Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CONSTRUÇÃO DE UM CURSO DE EMERGÊNCIAS MÉDICAS NA MODALIDADE À DISTÂNCIA PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE

Autor(es):
MAIA, RICARDO HÉLIO CHAVES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Os profissionais que atuam em cidades interioranas como Limoeiro do Norte, no estado do Ceará, enfrentam maior dificuldade de acesso a formação. Dessa forma, ao ter que definir um problema de pesquisa, optamos por investigar uma solução para essa problemática, uma vez que assim como outros serviços de saúde, o atendimento pré-hospitalar possui uma proposta de educação permanente, que deve ser ofertada aos seus diversos profissionais. Um dos desafios dessa formação num modelo descentralizado e regionalizado é alcançar todos os profissionais, ou seja, agrega-los em um mesmo lugar, ao mesmo tempo em uma atividade não obrigatória e cuja ausência não implica em ônus materiais. É comum os profissionais da saúde trabalharem em turnos diversos e possuírem mais de uma vinculação. Assim, questionamos: como realizar uma qualificação profissional eficiente e diferenciada para profissionais da atenção básica? A EaD pode ser uma alternativa de resolução para o desafio da participação? Nesta contextura o objetivo foi construir um curso na modalidade à distância para qualificação de profissionais da atenção básica, em temas relacionados a emergências médicas. Tratou-se de um estudo metodológico que consistiu na elaboração de um instrumento confiável, preciso e utilizável passível de ser empregado por outros pesquisadores e outras pessoas. Nosso diferencial foi a construção de um site de formação em saúde (Forsaúde), cujo objetivo é ofertar educação permanente em saúde de forma dinâmica e eficiente em um ambiente virtual de aprendizagem simples e intuitivo. Optamos pela plataforma Learning Management System (LMS) e o wordpress, para gerenciar o conteúdo. Essa escolha foi influenciada pelo fato de a comunidade de desenvolvedores que mantém a arquitetura escolhida, ser ativa, o que é incitado pela filosofia de código aberto, de uso público adotada pela tecnologia. Outro aspecto que tornou essa alternativa atraente é ser mais fácil a navegação pelo usuário. O administrador tem a possibilidade de ofertar diversos cursos como responsável ou por intermédio de parcerias. O site foi desenvolvido, levando em consideração o design instrucional. Além do layout do site foi elaborada a apresentação do curso piloto com texto introdutório, definição de carga horária, conteúdo, material didático e avaliação. O interessado escolhe o curso e seleciona a opção matricular, as demais etapas são bastante intuitivas, se responder corretamente pelo menos 80% da avaliação, o que pressupõe o estudo do material das aulas, estará apto a receber o certificado.
Palavras-chave: Atenção Básica. Emergência. EaD.

Abstract:
The Professionals who works in inner cities such as Limoeiro do Norte, in the state of Ceará, face greater difficulty in accessing training. Thus, having to define a research problem, we have chosen to investigate a solution to this problem, since, like other health services, prehospital care has a permanent education proposal, which should be offered to its different professionals. One of the challenges of this training in a decentralized and regionalized model is to reach all the professionals, that is, to add them in the same place, at the same time in a non compulsory activity and whose absence does not imply in material charges. It is common for health professionals to work in different shifts and have more than one employment relationship. Thus, we asked: how to carry out an efficient and differentiated professional qualification for primary care professionals? Can DE (Distance Education) be an alternative solution to the challenge of participation? In this context, the objective was to construct a course in the distance modality for the qualification of primary care professionals, in subjects related to medical emergencies. It was a methodological study that consisted in the elaboration of a reliable, precise and usable instrument that could be used by other researchers and other people. Our differential was the construction of a site for health training (Forsaúde), whose objective is to offer permanent health education in a dynamic and efficient way in a virtual environment of simple and intuitive learning. We chose the Learning Management System (LMS) platform and the wordpress to manage the content. This choice was influenced by the fact that the community of developers who maintain the chosen architecture is active, which is prompted by the philosophy of open code of public use adopted by technology. Another aspect that made this alternative attractive is to be easier to surf by the user. The administrator has the possibility to offer several courses as responsible or through partnerships. The website has been developed, taking into consideration the instructional design. In addition to the layout of the site, the presentation of the pilot course was elaborated with introductory text, definition of hours, content, didactic material and evaluation. The interested person chooses the course and selects the enrollment option, the other steps are quite intuitive, if they correctly answer at least 80% of the evaluation, which presupposes the study of the class material, he/she will be able to receive the certificate.
Key words: Primary Care. Emergence. DE.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MAIA, RICARDO HÉLIO CHAVES. CONSTRUÇÃO DE UM CURSO DE EMERGÊNCIAS MÉDICAS NA MODALIDADE À DISTÂNCIA PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE. 2019. 85 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1