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Repositório Institucional - UECE
Título:
IMPLEMENTAÇÃO DO AUTOCUIDADO APOIADO PARA SUJEITOS COM SEQUELAS PELA HANSENÍASE: UMA PESQUISA-AÇÃO

Autor(es):
COSTA, RAYLA MARIA PONTES GUIMARÃES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A hanseníase é um problema de saúde pública relevante, já que leva a incapacidades e deformidades físicas, afetando sobremaneira a qualidade de vida das pessoas. Assim, o estudo teve como objetivo implementar o autocuidado apoiado para os sujeitos com sequelas pela hanseníase. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação realizada por meio da formação de grupo como estratégia para a implementação do autocuidado apoiado. A pesquisa foi realizada no Hospital Colônia do Carpina em Parnaíba-PI. A coleta de dados se deu em duas etapas. A primeira consistiu em entrevistas e a segunda em sessões grupais, onde realizou-se o ensino de habilidades para o autocuidado. Participaram da entrevista 12 usuários e 15 profissionais de saúde: seis técnicas de enfermagem e nove profissionais de nível superior. Nas sessões grupais, participaram 16 usuários e seis técnicas de enfermagem. Utilizou-se para entrevista um roteiro semiestruturado com perguntas abertas. As informações oriundas das entrevistas, bem como dos grupos, foram analisados pelo software Iramuteq, que permite análises qualitativas de textos usando a lexicografia. Os resultados das entrevistas com os profissionais mostraram que o autocuidado é visto numa dimensão que abrange os aspectos físico, mental e espiritual do ser humano, não sendo abordada a dimensão social. Quanto às facilidades e dificuldades encontradas na prática profissional para apoiar o autocuidado, ressaltou-se como facilidade a existência de uma equipe multidisciplinar, que permite troca de informações e, como dificuldade, a resistência dos usuários em aceitar as orientações e em participar das atividades propostas pela equipe. Nos resultados da entrevista com os usuários, constatou-se que o autocuidado é compreendido como os cuidados da higiene corporal e oral, perspectiva limitada pelo baixo letramento funcional em saúde apresentado por eles e, como dificuldades nas atividades da vida diária, salientaram as sequelas deixadas pela hanseníase, que atingiram mãos, braços, pernas e pés, impossibilitando-os de desfrutarem a vida em sua totalidade. Com base nos dados das entrevistas iniciou-se os processos grupais de implementação do autocuidado apoiado para informar aos participantes acerca das condições crônicas. O grupo com as técnicas de enfermagem mostrou-se relevante para o desenvolvimento de habilidades de apoio ao autocuidado, alcançando os objetivos iniciais de apoio e aprendizagem, em que os resultados se apresentaram em seis classes: plano de autocuidado apoiado na técnica dos cinco A’s, motivação para mudança, hanseníase, avaliação do grupo, metas e objetivos de vida, e tomada de decisão. O grupo com os usuários propôs a aprendizagem e motivação para mudança de comportamento, em que os resultados foram mostrados em seis classes: adquirir informações sobre a hanseníase, viver com as sequelas da hanseníase, relatar a vivência com a hanseníase, avaliar o grupo, buscar motivação para mudança e tomada de decisão, e aprender sobre o autocuidado apoiado. Pôde-se implementar as ações de autocuidado apoiado baseado na técnica dos cinco A’s, onde o profissional avalia, aconselha, pactua um plano de autocuidado, assiste e acompanha os usuários em suas demandas crônicas. Concluiu-se que o plano de autocuidado deve ser construído de modo personalizado, em uma parceria profissional-usuário. Após a pactuação do plano, o mesmo deve ser acompanhado periodicamente a fim de dar suporte ao alcance das metas pactuadas e identificação de necessidade de novas pactuações. Como contribuição da pesquisa-ação, elaborou-se dois flyers, um para os profissionais e outro para os usuários, que contém informações educativas acerca do autocuidado apoiado.
Palavras-chave: Autocuidado. Pessoas com deficiências. Hanseníase.

Abstract:
Leprosy is a relevant public health problem, as it leads to disabilities and physical deformities, greatly affecting people's quality of life. Thus, the objective of the study was to implement self-care support for the subjects with sequelae by leprosy. This was a qualitative research-action research carried out through group formation as a strategy for the implementation of supported self-care. The research was carried out at the Hospital Colônia do Carpina in Parnaíba-PI. Data collection took place in two stages. The first one consisted of interviews and the second in group sessions, where the teaching of self-care skills was carried out. Twelve users and 15 health professionals participated in the interview: six nursing techniques and nine professionals of higher education. In the group sessions, 16 users and six nursing techniques participated. A semi-structured script with open questions was used for interview. The information from the interviews, as well as from the groups, was analyzed by Iramuteq software, which allows qualitative analysis of texts using lexicography. The results of the interviews with the professionals showed that the self-care is seen in a dimension that covers the physical, mental and spiritual aspects of the human being, not being addressed the social dimension. As for the facilities and difficulties found in professional practice to support self-care, it was pointed out how easy the existence of a multidisciplinary team, which allows information exchange and, as a difficulty, the resistance of users to accept the guidelines and participate in the proposed activities for the team. In the results of the interview with the users, it was verified that self-care is understood as the care of body and oral hygiene, a perspective limited by the low functional health literacy presented by them and, as difficulties in the activities of daily life, stressed the sequelae left by leprosy, which reached hands, arms, legs and feet, making it impossible for them to enjoy life in its totality. Based on the data from the interviews, the group self-care implementation processes supported the participants began to inform the participants about the chronic conditions. The group with nursing techniques proved to be relevant for the development of self-care support skills, reaching the initial objectives of support and learning, in which the results were presented in six classes: a self-care plan based on the five A's technique, motivation for change, leprosy, group assessment, life goals and objectives, and decision making. The group with the users proposed the learning and motivation to change behavior, in which the results were shown in six classes: to acquire information about leprosy, to live with the sequelae of leprosy, to report the experience with leprosy, to evaluate the group, to search motivation for change and decision making, and learning about supported self-care. It was possible to implement the actions of self-care supported based on the technique of the five A's, where the professional evaluates, advises, pacts a plan of self-care, assists and accompanies the users in their chronic demands. It was concluded that the self-care plan should be built in a personalized way, in a professional-user partnership. Once the plan is agreed, it must be monitored periodically to support the achievement of the agreed goals and identify the need for new agreements. As a contribution of the action research, two flyers were developed, one for professionals and another for users, which contains educational information about supported self-care.
Descriptors: Self-care. Disabled Persons. Leprosy.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
COSTA, RAYLA MARIA PONTES GUIMARÃES. IMPLEMENTAÇÃO DO AUTOCUIDADO APOIADO PARA SUJEITOS COM SEQUELAS PELA HANSENÍASE: UMA PESQUISA-AÇÃO. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

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