Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICAS CULTURAIS E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE – CE

Autor(es):
CORDEIRO, ELIETE DE CASTRO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O estudo refere-se a uma investigação realizada em uma escola da rede municipal
de Juazeiro do Norte, Ceará, no ano de 2018, o qual busca identificar se as políticas
culturais implementadas pela Secretaria de Cultura juazeirense estão sendo
desenvolvidas nessa instituição escolar. De abordagem qualitativa e com base no
estudo bibliográfico e documental, a pesquisa constitui-se num estudo de caso
único, tendo como sujeitos os professores de História, Geografia e Estudos
Regionais do 6º ao 8º ano, o núcleo gestor da escola e a secretária de educação do
município. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e análise de documentos,
entre eles, o Plano Municipal de Cultura e o Projeto Político – Pedagógico (PPP) da
escola. Diante das observações feitas in loco e nas falas dos respondentes da
investigação, constatou-se que,embora a escola tenha entrado para o rol das
chamadas “escolas integradoras”, a maioria dos professores entrevistados
responderam que não sabem os critérios pontuados pela secretaria de educação do
município para que a escola investigada se enquadrasse nessa política pública.Em
relação às atividades, ações ou projetos desenvolvidos na escola investigada no
campo da cultura juazeirense em 2018, somente dois projetos foram desenvolvidos:
o “São João integrador” e o “Folclore das Regiões do Brasil. Além disso, constatouse
que a cultura local é trabalhada em sala de aula, no entanto, de forma pontual,
em datas específicas. Quanto à interdisciplinaridade entre as áreas de
conhecimento, sobretudo História, Geografia e Artes, mesmo que seja ressaltada no
PPP da escola, não acontece com propriedade na prática.Os professores, em sua
grande maioria, atribuem ao professor de Estudos Regionais a tarefa de ministrar os
conteúdos programáticos ligados ao campo da cultura local, contrariando o que
preleciona a Lei de diretrizes e bases da Educação (9394/96).Já em relação ao
desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura, este não parece ser de
conhecimento dos membros da comunidade escolar, nem tampouco dialoga com o
PPP da escola, não deixando claro a relação de proximidade, de interação e de
direcionamento para as manifestações culturais do município, embora traga em sua
proposta curricular temáticas que versem sobre cultura. Constatou-se que o PPP
não teve no ato de sua elaboração a participação dos diversos segmentos que
fazem parte da escola e em especial os professores, que afirmaram, em sua maioria,
não terem acesso ou conhecimento sobre o documento.A cultura, embora esteja
presente no PPP, é descrita de forma abrangente, geral, não há um direcionamento
para as manifestações culturais juazeirense, como a capoeira, o reisado, o
artesanato, a xilogravura, as romarias, entre outras.Sobre os planejamentos ou
coletivo de professores da escola, foi averiguado que acontecem semanalmente, por
área de conhecimento; já as formações ofertadas pelo município aos professores,
não são continuadas, pois acontecem mensalmente, bimestralmente, e, na fala de
alguns respondentes, semestralmente. Portanto, urge a necessidade de um diálogo
mais consistente entre as pastas da educação e cultura e, concomitante a isso, a
implementação de uma política pública mais eficaz e contínua, no intuito de
promover uma interface maior entre educação e cultura, assegurando assim aos
munícipes juazeirenses, o conhecimento e a valorização das manifestações culturais
presentes no município pesquisado.
Palavras- chave: Políticas culturais. Educação. Práticas pedagógicas.

Abstract:
The study refers to an investigation carried out in a school in the Juazeiro do Norte
municipal network, Ceará, in the year 2018, which seeks to identify if the cultural
policies implemented by the Juazeiro Culture Department are being developed in this
school institution. With a qualitative approach and based on a bibliographical and
documentary study, the research is a unique case study, with subjects such as
History, Geography and Regional Studies teachers from the 6th to the 8th year, the
school management nucleus and the secretary of education of the municipality. Semi
- structured interviews and document analysis were used, among them the Municipal
Cultural Plan and the School 's Political and Pedagogical Project (PPP). Given the
observations made locally and in the speeches of the research respondents, it was
found that, although the school has entered into the role of the so-called "integrating
schools", most teachers interviewed answered that they do not know the criteria
punctuated by the education department of the municipality in order to have the
school investigated fall within this public policy. In relation to the activities, actions or
projects developed in the school investigated in the field of the culture of Juárez in
2018, only two projects were developed: "São João integraador" and "Folklore
Regions of Brazil. In addition, it was found that the local culture is worked in the
classroom, however, in a timely manner, on specific dates. As for the
interdisciplinarity between the areas of knowledge, especially History, Geography and
Arts, even if it is emphasized in the PPP of the school, it does not happen with
property in practice. The teachers, for the most part, attribute to the teacher of
Regional Studies the task of ministering (9394/96). Concerning the development of
the Municipal Plan of Culture, this does not seem to be known to the members of the
school community , nor does it dialogue with the PPP of the school, not making clear
the relation of proximity, interaction and direction to the cultural manifestations of the
municipality, although it brings in its curricular proposal thematic ones that deal with
culture. It was found that the PPP did not have the participation of the various
segments that are part of the school, especially the teachers, who stated, for the
most part, that they did not have access or knowledge about the document. present
in the PPP, is described in a comprehensive, general, there is no direction for the
cultural manifestations of Juárez, such as capoeira, reisado, handicrafts, woodcuts,
pilgrimages, among others. On the plans or collective of teachers of the school , it
was ascertained that they happen weekly, by area of knowledge; already the courses
offered by the municipality to the teachers, are not continued, since they happen
monthly, bimonthly, and, in the speech of some respondents, half-yearly. There is
therefore a need for a more consistent dialogue between education and culture
folders and, at the same time, the implementation of a more effective and continuous
public policy, in order to promote a greater interface between education and culture,
thus ensuring that citizens juazeirenses, the knowledge and the valorization of the
cultural manifestations present in the municipality researched.
Keywords:Cultural policies. Education. Pedagogicalpractices.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CORDEIRO, ELIETE DE CASTRO. POLÍTICAS CULTURAIS E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE – CE. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1