Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
OS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA (RE)ORIENTAÇÃO DA GESTÃO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA

Autor(es):
PEIXOTO, KARINE LIMA VERDE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Esta dissertação trata sobre os resultados das avaliações externas na (re)orientação do trabalho
da gestão na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra. O estudo objetivou
responder: como o resultados do SPAECE e o Enem nos 3° anos são utilizados para
(re)orientar o trabalho da gestão de uma escola? Essa pergunta está limitada ao contexto de
uma escola de Ensino Médio, situada em Fortaleza-Ceará, a partir de 2012-2018, tornando-se
campo desta pesquisa. Adotamos como metodologia o estudo de caso único e a abordagem da
pesquisa quanti-qualitativa. O objetivo geral da investigação é compreender como o resultado
do SPAECE e o Enem nos 3° anos são utilizados para (re)orientar o trabalho da gestão na
Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra. Os objetivos específicos são: identificar as políticas
públicas de educação no Brasil ao longo dos anos, situando o SPAECE e o Enem nesse
contexto; situar a escola na Rede Estadual da capital enquanto partícipe da Política de
Educação empreendida pelo Estado dentro de um contexto geográfico e social identificado
após análise estatística e institucional; e verificar como esta escola organiza o trabalho
pedagógico nos 3° anos a partir dos resultados do SPAECE e do Enem, considerando a
perspectiva dos gestores. Para a fundamentação teórica da pesquisa, utilizamos: Teixeira
(1962; 1967; 1976), Romanelli (2005), Luckesi (2000; 2002; 2004), Bresser-Pereira (1996;
1998; 2001; 2007); Bonamino e Franco (1999), Naspolini (2001), Paro (2001; 2018), Vieira
(2007), Vidal e Vieira (2011a; 2011b; 2016;), Rua (1998; 2012), Sampaio e Oliveira (2015),
Moraes et al. (2016), além de dados coletados em sites governamentais, legislações estaduais
e federais e documentos oficiais disponibilizados pela escola. Os resultados constatados
indicam que objetivo principal do trabalho pedagógico está centrado na aprovação dos alunos
no ensino superior; para isso, ele valoriza os resultados obtidos através do Enem,
desconsiderando o SPAECE, visto como uma conquista colateral, associando
responsabilização com prestação de contas e capacidade de respostas. Além disso, a
organização curricular e a avaliação interna foram compreendidas como um ato reflexivo
contínuo e processual, envolvendo alunos/professores/gestão, produção do conhecimento e
resultados mensuráveis, sendo entendidos como uma ação que perpassa todas as séries do
Ensino Médio para se tornar eficaz e eficiente. Por fim, constatou-se que o fortalecimento da
visão cidadã é consolidado por experiências colaborativo-agregadoras que provocam o
protagonismo juvenil na sistematização dos conhecimentos, dos pensamentos e dos conceitos.
Palavras-chave: Resultados educacionais. Escola. Avaliação. Gestão.

Abstract:
This dissertation deals with the results of external assessments in the (re)orientation of the
management work at the high school governor Adauto Bezerra. The study aimed to answer:
how the result of SPAECE and Enem in the 3rd year are used to (re)guide the work of the
management of a school? This question is limited to the context of a high school, located in
Fortaleza-Ceará, from 2012-2018 onwards, becoming the field of this research. We adopted as
methodology the single case study and the quantitative-qualitative research approach. The
general objective of the investigation is to understand how the results of spaece and Enem in
the 3rd year are used to (re)guide the work of management at the Adauto Bezerra High
School. The specific objectives are: to identify public education policies in Brazil over the
years, situating spaece and enem in this context; Situate the school in the state network of the
capital as a participant in the education policy undertaken by the State within a geographic
and social context identified after statistical and institutional analysis; To verify how this
school organizes the pedagogical work in the 3rd year from the results of Spaece and Enem,
considering the perspective of the managers. For the theoretical basis of the research we used:
Teixeira (1962; 1967; 1976), Romanelli (2005), Luckesi (2000; 2002; 2004), Bresser-Pereira
(1996; 1998; 2001; 2007); Bonamino and Franco (1999), Naspolini (2001), Paro (2001;
2018), Vieira (2007), Vidal and Vieira (2011a; 2011b; 2016;), Rua (1998; 2012), Sampaio
and Oliveira (2015), Moraes et al. (2016), in addition to data collected on governmental sites,
state legislations and official documents made available by the school. The results indicate
that the main objective of the pedagogical work is centered on the approval of students in
higher education; for this, it values the results obtained through the Enem, disregarding the
SPAECE, seen as a collateral achievement, associating accountability with accountability and
responsiveness. In addition, curricular organization and internal evaluation were understood
as a continuous and procedural reflective act, involving students / teachers / management,
production of knowledge and measurable results, being understood as an action that pervades
all high school grades to become effective and efficient. Finally, it was verified that the
strengthening of the citizen's vision is consolidated by collaborative-aggregating experiences
that provoke youth protagonism in the systematization of knowledge, thoughts and concepts.
Keywords: Educational results. School. Evaluation. Management.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PEIXOTO, KARINE LIMA VERDE. OS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA (RE)ORIENTAÇÃO DA GESTÃO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1