Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA COTA SOCIAL INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ À LUZ DA LEI FEDERAL Nº 13.409/2016

Autor(es):
FIGUEIREDO, SARAH BENVINDA CASTRO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Esse estudo visou evidenciar os reflexos da implementação da Lei Federal nº.
13.409/2016, que amplia a reserva de vagas social para pessoas com deficiência na
Universidade Federal do Ceará-UFC. A relevância da pesquisa foi traçada
apresentando um panorama sobre o estado da questão no meio acadêmico.
Identificamos as dissertações e teses por regiões brasileiras com percepções
heterogêneas sobre o mesmo filtro temático, que é a inserção da pessoa com
deficiência no universo acadêmico. Ao que nos suscitou o historicismo de
legislações e políticas públicas que contribuíram para a acessibilidade do educando
com deficiência no ambiente educacional, no tempo, no exterior, no Brasil e no
Ceará. Referenciado por Omote (1994), Diniz (2012), Zulian; Freitas (2012) e Leitão
(2014) compreendemos a diferença de conceitos biomédicos e sociais da deficiência.
Com o apoio de Waltemberg (2013) e Firpo (2017) foi possível traçar o perfil dos
universitários que ingressaram no Ensino Superior por via de cotas em legislações
anteriores. A pesquisa caracterizou-se como descritiva com abordagem qualitativa
no Curso de Letras/LIBRAS da UFC no ano de 2017. Foi coletado dados e
expectativas entre o corpo discente e docente acerca da nova política de reserva de
vagas inclusiva, e percepções sobre a acessibilidade e permanência no Curso.
Submetendo os dados colhidos a Goldfeld (2002), Minayo (2015), Montessori (2010)
e Borgman (2016), consideramos promissores os impactos da nova Lei de acesso
ao Ensino Superior por via de cota inclusiva para pessoas com deficiência na UFC.
Palavras - chave: Aluno com deficiência. Educação superior. Políticas educacionais.

Abstract:
This study aimed to put in evidence the consequences of the Federal Law
nº13.409/2016 which increased the reservation of social vacancy for deficient at
Universidade Federal do Ceará -UFC. The relevance of this research was delineated
presenting a perspective about this issue on the academic field of work. We did
identify dissertations and thesis on different Brazilian regions with heterogeneous
perceptions under the same theme filter which is the insertion of deficient people as
worker on the universities. This leaded the study to the history of law and public
politics that contributed to the accessibility to the deficient student on the educational
institutions in Brazil, Ceará and on different countries. Based on the works of Omote
(1994), Diniz (2012), Zulian; Freitas (2012) and Leitão (2014) we were able to
understand the difference between the biomedical and social concepts of deficiency.
Supported by the works of Waltemberg (2013) and Firpo (2017) it was possible to
design the profile of the university students that were accepted to universities by the
system of quotas on previously law. The research was characterized as descriptive
with a qualitative approach in the Course of Letters / LIBRAS of the UFC in the year
2017. Data and expectations were collected between the student body and the
teaching staff about the new politics about the reservation of inclusive vacancies and
also perceptions about accessibility and permanence on the program. Analyzing the
collected data under the methods proposed by Goldfeld (2002), Minayo (2015),
Montessori (2010) and Borgman (2016), we consider as promising the impacts of the
new law that provide access to higher education at UFC by the via of inclusive quotas
for people with deficiency.
Keywords: Deficient student. College education. Educational policies.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FIGUEIREDO, SARAH BENVINDA CASTRO. UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA COTA SOCIAL INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ À LUZ DA LEI FEDERAL Nº 13.409/2016. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1