O estudo refere-se a uma investigação realizada em uma escola da rede municipal
de Juazeiro do Norte, Ceará, no ano de 2018, o qual busca identificar se as políticas
culturais implementadas pela Secretaria de Cultura juazeirense estão sendo
desenvolvidas nessa instituição escolar. De abordagem qualitativa e com base no
estudo bibliográfico e documental, a pesquisa constitui-se num estudo de caso
único, tendo como sujeitos os professores de História, Geografia e Estudos
Regionais do 6º ao 8º ano, o núcleo gestor da escola e a secretária de educação do
município. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e análise de documentos,
entre eles, o Plano Municipal de Cultura e o Projeto Político – Pedagógico (PPP) da
escola. Diante das observações feitas in loco e nas falas dos respondentes da
investigação, constatou-se que,embora a escola tenha entrado para o rol das
chamadas “escolas integradoras”, a maioria dos professores entrevistados
responderam que não sabem os critérios pontuados pela secretaria de educação do
município para que a escola investigada se enquadrasse nessa política pública.Em
relação às atividades, ações ou projetos desenvolvidos na escola investigada no
campo da cultura juazeirense em 2018, somente dois projetos foram desenvolvidos:
o “São João integrador” e o “Folclore das Regiões do Brasil. Além disso, constatouse
que a cultura local é trabalhada em sala de aula, no entanto, de forma pontual,
em datas específicas. Quanto à interdisciplinaridade entre as áreas de
conhecimento, sobretudo História, Geografia e Artes, mesmo que seja ressaltada no
PPP da escola, não acontece com propriedade na prática.Os professores, em sua
grande maioria, atribuem ao professor de Estudos Regionais a tarefa de ministrar os
conteúdos programáticos ligados ao campo da cultura local, contrariando o que
preleciona a Lei de diretrizes e bases da Educação (9394/96).Já em relação ao
desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura, este não parece ser de
conhecimento dos membros da comunidade escolar, nem tampouco dialoga com o
PPP da escola, não deixando claro a relação de proximidade, de interação e de
direcionamento para as manifestações culturais do município, embora traga em sua
proposta curricular temáticas que versem sobre cultura. Constatou-se que o PPP
não teve no ato de sua elaboração a participação dos diversos segmentos que
fazem parte da escola e em especial os professores, que afirmaram, em sua maioria,
não terem acesso ou conhecimento sobre o documento.A cultura, embora esteja
presente no PPP, é descrita de forma abrangente, geral, não há um direcionamento
para as manifestações culturais juazeirense, como a capoeira, o reisado, o
artesanato, a xilogravura, as romarias, entre outras.Sobre os planejamentos ou
coletivo de professores da escola, foi averiguado que acontecem semanalmente, por
área de conhecimento; já as formações ofertadas pelo município aos professores,
não são continuadas, pois acontecem mensalmente, bimestralmente, e, na fala de
alguns respondentes, semestralmente. Portanto, urge a necessidade de um diálogo
mais consistente entre as pastas da educação e cultura e, concomitante a isso, a
implementação de uma política pública mais eficaz e contínua, no intuito de
promover uma interface maior entre educação e cultura, assegurando assim aos
munícipes juazeirenses, o conhecimento e a valorização das manifestações culturais
presentes no município pesquisado.
Palavras- chave: Políticas culturais. Educação. Práticas pedagógicas.