POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA
MODALIDADE A DISTÂNCIA NO IFCE: DO PROJETADO AO REALIZADO
Autor(es):
FERREIRA, FLÁVIA DE CARVALHO
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) teve sua criação no ano de 1909 e a partir de então passou por sucessivas mudanças institucionais. Assim como a entidade se transformou, no decurso do tempo, também a sociedade mudou, sobretudo em virtude dos avanços tecnológicos e a Educação a Distância (EaD) passou a crescer no contexto educacional brasileiro. Em 2007, a instituição com a denominação de CEFET-CE, após a criação da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), passou a promover a Formação de Professores na Modalidade a Distância, ofertando o curso de Licenciatura em Matemática, sendo portanto esta Formação o objeto de investigação deste estudo. Esta pesquisa objetiva compreender esta Formação, no período de 2007 a 2017, evidenciando se o que foi proposto em seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) foi realizado, no que se refere aos aspectos: atuação do núcleo gestor, infraestrutura e capacitação de profissionais para atuar na EaD. A proposição desta pesquisa apresenta relevância de forma ampla, para o campo das Políticas Públicas e de modo particular, para as políticas de formação docente na modalidade a distância. Sobre a metodologia da pesquisa, esta se realiza segundo uma abordagem qualitativa, para tal, a estratégia metodológica é o estudo de caso. Empreende-se a pesquisa bibliográfica e documental. Os principais autores norteadores deste estudo são: Rua (2012), Secchi (2016), Souza (2006), Vieira e Farias (2011), Carvalho (1998), Saviani (2009), Santos e Campos (2016), e Sidou (1979), e os principais documentos são: Lei nº 9.394/96, Lei nº 10.172/2001, Lei nº 13.005/2014, Decreto nº 6.755/2009, Decreto nº 5.622/2005, Decreto nº 9.057/2017; além de documentos institucionais. Conclui-se que referente ao período que contempla a pesquisa, a atuação do núcleo gestor foi ativa, trabalhando no sentido de pensar e/ou planejar diversas ações que de fato se concretizaram, contudo, algumas não se efetivaram sobretudo por conta de contingenciamentos. No quesito infraestrutura diversas ações foram efetivadas, com o objetivo de melhorar o suporte à Educação a Distância. E no que se relaciona ao aspecto capacitação, os documentos perscrutados demonstram o importante quantitativo de profissionais formados para atuar na EaD, principalmente para a Licenciatura em Matemática na modalidade a distância. Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de Professores. IFCE. Planejamento. Políticas Públicas.
Abstract:
The Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Federal Institute of Education, Science, and Technology, also known as IFCE) was founded at 1909 and has passed throughout successive institutional changes. Along with the Institute development, the society also changed, mostly by virtue of the technological advances and the e-Learning grew amongst the Brazilian education. In 2007, the Institute that was known as CEFET-CE, after the foundation of the e-Learning Management, it has begun promoting the Teaching Training in the e-Learning Modality Courses, providing the Mathematics for Teaching Degree Course, with this being the subject of this study. This research aspires the understanding of this degree during 2007 and 2017, pointing out if the original proposal of its Pedagogical Project of the course (Projeto Pedagógico de Curso or PPC, in Brazil) was accomplished, in the subsequent aspects: the management organ actions, infrastructure, and professional capacitating to work with the e- Learning. This research proposal has wide relevance to the Public Policies field, and in particular, to the politics of Teaching Training in e-Learning. Concerning the research methodology, it uses a qualitative approach, in which the methodological strategy is the study of the case. Both bibliographical and documental types of research were used. The main authors of this case study are Rua (2012), Secchi (2016), Souza (2006), Vieira and Farias (2011), Carvalho (1998), Saviani (2009), Santos and Campos (2016), and Sidou (1979), and the principal documents are: Law nº 9.394/96, Law nº 10.172/2001, Law nº 13.005/2014, Decree nº 6.755/2009, Decree nº 5.622/2005, and Decree nº 9.057/2017; besides institutional documents. That being said, the research elucidates that the action of the management organ was operative, working with the idealization and planning of many actions, that indeed happened, although some these didn't due to external limitations. In the infrastructural scope, different actions were effective, having the support of e-Learning as a purpose. And in the Capacitating scope, the investigated documents demonstrate the number of graduated professionals that are able to work with e-Learning, principally in the Mathematics for Teaching Degree Courses in the e-Learning Modality. Keywords: e-Learning. Teaching Training. IFCE. Planning. Public Policies.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
FERREIRA, FLÁVIA DE CARVALHO. POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA
MODALIDADE A DISTÂNCIA NO IFCE: DO PROJETADO AO REALIZADO. 2019. 172 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
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