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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A MULHER NA GESTÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO.

Autor(es):
SANTOS, RAQUEL LOPES CORREIA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Trabalhando com as categorias Mulher, Poder e Política Pública da Educação,
este trabalho tem como objetivo identificar como a Mulher inseriu-se na gestão
da Política Pública da Educação no Estado do Ceará nos anos de 2014 a 2016.
Para isso, em nossa dissertação, partimos da perspectiva histórica da saída
das mulheres do mundo privado para o universo público, explicando as
dimensões do público e do privado, para, enfim, chegar à inserção feminina no
mundo do trabalho no Brasil. Fizemos questão de destacar a diferenciação
entre o trabalho produtivo e o trabalho reprodutivo, para abordar a mulher na
educação brasileira. Percorremos desde a feminização dos espaços
educacionais até as estatísticas docentes no ensino estadual no Ceará no ano
de 2016 – ano base desta pesquisa.Logo após, adentramos no problema da
mulher na gestão da educação pública, tendo como pano de fundo o debate
sobre gestão pública e políticas públicas. Abordamos também a gestão pública
e a ação do estado por meio das políticas públicas. Além disso, debatemos a
presença feminina na gestão pública no Brasil, o ciclo das políticas públicas e
aprofundamos nossas reflexões sobre a política pública de educação. Logo
após, trabalhamos as chamadas relações de poder que permeiam o objeto
deste estudo. Enfim, focalizamos a escola e as questões de gênero, de modo a
termos um chão teórico para pensar as mulheres em cargos de mando, e,
nestes meandros, o topo da secretaria de educação do estado do Ceará. Para
concluirmos, apresentamos os relatos de nossas entrevistadas e os maiores
desafios por elas enfrentados quando em cargos de gestão. Para cumprir tal
expediente, lançamos mão do método qualitativo de investigação, ancorado na
pesquisa bibliográfica e na pesquisa documental em consonância com a
adoção das técnicas da observação direta e a entrevista. A principal conclusão
deste estudo é a necessidade da quebra de preconceitos e estereótipos que
põem em xeque as capacidades gerenciais femininas e que culminam na
desigualdade entre homens e mulheres na ocupação de cargos de mando.
Palavras-chave: Mulheres; Poder; Política Pública de Educação.

Abstract:
Working with the categories Women, Power and Public Policy of Education, this
work aims to identify how the Woman inserted in the management of the Public
Policy of Education in the State of Ceará in the years 2014 to 2016. For this, in
our dissertation, we start from the historical perspective of women leaving the
private world to the public universe, explaining the dimensions of the public and
the private, in order to reach the insertion of women in the world of work in
Brazil. We emphasized the differentiation between productive work and
reproductive work, in order to approach women in Brazilian education. We have
traveled from the feminization of educational spaces to teaching statistics in
state education in Ceará in the year 2016 - the base year of this research.
Afterwards, we enter the problem of women in the management of public
education, having as a background the debate on public management and
public policies. We also address public management and state action through
public policies. In addition, we discuss the female presence in public
management in Brazil, the public policy cycle and deepen our reflections on
public education policy. Soon after, we work on the so-called power relations
that permeate the object of this study. Finally, we focus on school and gender
issues, so that we have a theoretical ground for thinking about women in
positions of command, and, in these meanders, the top of the education
department of the state of Ceará. To conclude, we present the reports of our
interviewees and the major challenges they face when in management
positions. In order to fulfill this expedient, we have used the qualitative method
of investigation, anchored in bibliographical research and documentary
research in consonance with the adoption of the techniques of direct
observation and interview. The main conclusion of this study is the need to
break down prejudices and stereotypes that challenge women's managerial
capacities and culminate in the inequality between men and women in the
occupation of command positions.
Key-words: Women; Power; Public Education Policy.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SANTOS, RAQUEL LOPES CORREIA. A MULHER NA GESTÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO.. 2019. 139 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 20 de abril de 2024

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