Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO IFCE: DO PROJETADO AO REALIZADO

Autor(es):
FERREIRA, FLÁVIA DE CARVALHO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) teve sua criação no ano
de 1909 e a partir de então passou por sucessivas mudanças institucionais. Assim como a
entidade se transformou, no decurso do tempo, também a sociedade mudou, sobretudo em
virtude dos avanços tecnológicos e a Educação a Distância (EaD) passou a crescer no contexto
educacional brasileiro. Em 2007, a instituição com a denominação de CEFET-CE, após a
criação da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), passou a promover a Formação de
Professores na Modalidade a Distância, ofertando o curso de Licenciatura em Matemática,
sendo portanto esta Formação o objeto de investigação deste estudo. Esta pesquisa objetiva
compreender esta Formação, no período de 2007 a 2017, evidenciando se o que foi proposto
em seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) foi realizado, no que se refere aos aspectos: atuação
do núcleo gestor, infraestrutura e capacitação de profissionais para atuar na EaD. A proposição
desta pesquisa apresenta relevância de forma ampla, para o campo das Políticas Públicas e de
modo particular, para as políticas de formação docente na modalidade a distância. Sobre a
metodologia da pesquisa, esta se realiza segundo uma abordagem qualitativa, para tal, a
estratégia metodológica é o estudo de caso. Empreende-se a pesquisa bibliográfica e
documental. Os principais autores norteadores deste estudo são: Rua (2012), Secchi (2016),
Souza (2006), Vieira e Farias (2011), Carvalho (1998), Saviani (2009), Santos e Campos
(2016), e Sidou (1979), e os principais documentos são: Lei nº 9.394/96, Lei nº 10.172/2001,
Lei nº 13.005/2014, Decreto nº 6.755/2009, Decreto nº 5.622/2005, Decreto nº 9.057/2017;
além de documentos institucionais. Conclui-se que referente ao período que contempla a
pesquisa, a atuação do núcleo gestor foi ativa, trabalhando no sentido de pensar e/ou planejar
diversas ações que de fato se concretizaram, contudo, algumas não se efetivaram sobretudo por
conta de contingenciamentos. No quesito infraestrutura diversas ações foram efetivadas, com o
objetivo de melhorar o suporte à Educação a Distância. E no que se relaciona ao aspecto
capacitação, os documentos perscrutados demonstram o importante quantitativo de
profissionais formados para atuar na EaD, principalmente para a Licenciatura em Matemática
na modalidade a distância.
Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de Professores. IFCE. Planejamento.
Políticas Públicas.

Abstract:
The Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Federal Institute of
Education, Science, and Technology, also known as IFCE) was founded at 1909 and has passed
throughout successive institutional changes. Along with the Institute development, the society
also changed, mostly by virtue of the technological advances and the e-Learning grew amongst
the Brazilian education. In 2007, the Institute that was known as CEFET-CE, after the
foundation of the e-Learning Management, it has begun promoting the Teaching Training in
the e-Learning Modality Courses, providing the Mathematics for Teaching Degree Course, with
this being the subject of this study. This research aspires the understanding of this degree during
2007 and 2017, pointing out if the original proposal of its Pedagogical Project of the course
(Projeto Pedagógico de Curso or PPC, in Brazil) was accomplished, in the subsequent aspects:
the management organ actions, infrastructure, and professional capacitating to work with the e-
Learning. This research proposal has wide relevance to the Public Policies field, and in
particular, to the politics of Teaching Training in e-Learning. Concerning the research
methodology, it uses a qualitative approach, in which the methodological strategy is the study
of the case. Both bibliographical and documental types of research were used. The main authors
of this case study are Rua (2012), Secchi (2016), Souza (2006), Vieira and Farias (2011),
Carvalho (1998), Saviani (2009), Santos and Campos (2016), and Sidou (1979), and the
principal documents are: Law nº 9.394/96, Law nº 10.172/2001, Law nº 13.005/2014, Decree
nº 6.755/2009, Decree nº 5.622/2005, and Decree nº 9.057/2017; besides institutional
documents. That being said, the research elucidates that the action of the management organ
was operative, working with the idealization and planning of many actions, that indeed
happened, although some these didn't due to external limitations. In the infrastructural scope,
different actions were effective, having the support of e-Learning as a purpose. And in the
Capacitating scope, the investigated documents demonstrate the number of graduated
professionals that are able to work with e-Learning, principally in the Mathematics for Teaching
Degree Courses in the e-Learning Modality.
Keywords: e-Learning. Teaching Training. IFCE. Planning. Public Policies.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FERREIRA, FLÁVIA DE CARVALHO. POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO IFCE: DO PROJETADO AO REALIZADO. 2019. 172 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1