Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
INFLUÊNCIA DAS GREVES SOBRE O DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO

Autor(es):
ARAÚJO, ANDRESSA AGUIAR

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
O texto apresenta os resultados de uma pesquisa que possui como objetivo compreender a Psicodinâmica do Trabalho (PDT) docente no contexto de greves em Instituições de Ensino Superior (IES). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Para sua operacionalização, utilizou-se uma estrutura de tópicos-guia e elemento-estímulo. Foram entrevistados cinco profissionais docentes; entre eles estavam dois professores gestores e três professores não-gestores. Após a transcrição e imersão nas falas, as mesmas foram categorizadas utilizando-se a técnica da Análise dos Núcleos de Sentido (ANS). Identificaram-se seis temas principais: i) Representações sobre trabalho docente; ii) Representações sobre discente; iii) Dificuldades; iv) [Opiniões sobre] greve; v) Entre sobrecarga psíquica & prazer; vi) Adoecimento. Da análise e discussão das narrativas, conclui-se que o grupo de profissionais entrevistado elabora discursivamente os impactos das greves nas suas vivências profissionais os associando com as dificuldades das instituições em que trabalham, as preocupações com os problemas de aprendizado dos alunos, a sobrecarga psíquica e ao adoecimento.
Palavras-chave: Docente. Greve. Psicodinâmica do trabalho.

Abstract:
The text treats the results of a research that has as its objective the Work Psychodynamics (PDT) in the context of strikes in Institutions of Higher Education (IES). Methodologically, this is a qualitative research that uses a semi-structured interview as a data collection technique. For its operation, use an outline-guide and element stimulus. Five teachers were interviewed; Among them, two teacher-managers and three non-manager teachers. After a transcription and immersion in the speech, as it were, use the technique of Analysis of Nuclei Sense (ANS). Six main themes were identified: i) Representations on teaching work; ii) Representations about student; iii) Difficulties; iv) [Opinions on] strike; v) Between psychic overload & pleasure; vi) Deterioration. From the analysis and discussion of the narratives, it is concluded that the group of professionals interviewed, discursively elaborates the impacts of strikes on their professional experiences associating them with the difficulties of the institutions in which they work, the preoccupations with the students’ learning problems, the psychic overload and illness.
Keywords: Teacher. Strike. Psychodynamic of Work

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
ARAÚJO, ANDRESSA AGUIAR. INFLUÊNCIA DAS GREVES SOBRE O DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2017) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1