Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CURADORIA DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DESCRITIVA DO PROCESSO CURATORIAL DOS REPOSITÓRIOS AMBIENTE ATHENA, CURRÍCULO+ E MEC-RED À LUZ DA LINGUÍSTICA APLICADA

Autor(es):
SILVA, TÁLYSON MARQUES DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A curadoria é uma prática naturalmente interdisciplinar e de natureza polissêmica (SIEBRA; BORBA; MIRANDA, 2016), pois tem extrapolado os seus primeiros domínios e hoje é um fenômeno relacionado a práticas sociais situadas nas mais variadas áreas disciplinares. Recentemente, sob o escopo da Linguística Aplicada, Araújo (2019) tem empreendido essa discussão em função da necessidade de se investigar a curadoria de Recursos Educacionais Digitais de Língua Portuguesa. Atrelado a esse mesmo interesse, o objetivo deste trabalho é analisar o processo de curadoria dos Recursos Educacionais Digitais de Língua Portuguesa realizado nos repositórios Ambiente Athena, Currículo+ e MEC-RED quanto aos seus critérios didático-pedagógicos. Em termos metodológicos, esta pesquisa foi realizada em três etapas: 1) análise dos indícios de curadoria (abas informativas, metadados, RED de Língua Portuguesa); 2) aplicação de entrevista semiestruturada com sujeitos que trabalham nos repositórios; 3) descrição do processo curatorial dos repositórios investigados. Este trabalho ancora-se teoricamente na perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem Bakhtin (2000), na discussão de curadoria iniciada por Araújo (2017; 2019) e nas dimensões de avaliação sistematizadas por Hylén (2006). Para auxiliar a descrição do processo de curadoria dos repositórios, tomaram-se como parâmetro os estágios do ciclo de vida dos RED de Collis e Strijker (2004), reinterpretado e discutido por Cechinel (2014; 2017). Além disso, baseamo-nos nas considerações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que tange ao componente curricular de Língua Portuguesa. Os resultados demonstraram que a perspectiva de curadoria de Recursos Educacionais Digitais (RED) no contexto específico dos Repositórios Educacionais Digitais (RE) é um processo constituído de movimentos e de ações curatoriais que são realizados para avaliar a qualidade didático-pedagógica dos RED de Língua Portuguesa. A partir do cruzamento de dados, identificamos que os principais movimentos curatoriais realizados nos RE são: i) seleção ii) avaliação iii) contextualização do conteúdo didático pedagógico do RED; iv) descrição dos metadados; v) oferta; vi) busca e vii) reavaliação. Os resultados apontam que os repositórios Ambiente Athena e Currículo+ têm como parâmetro de curadoria documentos legais que orientam o ensino de Língua Portuguesa no Brasil. O MEC-RED realizou curadoria com base em critérios técnicos e uma curadoria de confiança. Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa. Curadoria. Recursos Educacionais Digitais. Repositórios Educacionais Digitais.

Abstract:
Curation is a naturally interdisciplinary polysemic practice (SIEBRA; BORBA; MIRANDA, 2016), since it has extrapolated its first domains and today it is a phenomenon related to social practices situated in the most varied disciplinary fields. Recently, under the scope of Applied Linguistics, Araújo (2019) has undertaken this discussion due to the need to investigate the curating of Digital Educational Resources (DER) of Portuguese Language. Sharing the same interest, the objective of this study is to analyze the curation process of the Digital Language Resources of Portuguese Language carried out in the repositories Ambiente Athena, Currículo + and MEC-RED regarding their didactic-pedagogical criteria. In methodological terms, this research was conducted in three stages: 1) analysis of the indications of curation (information sheets, metadata, DER of Portuguese Language); 2) application of interviews with subjects who work in the repositories; 3) description of the curatorial process of the researched repositories. This work is theoretically anchored in Bakhtin's enunciative-discursive language perspective (2000), in the curatorial discussion initiated by Araújo (2017, 2019) and in the evaluation dimensions systematized by Hylén (2006). In order to assist in the description of the repository curation process, we took as parameters DER life cycle stages by Collis and Strijker (2004), reinterpreted and discussed by Cechinel (2014; 2017). In addition, we considered the theoretical-methodological assumptions presented in the National Curricular Parameters (PCN) and the National Curricular Common Base (BNCC), both related to the Portuguese Language. The results showed that the perspective of curation of Digital Educational Resources in the specific context of Digital Educational Repositories (ER) is a process constituted of movements and curatorial actions which are carried out to value the didactic-pedagogical quality of the DER of Portuguese Language. From the data crossing, it was identified that the main curatorial movements performed in ER are: i) selection; ii) evaluation; iii) contextualization of the didactic-pedagogical content of DER; iv) description of the metadata; v) supply; vi) search and vii) re-evaluation. The results indicate that the Ambiente Athena and Curriculum+ repositories have as curation parameters the legal documents that guide Portuguese Language teaching in Brazil. MEC-RED performed a curation based on technical criteria, in addition to a reliable one.
Keywords: Portuguese Language Teaching. Curation. Digital Educational Resources. Digital Educational Repositories.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, TÁLYSON MARQUES DA. CURADORIA DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DESCRITIVA DO PROCESSO CURATORIAL DOS REPOSITÓRIOS AMBIENTE ATHENA, CURRÍCULO+ E MEC-RED À LUZ DA LINGUÍSTICA APLICADA. 2019. 181 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1