject student and thus facilitate or learning. Validation of content and course appearance was satisfactory with the Global Content Validation Index close to 1, thus validating the material within the scientific norms of the methodological study. We can conclude that the training, through virtual pedagogical and didactic resources added to the use of methodologies for health workers, can enable the teaching-learning process, collaborating with the training of the pharmacy assistant to act in a hospital environment. Keywords: Active Methodologies. Hospital Pharmacy. Distance Education.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
GOMES, ROSEMEIRE SOUZA. MODELO TECNOLÓGICO DE ENSINO A DISTÂNCIA PARA CAPACITAÇÃO NA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA HOSPITALAR. 2017. 170 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024
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