Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE

Autor(es):
RIBEIRO, TATYANNE FERREIRA SALES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Trata-se de uma pesquisa descritiva e analítica, de abordagem qualitativa. Objetivou-se analisar as ações de educação permanente na rede municipal de saúde do município de Caucaia-CE na visão dos gestores municipais de saúde no período de 2017. Em observância aos critérios de inclusão e exclusão, participaram desta pesquisa 12 gestores dos diversos serviços da rede pública municipal de saúde do referido município. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistas semiestruturadas audiogravadas. Obteve-se aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) com parecer nº 2.472.723. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), portaria nº 198/GM/MS de 13 de fevereiro de 2004, foi utilizada como referencial teórico. Os dados coletados foram analisados, categorizados e discutidos segundo a análise de conteúdo temática de Minayo. Os aspectos éticos foram respeitados conforme a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Emergiram deste estudo quatro categorias: i) Concepções dos gestores de saúde: olhares que se intercruzam entre Educação Permanente em Saúde (EPS) e Educação Continuada (EC); ii) Conhecendo as necessidades, planejamento e implementação das ações de Educação Permanente em Saúde no município em estudo; iii) Elementos que influenciam na implementação das ações de Educação Permanente em Saúde; iv) Parceiros na implementação das ações de Educação Permanente em Saúde. Constatou-se na análise dos dados que os conceitos definidos acerca de EPS dos entrevistados intercruzaram-se aos conceitos de EC; as necessidades de EPS emergem do próprio ambiente de trabalho e também são trazidas de forma verticalizada por outras esferas públicas de saúde; o planejamento das ações é realizado pelos gestores sem a participação dos outros atores envolvidos na formação em saúde: instituições de ensino, trabalhadores e controle social e, por fim, as ações de EPS promovidas pautam-se nos modelos tradicionais de educação. Principais dificuldades na implementação da EPS: ausência de recursos financeiros, estrutura física inadequada, sobrecarga de trabalho dos profissionais de saúde e facilidades: apoio da gestão com a criação de um órgão específico para a condução municipal da PNEPS e o interesse de alguns profissionais. Para melhor discussão e fortalecimento municipal da PNEPS e produto técnico desta pesquisa, foi construído um projeto de criação de um Fórum Regional de Educação Permanente em Saúde como espaço de compartilhamento de experiências de gestão em EPS de gestores e trabalhadores de saúde, controle social e instituições de ensino. Palavras-chave: Educação permanente em saúde. Educação continuada. Trabalhadores de saúde. Gestores de saúde.

Abstract:
This is a descriptive and analytical research, qualitative approach. The objective of this study was to analyze the actions of permanent education in the municipal health network of the city of Caucaia - CE in the view of municipal health managers in the period of 2017. In compliance with the inclusion and exclusion criteria, participated in this research 12 managers of the various services of the municipal public health network of said city. Data were collected through semi-structured audio-video interviews. Approval was obtained from the Ethics and Research Committee (CEP) of the State University of Ceará (UECE) with an opinion no. 2,472,723. The National Policy on Permanent Education in Health (PNEPS), Order No. 198 / GM / MS of February 13, 2004, was used as a theoretical reference. The collected data were analyzed, categorized and discussed according to Minayo's thematic content analysis. Ethical aspects were respected according to Resolution 466/12 of the National Health Council. Four categories emerged from this study: i) Concepts of health managers: perspectives that intersect between Permanent Health Education (EPS) and Continuing Education (CE); ii) Knowing the needs, planning and implementation of the actions of Permanent Education in Health in the city under study; iii) Elements that influence the implementation of the actions of Permanent Education in Health; iv) Partners in the implementation of the actions of Permanent Education in Health. It was verified in the analysis of the data that the concepts defined about EPS of the interviewees intercrossed to the concepts of EC; the needs of EPS emerge from the work environment itself and are also brought vertically by other public health spheres; the planning of actions is carried out by managers without the participation of other actors involved in health education: institutions of education, workers and social control, and finally, the actions of EPS promoted are based on traditional models of education. Main difficulties in the implementation of EPS: lack of financial resources, inadequate physical structure, workload of health professionals and facilities: management support with the creation of a specific body for the municipal management of PNEPS and the interest of some professionals. For a better discussion and municipal strengthening of the PNEPS and the technical product of this research, a project was built to create a Regional Forum of Permanent Education in Health as a space for sharing experiences of management in EPS of managers and health workers, social control and institutions education.
Keywords: Permanent education in health. Continuing education. Health workers. Health managers.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
RIBEIRO, TATYANNE FERREIRA SALES. EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 16 de março de 2025

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1