Esta dissertação trata sobre os resultados das avaliações externas na (re)orientação do trabalho
da gestão na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra. O estudo objetivou
responder: como o resultados do SPAECE e o Enem nos 3° anos são utilizados para
(re)orientar o trabalho da gestão de uma escola? Essa pergunta está limitada ao contexto de
uma escola de Ensino Médio, situada em Fortaleza-Ceará, a partir de 2012-2018, tornando-se
campo desta pesquisa. Adotamos como metodologia o estudo de caso único e a abordagem da
pesquisa quanti-qualitativa. O objetivo geral da investigação é compreender como o resultado
do SPAECE e o Enem nos 3° anos são utilizados para (re)orientar o trabalho da gestão na
Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra. Os objetivos específicos são: identificar as políticas
públicas de educação no Brasil ao longo dos anos, situando o SPAECE e o Enem nesse
contexto; situar a escola na Rede Estadual da capital enquanto partícipe da Política de
Educação empreendida pelo Estado dentro de um contexto geográfico e social identificado
após análise estatística e institucional; e verificar como esta escola organiza o trabalho
pedagógico nos 3° anos a partir dos resultados do SPAECE e do Enem, considerando a
perspectiva dos gestores. Para a fundamentação teórica da pesquisa, utilizamos: Teixeira
(1962; 1967; 1976), Romanelli (2005), Luckesi (2000; 2002; 2004), Bresser-Pereira (1996;
1998; 2001; 2007); Bonamino e Franco (1999), Naspolini (2001), Paro (2001; 2018), Vieira
(2007), Vidal e Vieira (2011a; 2011b; 2016;), Rua (1998; 2012), Sampaio e Oliveira (2015),
Moraes et al. (2016), além de dados coletados em sites governamentais, legislações estaduais
e federais e documentos oficiais disponibilizados pela escola. Os resultados constatados
indicam que objetivo principal do trabalho pedagógico está centrado na aprovação dos alunos
no ensino superior; para isso, ele valoriza os resultados obtidos através do Enem,
desconsiderando o SPAECE, visto como uma conquista colateral, associando
responsabilização com prestação de contas e capacidade de respostas. Além disso, a
organização curricular e a avaliação interna foram compreendidas como um ato reflexivo
contínuo e processual, envolvendo alunos/professores/gestão, produção do conhecimento e
resultados mensuráveis, sendo entendidos como uma ação que perpassa todas as séries do
Ensino Médio para se tornar eficaz e eficiente. Por fim, constatou-se que o fortalecimento da
visão cidadã é consolidado por experiências colaborativo-agregadoras que provocam o
protagonismo juvenil na sistematização dos conhecimentos, dos pensamentos e dos conceitos.
Palavras-chave: Resultados educacionais. Escola. Avaliação. Gestão.