Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UM ESTUDO DE CASO NA EEFM JOÃO MATTOS

Autor(es):
GONÇALVES, GECILVONE PASSOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A presente dissertação, desenvolvida a partir do campo de estudo de Planejamento e Políticas Públicas, tem como objetivo compreender o processo de implementação da política de Desenvolvimento das Competências Socioemocionais (2018), promovida pela Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC) nos currículos das escolas públicas. Para tanto, há uma abordagem relevante de dois processos ocorridos na rede pública do Estado, que se tornaram basilares para a referida política: a Reorganização Curricular do Ensino Médio (2012) e a implantação das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs), iniciada em 2016, os quais adotaram tecnologias educacionais inovadoras, como o Programa Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) e fortaleceram outras, como o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), que, hoje, converteram-se no cerne da política em estudo. No campo metodológico, utilizou-se a abordagem qualitativa, empregando-se o método de estudo de caso, valendo-se ainda da pesquisa bibliográfica e documental para embasamento teórico e exploração do tema. O lócus de análise é a Escola de Ensino Fundamental e Médio João Mattos, localizada em Fortaleza, no Bairro Montese. Foram elencados quatro sujeitos de pesquisa, sendo duas professoras de NTPPS, um Coordenador Escolar e um técnico da SEDUC. Os dados obtidos com esses instrumentos foram analisados a partir do referencial teórico trazido nos estudos de Secchi (2013), Rua (2012), Hogwood e Gunn (1984), Lindblom (1959), além de outros autores que abordam a etapa de implementação de políticas públicas. A pesquisa de campo nos apontou que, diante das análises realizadas nas diretrizes da política e do que a comunidade escolar vivencia, a etapa de implementação ocorreu de forma consistente. Porém, por ser uma política pública recente, muitas ações ainda devem ser realinhadas e fortalecidas promovendo a efetiva educação integral do estudante. Palavras-chave: Implementação de Políticas Públicas. Competências Socioemocionais. Reorganização Curricular. Educação Integral.

Abstract:
The present dissertation, developed from the field of Planning and Public Policies, aims to understand the process of implementation of the Socioemotional Skills Development (2018) policy, promoted by the Secretariat of Education of Ceará (SEDUC) in the curricular of schools public policies. In order to do so, there is a relevant approach for two processes that have taken place in the State's public network, which have become the basis for this policy: the Curricular Reorganization of Secondary Education (2012) and the implementation of Secondary Schools in Integral Time (EEMTIs) , which began in 2016, which adopted innovative educational technologies, such as the Core Work, Research and Social Practices Program (NTPPS) and strengthened others, such as the Professor Project Director of Classes (PPDT), which today became the basis for the policy under study. In the methodological field, the qualitative approach was used, using the case study method, using bibliographical and documentary research for theoretical foundation and exploration of the theme. The locus of analysis is João Mattos Elementary and Middle School, located in Fortaleza, in the Montese neighborhood. Four research subjects were enrolled, being two NTPPS teachers, one School Coordinator and one SEDUC technician. The data obtained with these instruments were analyzed using the theoretical framework of the studies of Secchi (2013), Rua (2012), Hogwood and Gunn (1984), Lindblom (1959), and other authors that address the implementation stage of public policy. Field research has pointed out that, given the analyzes carried out in the policy guidelines and what the school community experiences, the implementation stage occurred consistently. However, because it is a recent public policy, many actions still need to be realigned and strengthened, promoting the effective integral education of the student. Keywords: Public Policy Implementation. Socioemotional Competences. Curricular Reorganization. Integral Education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
GONÇALVES, GECILVONE PASSOS. IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UM ESTUDO DE CASO NA EEFM JOÃO MATTOS. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1