Trabalhando com as categorias Mulher, Poder e Política Pública da Educação,
este trabalho tem como objetivo identificar como a Mulher inseriu-se na gestão
da Política Pública da Educação no Estado do Ceará nos anos de 2014 a 2016.
Para isso, em nossa dissertação, partimos da perspectiva histórica da saída
das mulheres do mundo privado para o universo público, explicando as
dimensões do público e do privado, para, enfim, chegar à inserção feminina no
mundo do trabalho no Brasil. Fizemos questão de destacar a diferenciação
entre o trabalho produtivo e o trabalho reprodutivo, para abordar a mulher na
educação brasileira. Percorremos desde a feminização dos espaços
educacionais até as estatísticas docentes no ensino estadual no Ceará no ano
de 2016 – ano base desta pesquisa.Logo após, adentramos no problema da
mulher na gestão da educação pública, tendo como pano de fundo o debate
sobre gestão pública e políticas públicas. Abordamos também a gestão pública
e a ação do estado por meio das políticas públicas. Além disso, debatemos a
presença feminina na gestão pública no Brasil, o ciclo das políticas públicas e
aprofundamos nossas reflexões sobre a política pública de educação. Logo
após, trabalhamos as chamadas relações de poder que permeiam o objeto
deste estudo. Enfim, focalizamos a escola e as questões de gênero, de modo a
termos um chão teórico para pensar as mulheres em cargos de mando, e,
nestes meandros, o topo da secretaria de educação do estado do Ceará. Para
concluirmos, apresentamos os relatos de nossas entrevistadas e os maiores
desafios por elas enfrentados quando em cargos de gestão. Para cumprir tal
expediente, lançamos mão do método qualitativo de investigação, ancorado na
pesquisa bibliográfica e na pesquisa documental em consonância com a
adoção das técnicas da observação direta e a entrevista. A principal conclusão
deste estudo é a necessidade da quebra de preconceitos e estereótipos que
põem em xeque as capacidades gerenciais femininas e que culminam na
desigualdade entre homens e mulheres na ocupação de cargos de mando.
Palavras-chave: Mulheres; Poder; Política Pública de Educação.