Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM ALBUM SERIADO PARA O CUIDADO DOS ADOLESCENTES NA ATENÇÃO BÁSICA

Autor(es):
ROCHA, JANAÍNA MOTA DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A qualificação na atenção integral à saúde de adolescentes nos serviços de saúde proporciona uma assistência adequada, a reestruturação dos processos de trabalho e uma abordagem diferenciada no acolhimento ao jovem. Com esta concepção, o objetivo deste estudo foi desenvolver um álbum seriado para nortear o cuidado aos adolescentes na Atenção Básica à Saúde (ABS). Trata-se de uma pesquisa metodológica, realizada do mês de junho de 2018 a setembro de 2018, no município de Horizonte - CE. Adaptamos o processo de processo de construção e validação da tecnologia às premissas de Teixeira (2016), que delineia em cinco fases: exploração da realidade, revisão de literatura, construção da tecnologia, validação do conteúdo e semântica e revisão da tecnologia. Inicialmente foram realizadas três oficinas com adolescentes nas escolas e doze entrevistas semiestruturadas com profissionais da atenção básica e educação, nos seus próprios locais de trabalho. Posteriormente as falas das entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da análise de conteúdo temática, resultando na divisão de seis categorias: cuidado compartilhado, ferramentas, promoção da saúde, metodologias ativas, dificuldades e facilidades. Nas oficinas com adolescentes houve a transcrição das falas e anotações em diário de campo, em que destacamos as palavras e expressões geradoras mais frequentes durante o diálogo e que definiram os dez assuntos a serem contemplados no álbum seriado: adolescência e saúde, caderneta de saúde do adolescente, saúde nas escolas, direitos e deveres, diversidade, saúde mental, temas geradores, rede de apoio, serviços de saúde e projeto de vida. A próxima fase desenvolvida foi a revisão integrativa, seguindo os passos de Mendes, Silveira e Galvão (2008). Em seguida, foram reunidos os conteúdos, escolhidas as ilustrações e o layout do álbum seriado. Na fase seguinte, aplicamos a validação quanto ao conteúdo e aparência da tecnologia junto a onze juízes especialistas, apresentando o IVC global (0,95), indicando ótimo grau de concordância entre os juízes, comprovando a excelência do conteúdo e da aparência do material produzido. Com relação à validação semântica, foram realizados os registros das falas dos adolescentes e incluídas suas sugestões. Conclui-se que o álbum seriado é um instrumento capaz de subsidiar os profissionais de saúde durante suas ações relacionadas ao cuidado à saúde do adolescente. Acredita-se que o uso deste material favorecerá uma prática mais dinamizadora dos profissionais de saúde,
tendo em vista que se constitui em uma tecnologia ilustrada capaz de favorecer o diálogo entre profissionais e o público alvo, facilitando a aquisição de conhecimentos e memorização dos cuidados à prevenção, proporcionando o empoderamento dos adolescentes, bem como um meio de padronizar as orientações dadas pelos profissionais.
Palavras-chave: Adolescente. Atenção Básica. Tecnologia educativa em Saúde.

Abstract:
Professional qualification in comprehensive health care services for adolescents provides an adequate health assistance, restructuring of work processes and also a different approach to the reception of young patients. Starting from this concept, the goal of this research was to develop a serialized flipchart for guiding the health care for adolescents in the primary health care (PHC). This is a methodological research, carried out from June 2018 to September 2018, in the town of Horizonte – Ceará. We adapted the technology construction and validation process to the Teixeira’s assertions (2016), who outlines it in five stages: exploring the situation, literature review, construction of the technology, content validation, semantic validation and technology review. Initially, three workshops with adolescents were carried out in their schools and twelve semi-structured interviews with health care professionals and education professionals in their own workplace also happened. Afterwards, the speech from the interviews was transcribed and analyzed with thematic contente analysis, thus creating six categories: shared care, tools, health promotion, active methodologies, adversities and advantages. The speeches from the workshop partakers and the field notes were transcribed, where we highlighted the more frequent words and generative expressions during the dialogue, which defined tem subjects to be approached in the serialized flipchart: youth and health, adolescent health booklet, health in schools, rights and duties, diversity, mental health, generator themes, care network, health services and life plan. The next stage was the literature review, following the method of Mendes, Silveira and Galvão (2008). After, the content was assembled and the images and layout of the serialized flipchart was selected. In the next stage, we executed content and appearance of technology validation with eleven expert judges, resulting in a global CVI (0,95), which indicates an excellent proportion of agreement between the experts, proving the excellence of the content and the product appearance. Concerning the semantic validation, the adolescents’ speeches was noted and their suggestions, included. It was concluded that the serialized flipchart is an instrument capable of subsidize the health care professionals during their activities related to adolescente health care. It is thought that the use of this material will favor a more dinamic practice from the health care professionals, as it is an illustrated technology capable of benefiting dialogue between professionals and their public, making the pursuit for knowledge and
memorizing health care processes easier. It also allows empowerment for the adolescents, as well as a means of standardizing the orientations these professionals provide.
Keywords: Adolescent. Primary health care. Educational technology in health.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ROCHA, JANAÍNA MOTA DA. CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM ALBUM SERIADO PARA O CUIDADO DOS ADOLESCENTES NA ATENÇÃO BÁSICA. 2018. 128 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1