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Repositório Institucional - UECE
Título:
A POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ PARA GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA

Autor(es):
SOUZA, HOMERO HENRIQUE DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Esta pesquisa tem como objeto a Política Pública de Educação do Estado do Ceará para as temáticas de gênero e sexualidade na escola. Essa política propõe o desenvolvimento de competências socioemocionais para a rede pública estadual de ensino, por meio de um trabalho transversal e interdisciplinar de sensibilização e formação de gestores, educadores e estudantes, a fim de contribuir para a constituição de um ambiente mais saudável, compreensivo e valorizador da diversidade humana. Questiona-se, todavia, como a política de governo do Estado do Ceará se desenvolve na prática para o trabalho educativo na perspectiva de gênero nas escolas. O objetivo geral desta dissertação é compreender a política educacional do governo do Estado do Ceará, na gestão Camilo Santana (2015-2018), desenvolvida pela subárea Educação, Gênero e Sexualidade da SEDUC. Metodologicamente, utilizou-se a abordagem qualitativa para o estudo de caso da Política Pública Educacional do Estado do Ceará, consoante às temáticas de gênero e sexualidade na escola, desde a coleta de dados abarcando documentos legais, instrumentos avaliativos oficiais - preenchidos por 488 professores e 415 gestores em formação - até entrevistas semiestruturadas - realizadas com vinte estudantes do ensino médio que participaram das ações formativas. Os resultados foram analisados por meio de categorização: Aspectos positivos percebidos; dificuldades e críticas; sugestões para a melhoria dos processos formativos; conhecimento sobre a política pública de educação do Ceará para gênero e sexualidade na escola; compreensão sobre os conceitos de gênero e sexualidade; participação em atividades formativas e a importância de todas essas ações para a continuação da política pública na próxima gestão governamental. Constatou-se que, apesar dos amparos legais em nível internacional, nacional e estadual, as discussões sobre gênero e sexualidade nas escolas cearenses não são prioritárias dentro da agenda governamental e o seu alcance é limitado, sobretudo por causa do seu caráter pontual, de pouca visibilidade e sem aportes financeiros. A política pública educacional do Ceará, ao criar uma subárea específica para tratar gênero e sexualidade, se mostra inovadora no Brasil e bastante relevante, especialmente diante de uma conjuntura nacional que propõe cercear tais discussões. Porém, tal iniciativa ainda é efetivada de maneira insipiente e desarticulada, o que não permite mudanças significativas nos paradigmas socioculturais preconceituosos. Na concepção dos professores e alunos, a política de formação nessas temáticas se mostrou importante e necessária, porém o atendimento às suas demandas escolares precisa ser expandido dentro dos projetos político-pedagógicos. Palavras-chave: Política educacional. Gênero. Sexualidade. Ceará.

Abstract:
This research has as object the Educational Public Policy of the state of Ceará for the themes of gender and sexuality in the school. This policy proposes the development of social-emotional competences for the state public school system through cross-disciplinary and cross-disciplinary work to sensitize and train managers, educators and students to contribute to the constitution of a healthier, more understanding and valuing environment of diversity human. It is questioned, however, how the policy of government of the State of Ceará develops in practice for educational work from a gender perspective in schools? The general objective of this research is to understand the educational policy of the government of the State of Ceará, in the management Camilo Santana (2015-2018), developed by the sub-area Education, Gender and Sexuality of Seduc. Methodologically, a qualitative approach was used to study the case of the Educational Public Policy of the state of Ceará according to the themes of gender and sexuality in the school, from data collection encompassing legal documents, official evaluation instruments - completed by teachers and managers in formation - and semi-structured interviews - carried out with twenty students who participated in the training actions. The results were analyzed through categorization: Positive aspects perceived, difficulties and criticisms, suggestions for the improvement of the formative processes, knowledge about the educational public policy of Ceará for gender and sexuality in the school, understanding about the concepts of gender and sexuality, participation in training activities of this policy and the importance of this policy and suggestions for the continuation of public policy in the next governmental management . It was found that despite the legal protections at international, national and state level, discussions on gender and sexuality in schools in Ceará are not a priority within the governmental agenda and their scope is limited mainly because of their punctual nature and without financial contributions. Ceará's educational public policy in creating a specific subarea for dealing with gender and sexuality is innovative in Brazil and quite relevant, especially in the face of a national context that proposes to curtail such discussions, but this initiative is still carried out in an insipient and disjointed manner, which does not allow to generate significant changes in prejudiced sociocultural paradigms. In the conception of teachers and students, the training policy in these themes proved important and necessary, but the attendance to their school demands need to be expanded within the political-pedagogical projects. Keywords: Educational politics. Genre. Sexuality. Ceará.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUZA, HOMERO HENRIQUE DE. A POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ PARA GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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