Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO PARA PREVENÇÃO DO ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS COM ADOLESCENTES ESCOLARES

Autor(es):
FREITAS, JADNA MONY GREGORIO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O uso/abuso de drogas por adolescentes tem alta prevalência e início precoce no Brasil. Nessa fase, os efeitos das substâncias têm maior potencial negativo devido à imaturidade orgânica. Tal fato pode causar também complicações sociais, inclusive no rendimento escolar do adolescente. O uso de tecnologias educacionais tem demonstrado eficácia na prevenção do abuso de drogas com este público. O objetivo da pesquisa foi desenvolver um jogo educativo para prevenção de uso/abuso de drogas com estudantes adolescentes. Trata-se de um estudo metodológico, do tipo desenvolvimento de instrumento, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Cedro, seguindo-se três etapas: identificação das necessidades e conhecimentos dos adolescentes acerca das drogas de abuso com os adolescentes; elaboração do jogo educativo para prevenção do abuso de drogas na adolescência e validação do jogo educativo com juízes. Na primeira etapa, foram realizados dois grupos focais com conjuntos distintos de oito adolescentes, entre fevereiro e março de 2018. Os dados encontrados foram analisados pela Análise de Conteúdo e nortearam a construção do jogo. O planejamento e elaboração do conteúdo e layout do jogo corresponderam à segunda etapa. Na terceira etapa para validação dos itens foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) a partir da apreciação, que ocorreu em dois ciclos, pelos juízes selecionados conforme critérios de pontuação verificados pelo Currículo Lattes. A coleta desta fase se deu com nove juízes, sendo que todos participaram do primeiro ciclo e sete do segundo, entre agosto e novembro de 2018 através de questionário. Os aspectos com concordância menor que 0,8 foram alterados de acordo com a análise das sugestões dos juízes. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Regional do Cariri sob o Parecer nº 2.452.306. Os resultados dos grupos focais foram distribuídos em duas categorias: uma voltada aos conhecimentos e atitudes frente às drogas de abuso e a outra sobre os aspectos sociais e políticos que envolvem o uso das drogas. Os adolescentes demonstraram ter conhecimentos formais e não formais sobre este assunto e discutiram com profundidade a problemática. Com base nisto, realizou-se a elaboração da tecnologia, por meio do planejamento dos objetivos e das questões a serem trabalhadas e a idealização do seu design e funcionamento. A versão alfa do jogo incluía um tabuleiro, 49 cartas e o guia para uso do jogo. A avaliação dos
juízes para esta versão inicial obteve IVC de 0,82 no primeiro ciclo. Após a análise das sugestões e dúvidas dos especialistas, modificou-se o jogo para a versão beta, com a redução de textos, adaptação da linguagem ao público, inclusão de imagens e revisão de algumas regras do jogo. Esta versão final contém um tabuleiro em lona, com 50 casas, medindo 3,25m x 3m, 50 cartas, um dado grande, dois peões e o guia para uso do jogo e obteve IVC de 0,99. Portanto, o jogo PositivaMente é uma tecnologia educativa validada por juízes e pode ser utilizada como alternativa aos métodos tradicionais de prevenção ao uso/abuso de drogas pelos adolescentes.
Palavras-chave: Drogas ilícitas. Consumo de bebidas alcoólicas. Adolescente. Saúde escolar. Tecnologia educacional.

Abstract:
Drug use and abuse by adolescents has a high prevalence and early onset in Brazil. In this phase, the effects of the substances have greater negative potential due to the organic immaturity. This fact may also cause social complications, including in adolescents' school performance. The use of educational technologies has proven effective in preventing drug abuse with this public. The objective of the research was to develop an educational game for prevention of drug use / abuse with adolescent students. This is a methodological study, of the type of instrument development, carried out at the Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Ceará - Campus Cedro, following three stages: identification of the needs regarding drugs of abuse with adolescents; elaboration of the educational game for drug abuse prevention in adolescence and validation of the educational game with judges. In the first stage, two focus groups were conducted with distinct sets of eight adolescents between February and March 2018. The data were analyzed by content analysis. The planning and elaboration of the content and layout of the game corresponded to the second stage. In the third stage, this game was appreciated in two cycles by the judges, selected according to the scoring criteria verified by the Lattes Curriculum. Nine judges participated in this phase, nine in the first cycle and seven in the second. Data were collected between August and November of 2018 through a questionnaire. To validate the items, the Content Validity Index (CVI) was used. The aspects with concordance less than 0.8 were altered according to the qualitative data analysis. The research was approved by the Research Ethics Committee of the Regional University of Cariri under opinion no. 2,452,306. The results of the focus groups were divided into three categories: one focused on the meanings brought by adolescents in relation to drugs of abuse, the second on social and political aspects involving drug use, and the third on prevention of drug use with adolescents. The adolescents demonstrated formal and non-formal knowledge on this subject and discussed the problem in depth. Based on this, the elaboration of the technology was accomplished, through the planning of the objectives and the questions to be worked and the idealization of its design and operation. The alpha version of the game included a board, 49 cards and the guide for use of the game. The evaluation of the judges for this initial version obtained IVC of 0.81 in the first cycle. After analyzing the suggestions and doubts of the experts, the game was modified to the beta version,
with reduction of texts, adaptation of the language to the public, inclusion of images and revision of some rules of the game. This contains a canvas board, with 50 houses, measuring 3.25m x 3m, 50 cards, a large die, two pawns and the guide for use of the game. This final version obtained IVC of 0.98. Therefore, the Positive Mind game is an educational technology validated by judges and can be used as an alternative to traditional methods of prevention of drug use and abuse by adolescents.
Keywords: Street drugs. Alcohol drinking. Adolescent. School health. Educational technology.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FREITAS, JADNA MONY GREGORIO. DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO PARA PREVENÇÃO DO ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS COM ADOLESCENTES ESCOLARES. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1