A Estratégia de Saúde da Família é a estratégia prioritária para o Ministério da
Saúde organizar, expandir, qualificar e consolidar a atenção básica, incluindo ações
de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação dos agravos e possibilitando o
acesso universal e contínuo a serviços de saúde. O grande problema enfrentado
pelos municípios brasileiros, ao longo de anos, foi fixar profissionais médicos nas
Unidades Básicas de Saúde. Assim em 2013, o governo brasileiro cria o Programa
Mais Médicos para o Brasil, com o objetivo de fixar médicos onde tradicionalmente
não tinham e capacitar esses profissionais para o cuidado longitudinal e integral. Os
médicos assumem seu papel em território e ficam sob supervisão acadêmica de
supervisores médicos, vinculados a instituições supervisoras, fazendo ainda
especialização em Medicina de Família e Comunidade na modalidade à distância. O
presente estudo apresenta-se como um estudo de caso, com abordagem qualitativa
sobre a modalidade Supervisão acadêmica para médicos na cidade de Cajazeiras,
com o objetivo compreender o processo de supervisão acadêmica. Foram
entrevistados nove médicos de diferentes Unidades Básicas de Saúde da cidade,
onde se evidenciou grandes potencialidades na qualificação do atendimento na
Atenção Primária, apoiando e dando suporte as suas práticas no processo de
supervisão e ausência do médico supervisor dentro do território nas visitas
domiciliares. É essencial que novos estudos acompanhem esse processo de
educação permanente, através da supervisão acadêmica, no sentido de avaliar suas
ações e intervenções realizadas dentro do território, voltada para educação médica,
uma vez que existem pouquíssimos estudos no decorrer de quase cinco anos de
atuação do Programa Mais Médicos, que reportem o trabalho do supervisor
acadêmico, para que possíveis qualificações pedagógicas sejam oferecidas aos
mesmos.
Palavras-chave: Programa Mais Médicos. Supervisão acadêmica. Atenção primária.