Na sociedade contemporânea, os alunos em cumprimentos de medidas socioeducativas têm
sido uma realidade no Brasil. Existe uma rede de garantias de direitos conquistada através do
Estatuto da Criança e do adolescente – ECA e amparada pela lei Federal nº 8069/90, que visa
a recuperação e acompanhamento desses jovens. No entanto, essas políticas não são postas em
prática como deveriam. Por isso, temos como objetivo neste trabalho identificar os alunos da
escola de Ensino Médio Professor Jáder Moreira de Carvalhoque nos anos de 2015 a 2016
responderam a medidas socioeducativas, analisando o que pensam sobre e escola e as relações
entre esses alunos, suas famílias e a escola. A metodologia é uma pesquisa descritiva e
exploratória com abordagem qualitativa, sendo o estudo de caso o procedimento técnico
utilizado, cuja fonte de informação foi a pesquisa de campo. Quanto às técnicas utilizadas,
foram realizadas entrevistas de natureza semiestruturada, com os atores envolvidos - alunos,
pais e profissionais da escola - visando compreender o papel dos sujeitos na interação social.
Concluiu-se que a escola em estudo, sem a parceria da rede garantias de direitos de crianças e
adolescentes não tem sido eficaz na reinserção na sociedade dos adolescentes que cometeram
atos infracionais, sendo necessário maiores investimentos e maior capacitação dos
profissionais para lidarem com essa realidade, além disso, percebeu-se que o sistema de
garantias de direitos não tem sido eficiente no acompanhamento dos adolescentes que
cometem atos infracionais, sendo o relacionamento positivo entre ele, a escola e a família de
fundamental importância para a recuperação do adolescente.
Palavras-chave: Adolescentes. Medidas Socioeducativas. Escola.