Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
JUÍZES NÃO TOGADOS NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS DE MENOR COMPLEXIDADE: ESTUDO DE CASO SOBRE A 9ª UNIDADE DE JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E CRIMINAL

Autor(es):
SOUZA, FÁBIO ARAÚJO DE HOLANDA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Nas nações democráticas, o Poder Judiciário ocupa posição fundamental na resolução de
conflitos. Após a tarefa de delimitar autores do século XX – centúria em que a Sociologia
amadureceu – os conceitos puderam ser estudados, de modo que a pesquisa harmonizasse
atualidade, qualidade e quantidade das produções bibliográficas contemporâneas. Georg
Simmel e outros conduziram-nos a compreender o conflito e sua gradação nas sociedades
democráticas. A maior parte dos conflitos têm gênese em fatos considerados de menor
complexidade, contudo, a inércia do Poder Judiciário tradicional, o alto custo e a formalidade
de seu funcionamento dificultam rápidas soluções, o que permite a gradação dos conflitos
tornando-os complexos, podendo chegar até mesmo a guerras internas sob a roupagem de
desobediências civis. Sociólogos do século XX iniciaram discussões sobre o que seria justo,
tentando moldar um conceito para justiça. John Rawls, após dedicar a vida para formular sua
Teoria da Justiça, estabeleceu parâmetros para equilíbrio reflexivo e consenso sobreposto
entre os distintos integrantes de uma mesma sociedade, o que daria legitimidade para as leis,
constituições e Poderes Judiciários para atuarem com equidade. Os EUA,por meio dos Small
Claim Courts, estabeleceram modelos de juizados especiais, desburocratizados e informais,
para resolução de conflitos de menor complexidade. Vários países, inclusive o Brasil,
importaram este modelo. A Constituição brasileira de 1967 recorreu aos juízes de paz, para
instruírem os processos, e juízes togados temporários para sentenças terminais e irrevogáveis.
A Constituição brasileira de 1988 extinguiu a temporariedade dos juízes togados de juizados
especiais e suprimiu dos juízes de paz a tarefa de instruir os processos dos juizados, como
também criou os juízes leigos. O substrato constitucional – na visão de Rawls – permite a
ilação de que os juízes leigos atuam como juízes de instrução, responsáveis pela prática de
todos os atos dos juízes togados, exceto aqueles que representem decisões terminativas e
irrevogáveis. Sob este enfoque, os juízes leigos foram estudados, inclusive mediante estudo de
caso em uma unidade de juizado especial da Comarca de Fortaleza. Os resultados permitiram
concluir que há necessidade de intervenção legiferante para melhor delimitar a atuação dos
juizados especiais, mediante empoderamento e valorização de juízes leigos. Política
remuneratória e de carreira, ampliação da arbitragem endoprocessual, parcerias com
municípios e iniciativa privada para implantação de anexos de unidades de juizados e
estabelecimento de modelos processuais sob a discussão da existência ou não do duplo grau
de jurisdição no sistema judicial brasileiro foram as principais opções estudadas e propostas
neste trabalho não exaustivo. A Eficiência do Sistema de Justiça foi constituída por via de um
tripé: celeridade, austeridade e qualidade técnica de suas decisões.
Palavras-chave: Juizados Especiais. Juízes não togados. Eficiência. Celeridade. Austeridade.
Jurisdição.

Abstract:
Nowadays, in democratic nations, the judiciary occupies a fundamental position in the
resolution of conflicts. After the task of delimiting authors of the twentieth century - in which
sociology has matured - the concepts could be studied in a way that harmonizes the
currentness, quality and quantity of contemporary bibliographic productions. Georg Simmel
and others have led us to understand the conflict and its gradation in democratic societies.
Most of the conflicts have their genesis in facts considered of less complexity, however, the
inertia of the traditional Judiciary, the high cost and the formality of its operation, hinder
quick solutions, which allows the escalation of the conflicts making them complex, even
going as far as internal wars under the guise of civil disobedience. Sociologists of the
twentieth century started discussions about what would be fair, trying to shape a concept for
justice. John Rawls, after dedicating his life to building his Theory of Justice, established
parameters for reflexive equilibrium and overlapping consensus among the different members
of the same society, which would give legitimacy to the laws, constitutions and Judiciary
Powers to act with equity. The US through the Small Claim Courts have built special,
debureaucratic and informal models of judgments to resolve conflicts of lesser complexity.
Several countries, including Brazil, have imported this model. The Brazilian constitution of
1967 used the justices of peace, to instruct the processes, and tempted temporary judges for
terminal and irrevocable sentences. The current Brazilian constitution of 1988 extinguished
the temporality of the judges on special judges and removed from the justices of the peace the
task of instructing the trials of the judges, as well as creating the lay judges. The constitutional
substrate - in Rawls's view - allows the illiteration that the lay judges act as judges of
instruction, responsible for practicing all acts of the judges, except those who represent
irreversible and conclusive decisions.Under this approach, the lay judges were studied,
including through a case study in a special court of the Fortaleza region. The results allowed
to conclude that there is a need for legiferante intervention to better delimit the performance
of the special courts, through empowerment and appreciation of lay judges. Compensation
and career policy, extension of processional arbitration, partnerships with municipalities and
private initiative for the implementation of annexes of Judicial Units and construction of
procedural models under the discussion of the existence or not of the double degree of
jurisdiction in the Brazilian judicial system were the main alternatives studied and proposed in
this non-exhaustive study. The Efficiency of the Justice System was built through a tripod:
celerity, austerity and technical quality of its decisions.
Keywords: Special Courts. Judges not toga. Efficiency. Celerity. Austerity. Jurisdiction.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUZA, FÁBIO ARAÚJO DE HOLANDA. JUÍZES NÃO TOGADOS NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS DE MENOR COMPLEXIDADE: ESTUDO DE CASO SOBRE A 9ª UNIDADE DE JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E CRIMINAL. 2018. 206 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 24 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1