Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
BUDISMO E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE SUPERAÇÃO AOS DESAFIOS DA SOCIEDADE PÓS-MODERNA

Autor(es):
PEREIRA, ANTONIO FRANCISCO GUERRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Esta pesquisa debruça-se sobre a temática Budismo e Educação no contexto da sociedade pósmoderna.
Delimitou-se como objetivo principal investigar a contribuição da educação budista
para a transformação dos sujeitos. A abordagem do estudo é de caráter qualitativo e
utilizamos como procedimento metodológico de investigação uma revisão de literatura.
Nossos interlocutores para o campo do Budismo foram, em especial, HUMPHREYS (1969),
CONZE (1973) e NINA (2004); na área da educação, ancoramos nosso trabalho nas ideias de
ROHDEN (2005) e, no que se refere à pós-modernidade, fundamentamos teoricamente nosso
estudo em BAUMAN (2001) e BERMAN (2007). Os resultados da pesquisa evidenciam a
possibilidade de a educação budista tornar-se uma resposta alternativa aos desafios da
sociedade pós-moderna, considerando que esta doutrina oriental tem um caráter compassivo,
tolerante e pacifista. Conclui-se, através desta pesquisa, que a educação budista é capaz de
contribuir para a transformação dos sujeitos, tornando-os agentes multiplicadores de uma
Cultura de Paz.
Palavras-chave: Budismo. Educação. Sociedade Pós-Moderna. Transformação Humana.

Abstract:
This research focuses on the theme of Buddhism and Education in the context of postmodern
society. The main objective was to investigate the contribution of Buddhist education to the
transformation of subjects. The approach of the study is qualitative and we used as a
methodological investigation procedure a literature review. Our interlocutors for the field of
Buddhism were in particular HUMPHREYS (1969), CONZE (1973) and NINA (2004); in the
area of education we anchored our work in the ideas of ROHDEN (2005) and with regard to
postmodernity we theoretically based our study on BAUMAN (2001) and BERMAN (2007).
The results of the research evidence the possibility that Buddhist education becomes an
alternative response to the challenges of postmodern society, considering that this eastern
doctrine has a compassionate, tolerant and pacifist character. It is concluded through this
research that Buddhist education is capable of contributing to the transformation of subjects,
making them multiplier agents of a Culture of Peace.
Keywords: Buddhism. Education.Postmodern Society.Human Transformation.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PEREIRA, ANTONIO FRANCISCO GUERRA. BUDISMO E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE SUPERAÇÃO AOS DESAFIOS DA SOCIEDADE PÓS-MODERNA. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1