Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ALUNOS EM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

Autor(es):
QUEIROZ, MARIA DE CASTRO DAMÁZIO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Na sociedade contemporânea, os alunos em cumprimentos de medidas socioeducativas têm
sido uma realidade no Brasil. Existe uma rede de garantias de direitos conquistada através do
Estatuto da Criança e do adolescente – ECA e amparada pela lei Federal nº 8069/90, que visa
a recuperação e acompanhamento desses jovens. No entanto, essas políticas não são postas em
prática como deveriam. Por isso, temos como objetivo neste trabalho identificar os alunos da
escola de Ensino Médio Professor Jáder Moreira de Carvalhoque nos anos de 2015 a 2016
responderam a medidas socioeducativas, analisando o que pensam sobre e escola e as relações
entre esses alunos, suas famílias e a escola. A metodologia é uma pesquisa descritiva e
exploratória com abordagem qualitativa, sendo o estudo de caso o procedimento técnico
utilizado, cuja fonte de informação foi a pesquisa de campo. Quanto às técnicas utilizadas,
foram realizadas entrevistas de natureza semiestruturada, com os atores envolvidos - alunos,
pais e profissionais da escola - visando compreender o papel dos sujeitos na interação social.
Concluiu-se que a escola em estudo, sem a parceria da rede garantias de direitos de crianças e
adolescentes não tem sido eficaz na reinserção na sociedade dos adolescentes que cometeram
atos infracionais, sendo necessário maiores investimentos e maior capacitação dos
profissionais para lidarem com essa realidade, além disso, percebeu-se que o sistema de
garantias de direitos não tem sido eficiente no acompanhamento dos adolescentes que
cometem atos infracionais, sendo o relacionamento positivo entre ele, a escola e a família de
fundamental importância para a recuperação do adolescente.
Palavras-chave: Adolescentes. Medidas Socioeducativas. Escola.

Abstract:
The students in compliance with socio-educational measures have been a reality in Brazil.
Nowadays, there is a guarantee network supported by Federal Law No. 8069/90, which aims
at the recovery and follow-up of these young people. However, these policies are not put into
practice as they should. The objective of this work is to identify the students of the High
School Professor Jaime Moreira de Carvalho who in the years from 2015 to 2016 complied
with socio-educational measures, analyzing what they think about the school and their
relations with another students, their families and the school. The methodology is a
descriptive and exploratory research with qualitative approach, being the case study the
technical procedure, whose source of information was the field research. As for the techniques
used, semi-structured interviews were conducted with the actors involved - students, parents
and school professionals - with a view to understanding the role of subjects in social
interaction. It was concluded that the school under study, without the partnership of the rights
guarantees network of children and adolescents, has not been effective in reinserting in
society adolescents who committed infractions, requiring greater investments and more
training of professionals to deal with this reality, in addition, it was noticed that the rights
guarantee network has not been efficient in the follow-up of the adolescents who committed
infractions, being the positive relationship between him, the school and the family of
fundamental importance to the adolescent's recovery.
Keywords: Adolescents. Socio-educational Measures and School

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
QUEIROZ, MARIA DE CASTRO DAMÁZIO. ALUNOS EM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1