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Repositório Institucional - UECE
Título:
AUDIODESCRIÇÃO DE PINTURAS REPRODUZIDAS NA PUBLICAÇÃO “HISTÓRIA EM QUADRÕES: PINTURAS DE MAURÍCIO DE SOUSA”

Autor(es):
CARDOSO, EDUARDO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Segundo dados recentes, cerca de 23,9% da população brasileira possui algum tipo
de deficiência, sendo a deficiência visual a que mais acomete os brasileiros, onde
5,3% são crianças de 0 a 14 anos. Neste cenário, a audiodescrição (AD), enquanto
atividade de mediação linguística e recurso de acessibilidade, possibilita acesso ao
público com deficiência visual por meio da informação sonora que transforma o visual
em verbal, promovendo a inclusão cultural, social e escolar, podendo beneficiar
também a outros públicos. Este estudo, enquanto pesquisa segundo uma abordagem
qualitativa a partir de um estudo de caso, buscou identificar de forma sistemática como
analisar comparativamente roteiros de AD de imagem artística estática, original e
paródia, reproduzidas na publicação ‘História em Quadrões: pinturas de Maurício de
Sousa’, destinada ao público infatojuvenil. Para a análise do corpus linguístico tevese
03 roteiros da AD elaborados por diferentes roteiristas, desenvolvidos na disciplina
Audiodescrição de Arte do ‘Curso de Especialização em Tradução Audiovisual
Acessível: Audiodescrição’, da Universidade Estadual do Ceará. Para tanto, partiu-se
do modelo sociossemiótico de Aderaldo (2014) com vistas a identificar como esta
análise pode contribuir para a tarefa do tradutor em etapa posterior a elaboração do
roteiro de audiodescrição. Após as análises realizadas, ficou comprovada a
contribuição do modelo de Aderaldo (2014) enquanto instrumento para ‘além’ da
leitura de imagens, não apenas orientando a leitura e interpretação da imagem, mas
auxiliando também à elaboração de roteiros de audiodescrição de obras artísticas
bidimensionais na fase de pós-roteirização.
Palavras-chave: Audiodescrição. Deficiência visual. Imagens Estáticas. Público
infantojuvenil.

Abstract:
According to recent data, about 23.9% of the Brazilian population has some kind of
disability, and the visual impairment is the one that affects Brazilians the most, where
5.3% are children from 0 to 14 years old. In this scenario, audio description (AD), as a
linguistic mediation activity and accessibility resource, allows access to the visually
impaired public by means of sound information that transforms the visual into verbal,
promoting cultural, social and school inclusion, and can also benefit other audiences.
This study, as a research according to a qualitative approach from a case study, sought
to identify in a systematic way how to analyze comparatively AD scripts of static artistic
image, original and parody, reproduced in the publication 'Historia em Quadrões:
pinturas de Maurício de Sousa’. For the analysis of the linguistic corpus, we had 03
AD scripts elaborated by different screenwriter, developed in the discipline Audio
description of Art of the 'Specialization Course in Accessible Audiovisual Translation:
Audio description', of the State University of Ceará. In order to do so, it was based on
Aderaldo (2014) socio-semiotics model with the aim of identifying how this analysis
can contribute to the task of the translator in a later stage of the audio description script.
After the analyzes, the contribution of the Aderaldo (2014) model as an instrument for
'beyond' reading of images was verified, not only orienting the reading and
interpretation of the image, but also helping to elaborate audio descripts scripts of twodimensional
artistic works in the post-routing phase.
Keywords: Audio description. Visual impairment. Static Images. Child and
adolescent public.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
CARDOSO, EDUARDO. AUDIODESCRIÇÃO DE PINTURAS REPRODUZIDAS NA PUBLICAÇÃO “HISTÓRIA EM QUADRÕES: PINTURAS DE MAURÍCIO DE SOUSA”. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 13 de maio de 2024

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