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Repositório Institucional - UECE
Título:
A DITADURA MILITAR NO BRASIL E A PROPAGANDA POLÍTICA NO GOVERNO MÉDICI (1969-1974)

Autor(es):
OLIVEIRA, MARCOS ROBERTO ABREU DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Este trabalho tem como objeto de estudo a propaganda produzida pela Assessoria Especial de Relações Públicas – AERP, durante a Ditadura Militar no Brasil. A pesquisa revela que os militares utilizaram diversos recursos para promover e conquistar a popularidade, visando à propagação e exaltação da figura do presidente-general Médici e estabelecer uma relação de comprometimento com a sociedade e a legitimação do governo autoritário. Difundiram a imagem de otimismo e ufanismo, o tom das campanhas e filmes de TV produzidos pela Assessoria Especial de Relações Públicas - AERP explorava os temas: amor, fraternidade, participação, solidariedade, família e prosperidade. A pesquisa ora apresentada analisou as campanhas publicitárias divulgadas durante o governo Médici (1969-74). A pesquisa buscou apresentar a imagem positiva do governo autoritário, através da propaganda, a partir da análise dos mecanismos utilizados para a propagação do ufanismo e popularização da figura do presidente-general Médici, através de fotos, músicas e filmetes.
Palavras-chave: Ditadura Militar. AERP. Propaganda. Ufanismo.

Abstract:
This work has as object of study the advertising produced by the Special Advisory of Public Relations - AERP, during the Military Dictatorship in Brazil. The investigation reveals that the military used diverse resources to promote and gain popularity, aiming at the propagation and exaltation of the figure of President General Medici and establishing a relationship of commitment to society and legitimating authoritarian rule. The military government spread the image of optimism and boasting, the tone of the campaigns and television films produced by the Special Public Relations Advisory Service (AERP) explored the themes of love, fraternity, participation, solidarity, family and prosperity. The investigation presented analyzed the publicity campaigns published during the Medici government (1969-74). The research sought to present the positive image of authoritarian government, through advertising, based on the analysis of the mechanisms used to spread the boasting and popularization of the figure of President General Médici, through photos, songs and short films.
Keywords: Military dictatorship. AERP. Advertising. boasting

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
OLIVEIRA, MARCOS ROBERTO ABREU DE. A DITADURA MILITAR NO BRASIL E A PROPAGANDA POLÍTICA NO GOVERNO MÉDICI (1969-1974). 2017. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2017) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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