Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A INFLUÊNCIA SOCIAL DE INTEGRANTES DE UM PROJETO DE DANÇA NA PERIFERIA DE FORTALEZA-CE

Autor(es):
VIEIRA, BEATRIZ ARAGÃO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Entender como a dança por meio de um projeto social promove mudanças nas vidas de seus integrantes na periferia é o principal intuito desta pesquisa, pois a desmitificação sobre as condições desses projetos e suas consquistas ainda são desconhecidas por grande parte das pessoas. No entanto, a dança possui um grande potêncial educativo, social, artístico e cultural se tornando elemento crucial nas escolas e nas comunidades, onde as manifestações rítmicas são parte de suas atividades diárias de lazer e atividade física. Esta pesquisa quantitativa teve seus dados obtidos por meio de um questionário aplicado aos integrantes do corpo de baile do Instituto Katiana Pena no bairro Bom Jardim em Fortaleza. As concepções expressadas foram relacionadas aos preceitos teóricos da importância da dança na comunidade, baseado em diversas referências que embasaram as relações entre a dança e sua influência na vida desses praticantes, dentre os autores estão Barcellos (2013), Cunha (2007), Bourcier (2001), Oliveira (2004), Vargas (2007), Laban (1990). O estudo e a pesquisa destes autores, juntamente à análise dos discursos dos integrantes entrevistados, nos proporcionaram um maior entendimento no que se diz respeito a influência do projeto de dança na vida deles, como elemento educativo e transformador, uma vez que partimos do contexto da cultura da periferia e dos significados atribuídos pelos participantes a esta realidade.
Palavras Chave: Dança. Saúde. Cultura. Projeto social.

Abstract:
Understanding how dance through a social project promotes changes in the lives of its members in the periphery is the main purpose of this research, since the demystification about the conditions of these projects and their achievements are still unknown by most people. However, dance has a great educational, social, artistic and cultural potential becoming a crucial element in schools and communities, where rhythmic manifestations are part of their daily activities of leisure and physical activity. This qualitative research had its data obtained through an interview with the members of the dance body of the Katiana Pena Institute in the Bom Jardim neighborhood in Fortaleza and questionnaires applied to them. The conceptions expressed were related to the theoretical precepts of the importance of dance in the community, based on several references that supported the relations between dance and its influence on the life of these practitioners. Among the authors are Barcellos (2013), Cunha (2007), Bourcier (2001), Oliveira (2004), Vargas (2007), Laban (1990). The study and research of these authors, together with the analysis of the speeches of the interviewed members, provided us with a better understanding of the influence of the dance project on their lives, as an educational and transformative element, once we start from the context of culture of the periphery and the meanings attributed by the participants to this reality.
Keywords: Dance. Health. Culture. Social project.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
VIEIRA, BEATRIZ ARAGÃO. A INFLUÊNCIA SOCIAL DE INTEGRANTES DE UM PROJETO DE DANÇA NA PERIFERIA DE FORTALEZA-CE. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2017) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1