Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
HORTA ESCOLAR CONTRIBUINDO PARA A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

Autor(es):
REBOUÇAS, PATRÍCIA KELLEN DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A horta é um laboratório vivo disponível para a realização de diversas atividades didáticas dentro da escola. A sua instalação oferece diversas vantagens à comunidade escolar, como a abordagem de temas relacionados à educação ambiental e educação para a saúde, através dos aspectos nutricional e alimentar. Desse modo, o objetivo desse trabalho foi desenvolver uma horta escolar, a fim de possibilitar aos educandos reflexão, sensibilização, mudança de valores, hábitos e atitudes, incentivando a interação com a natureza e o meio ambiente, tornando o local uma área de ensino-aprendizagem para alunos e professores. A metodologia abordada foi uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, realizada em uma escola municipal na cidade de Russas, estado do Ceará. Os resultados mostraram que a horta proporcionou aos professores e alunos um local de ensino-aprendizagem diferente, desenvolvendo-se como recurso didático, aliando integração com a natureza e despertando interesse e participação dos alunos no manejo e desenvolvimento da horta, promovendo interação dos mesmos no projeto. Concluiu- se que horta escolar pode ser um aliado muito eficaz no processo de sensibilização dos alunos para as questões ambientais, bem como uma ferramenta de ensino que aborda todas as disciplinas e uma importante fonte de saúde, agregando mais qualidade à merenda escolar.
Palavras-chave: Educação ambiental. Horta Escolar. Sensibilização Ambiental.

Abstract:
The vegetable garden is a living laboratory available for carrying out various didactic activities within the school. Its installation offers several advantages to the school community, such as addressing issues related to environmental education and health education through nutritional and food aspects. In this way, the objective of this work was to develop a school garden, in order to enable students to reflect, sensitize, change values, habits and attitudes, encouraging interaction with nature and the environment, making the place an area of teaching- learning for students and teachers, emphasizing the importance of respect and care for the environment for the quality of life, also encouraging healthy and sustainable consumption through food produced improving the quality of school meals. The methodology was an action research with a qualitative approach, carried out in a municipal school in the city of Russas, state of Ceará. The results showed that the garden provided teachers and students with a different learning place, developing as a didactic resource, combining integration with nature and awakening interest and participation of students in management and development, promoting their interaction in the project. It is concluded that school garden can be a very effective ally in the process of sensitizing students to environmental issues, as well as a teaching tool that addresses all disciplines and an important source of health by adding more quality to school meals.
Keywords: Environmental Education. School Vegetable Garden. Environmental Awareness.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
REBOUÇAS, PATRÍCIA KELLEN DA SILVA. HORTA ESCOLAR CONTRIBUINDO PARA A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL. 2018. 37 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 14 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1