UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA COTA SOCIAL INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ À LUZ DA LEI FEDERAL Nº 13.409/2016
Autor(es):
FIGUEIREDO, SARAH BENVINDA CASTRO
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Esse estudo visou evidenciar os reflexos da implementação da Lei Federal nº. 13.409/2016, que amplia a reserva de vagas social para pessoas com deficiência na Universidade Federal do Ceará-UFC. A relevância da pesquisa foi traçada apresentando um panorama sobre o estado da questão no meio acadêmico. Identificamos as dissertações e teses por regiões brasileiras com percepções heterogêneas sobre o mesmo filtro temático, que é a inserção da pessoa com deficiência no universo acadêmico. Ao que nos suscitou o historicismo de legislações e políticas públicas que contribuíram para a acessibilidade do educando com deficiência no ambiente educacional, no tempo, no exterior, no Brasil e no Ceará. Referenciado por Omote (1994), Diniz (2012), Zulian; Freitas (2012) e Leitão (2014) compreendemos a diferença de conceitos biomédicos e sociais da deficiência. Com o apoio de Waltemberg (2013) e Firpo (2017) foi possível traçar o perfil dos universitários que ingressaram no Ensino Superior por via de cotas em legislações anteriores. A pesquisa caracterizou-se como descritiva com abordagem qualitativa no Curso de Letras/LIBRAS da UFC no ano de 2017. Foi coletado dados e expectativas entre o corpo discente e docente acerca da nova política de reserva de vagas inclusiva, e percepções sobre a acessibilidade e permanência no Curso. Submetendo os dados colhidos a Goldfeld (2002), Minayo (2015), Montessori (2010) e Borgman (2016), consideramos promissores os impactos da nova Lei de acesso ao Ensino Superior por via de cota inclusiva para pessoas com deficiência na UFC. Palavras - chave: Aluno com deficiência. Educação superior. Políticas educacionais.
Abstract:
This study aimed to put in evidence the consequences of the Federal Law nº13.409/2016 which increased the reservation of social vacancy for deficient at Universidade Federal do Ceará -UFC. The relevance of this research was delineated presenting a perspective about this issue on the academic field of work. We did identify dissertations and thesis on different Brazilian regions with heterogeneous perceptions under the same theme filter which is the insertion of deficient people as worker on the universities. This leaded the study to the history of law and public politics that contributed to the accessibility to the deficient student on the educational institutions in Brazil, Ceará and on different countries. Based on the works of Omote (1994), Diniz (2012), Zulian; Freitas (2012) and Leitão (2014) we were able to understand the difference between the biomedical and social concepts of deficiency. Supported by the works of Waltemberg (2013) and Firpo (2017) it was possible to design the profile of the university students that were accepted to universities by the system of quotas on previously law. The research was characterized as descriptive with a qualitative approach in the Course of Letters / LIBRAS of the UFC in the year 2017. Data and expectations were collected between the student body and the teaching staff about the new politics about the reservation of inclusive vacancies and also perceptions about accessibility and permanence on the program. Analyzing the collected data under the methods proposed by Goldfeld (2002), Minayo (2015), Montessori (2010) and Borgman (2016), we consider as promising the impacts of the new law that provide access to higher education at UFC by the via of inclusive quotas for people with deficiency. Keywords: Deficient student. College education. Educational policies.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
FIGUEIREDO, SARAH BENVINDA CASTRO. UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA COTA SOCIAL INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ À LUZ DA LEI FEDERAL Nº 13.409/2016. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1