Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A PRODUÇÃO DE UM TELEJORNAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ABORDANDO A RELATIVIDADE NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO

Autor(es):
LOPES, WILTON DE CARVALHO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O presente trabalho apresenta uma proposta didática que se dá através da produção de um telejornal para trabalhar conteúdos da Teoria da Relatividade Restrita e Geral em turmas de 1° ano do ensino médio abordando de maneira divertida os principais temas dessa teoria e buscando uma aproximação com o conhecimento prévio do aluno. A produção do telejornal se deu em uma turma de 1° ano do curso técnico integrado em informática do Instituto Federal do Piauí do campus de São Raimundo Nonato. Inicialmente foi aplicado um pré-teste para que pudéssemos verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre alguns conceitos relevantes sobre Relatividade e assim pudéssemos elaborar uma proposta didática para a construção do telejornal. Para análise de resultados, após a produção do telejornal aplicamos um pós-teste e assim concluímos o trabalho mostrando os resultados obtidos e destacando que é possível trabalhar temas importantes como Relatividade logo no inicio do ensino médio quando se faz uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramentas de ensino no ensino de Física.
Palavras-chave: Ensino de Física. Telejornal. Física Moderna.

Abstract:
The present work presents a didactic proposal that occurs through the production of a television news program to work contents of the Theory of Restricted and General Relativity in classes of the 1° year of the high school approaching in a fun way the main themes of this theory and seeking an approximation with the prior knowledge of the student. The production of the television news was given in a class of 1° year of the integrated technical course in computer science of the Federal Institute of Piauí of the campus of São Raimundo Nonato. Initially a pre-test was applied so that we could verify the previous knowledge of the students about some relevant concepts about Relativity and thus we could elaborate a didactic proposal for the construction of the television news. For the analysis of results, after the production of television news we applied a post-test and thus we conclude the work showing the obtained results and highlighting that it is possible to work important subjects like Relativity at the beginning of high school when one makes use of the New Information Technologies and Communication as teaching tools in Physics teaching.
.
Keywords: Teaching Physics. Newspaper. Modern physics

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LOPES, WILTON DE CARVALHO. A PRODUÇÃO DE UM TELEJORNAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ABORDANDO A RELATIVIDADE NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1