AUDIODESCRIÇÃO DE PINTURAS REPRODUZIDAS NA PUBLICAÇÃO
“HISTÓRIA EM QUADRÕES: PINTURAS DE MAURÍCIO DE SOUSA”
Autor(es):
CARDOSO, EDUARDO
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Segundo dados recentes, cerca de 23,9% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, sendo a deficiência visual a que mais acomete os brasileiros, onde 5,3% são crianças de 0 a 14 anos. Neste cenário, a audiodescrição (AD), enquanto atividade de mediação linguística e recurso de acessibilidade, possibilita acesso ao público com deficiência visual por meio da informação sonora que transforma o visual em verbal, promovendo a inclusão cultural, social e escolar, podendo beneficiar também a outros públicos. Este estudo, enquanto pesquisa segundo uma abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso, buscou identificar de forma sistemática como analisar comparativamente roteiros de AD de imagem artística estática, original e paródia, reproduzidas na publicação ‘História em Quadrões: pinturas de Maurício de Sousa’, destinada ao público infatojuvenil. Para a análise do corpus linguístico tevese 03 roteiros da AD elaborados por diferentes roteiristas, desenvolvidos na disciplina Audiodescrição de Arte do ‘Curso de Especialização em Tradução Audiovisual Acessível: Audiodescrição’, da Universidade Estadual do Ceará. Para tanto, partiu-se do modelo sociossemiótico de Aderaldo (2014) com vistas a identificar como esta análise pode contribuir para a tarefa do tradutor em etapa posterior a elaboração do roteiro de audiodescrição. Após as análises realizadas, ficou comprovada a contribuição do modelo de Aderaldo (2014) enquanto instrumento para ‘além’ da leitura de imagens, não apenas orientando a leitura e interpretação da imagem, mas auxiliando também à elaboração de roteiros de audiodescrição de obras artísticas bidimensionais na fase de pós-roteirização. Palavras-chave: Audiodescrição. Deficiência visual. Imagens Estáticas. Público infantojuvenil.
Abstract:
According to recent data, about 23.9% of the Brazilian population has some kind of disability, and the visual impairment is the one that affects Brazilians the most, where 5.3% are children from 0 to 14 years old. In this scenario, audio description (AD), as a linguistic mediation activity and accessibility resource, allows access to the visually impaired public by means of sound information that transforms the visual into verbal, promoting cultural, social and school inclusion, and can also benefit other audiences. This study, as a research according to a qualitative approach from a case study, sought to identify in a systematic way how to analyze comparatively AD scripts of static artistic image, original and parody, reproduced in the publication 'Historia em Quadrões: pinturas de Maurício de Sousa’. For the analysis of the linguistic corpus, we had 03 AD scripts elaborated by different screenwriter, developed in the discipline Audio description of Art of the 'Specialization Course in Accessible Audiovisual Translation: Audio description', of the State University of Ceará. In order to do so, it was based on Aderaldo (2014) socio-semiotics model with the aim of identifying how this analysis can contribute to the task of the translator in a later stage of the audio description script. After the analyzes, the contribution of the Aderaldo (2014) model as an instrument for 'beyond' reading of images was verified, not only orienting the reading and interpretation of the image, but also helping to elaborate audio descripts scripts of twodimensional artistic works in the post-routing phase. Keywords: Audio description. Visual impairment. Static Images. Child and adolescent public.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
CARDOSO, EDUARDO. AUDIODESCRIÇÃO DE PINTURAS REPRODUZIDAS NA PUBLICAÇÃO
“HISTÓRIA EM QUADRÕES: PINTURAS DE MAURÍCIO DE SOUSA”. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 13 de maio de 2024
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