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Repositório Institucional - UECE
Título:
ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E INDICADORES DE ATENDIMENTO NA PERSPECTIVA DOS PSICÓLOGOS DE UM HOSPITAL ONCOLÓGICO

Autor(es):
NASCIMENTO, ISABEL REGIANE CARDOSO DO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Percebe-se que as práticas de gestão preconizadas pelas instituições hospitalares são pouco utilizadas pelo serviço de psicologia e apontam principalmente para a carência de conhecimentos de gestão por parte dos psicólogos. Diante disto, surgiram questionamentos no que concernem as facilidades e dificuldades que o uso de alguns protocolos trouxe para as práticas dos psicólogos no hospital de um hospital oncológico e seus desdobramentos: é possível aprimorar os itens avaliados nos protocolos, reelaborando-os com dimensões claras e objetivas para facilitar a interpretação, preenchimento e assim favorecer o desempenho do psicólogo para triar, intervir e encaminhar as demandas psicológicas? Esses questionamentos foram explorados na constituição do objetivo geral: adaptar e validar os protocolos “anamnese psicológica” e “descrição de atendimento da psicologia” na perspectiva dos psicólogos de um hospital oncológico e juízes especialistas. Este último foi pelo serviço de psicologia a partir do preenchimento dos protocolos no “Sistema Tasy®”; descrever as práticas assistenciais dos psicólogos da unidade hospitalar pesquisada; analisar como protocolos e os indicadores produzidos por eles, favorecem ou dificultam as práticas assistenciais e de gestão; adaptar os protocolos por meio de revisão integrativa da literatura e dos resultados da pesquisa; validar o conteúdo e avaliar a usabilidade dos protocolos através de questionários elaborados em Escala Likert. Tratou-se de um estudo metodológico com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no Instituto do câncer do Ceará no período de agosto a novembro de 2018. As fases da pesquisa foram: Fase I - empírica: explorações dos relatórios, a partir de check list, verificando quais indicadores eram produzidas pelos protocolos “anamnese psicológica” e “descrição de atendimentos da psicologia”. Fase II - qualitativa: coleta, análise e interpretação de dados extraídos em dois grupos focais realizado com oito residentes de psicologia e quatro entrevistas em profundidade com quatro psicólogas preceptoras do serviço. Fase III - propositiva: adaptação e validação dos protocolos enquanto produto tecnológico. A apreciação dos relatórios foi através de análise documental, expondo os indicadores em formato de gráficos organizados em colunas, linhas e círculos para expressar visualmente os dados em valores numéricos, facilitando a compreensão dos mesmos. Os grupos focais e entrevistas em profundidade foram analisados com o software N.vivo12 e análise de conteúdo categorial temática de Bardin (2011). Em seguida o material foi
organizado por meio do processo de codificação, cujas falas encontram-se registradas nos resultados da pesquisa. Foram elaboradas as seguintes categorias temáticas: “descrição das práticas assistências do serviço de psicologia”, “facilidades e dificuldades com o uso dos protocolos”, “sugestões de melhoria nos protocolos”. A ilustração das categorias foi feita com nuvens de palavras do software Nvivo12. Argumentou-se a discussão dos achados com a literatura pertinente e com a revisão integrativa realizada sobre as práticas de gestão da qualidade em psicologia hospitalar. Com os resultados da pesquisa elaboraram-se as primeiras versões adaptadas dos protocolos “avaliação psicológica” e “indicadores de atendimentos da psicologia”. A seguir, para a validação de conteúdo e avaliação de usabilidade, encaminhou-se por meio de correio eletrônico a versão final dos dois protocolos para seis juízes especialistas. Os critérios para seleção dos especialistas consideraram a experiência profissional e qualificação, com a pontuação mínima de quatro pontos. O índice de validação de conteúdo do protocolo de avaliação psicológica atingiu na dimensão 1) avaliação do estado geral IVC 100%; a dimensão 2) avaliação dos aspectos cognitivos foi avaliada com IVC 97,7%. Quanto à dimensão 3) avaliação do estado emocional o cálculo do IVC correspondeu a 91,7%. A dimensão 4) Histórico psiquiátrico atingiu IVC 100% em todos os seus subitens. Por fim, a dimensão 5) atitude frente à doença, o cálculo do IVC foi de 100%. O protocolo indicadores de atendimento da psicologia atingiu IVC 100% em todas as suas dimensões avaliadas. Sobre as avaliações de usabilidade, os protocolos “avaliação psicológica” e “indicadores de atendimento da psicologia”, atingiram 83 e 92,5 pontos respectivamente, demonstrando que os protocolos alcançaram alto grau de efetividade, eficiência e satisfação dos juízes especialistas. Finalmente, foi realizada através deste estudo a primeira versão adaptada e validada dos protocolos “avaliação psicológica” e “indicadores de atendimento da psicologia”.
Palavras-chave: Indicadores de Serviço. Assistência Hospitalar/Psicologia. Gestão da Qualidade. Administração Hospitalar.

Abstract:
It is noticed that the management practices recommended by the hospital institutions are little used by the psychology service and point mainly to the lack of managerial knowledge on the part of the psychologists. In view of this, questions have arisen regarding the facilities and difficulties that the use of some protocols has brought to the practices of psychologists in the hospital of an oncology hospital and its consequences: it is possible to improve the items evaluated in the protocols, re-elaborating them with clear dimensions and objective to facilitate the interpretation, fulfillment and thus favor the performance of the psychologist to screen, intervene and refer psychological demands? These questions were explored in the constitution of the general objective: to adapt and validate the protocols "psychological anamnesis" and "description of care of psychology" from the perspective of the psychologists of a cancer hospital and expert judges. The latter was by the psychology service from the completion of the protocols in the "Tasy® System"; describe the assistance practices of the psychologists of the hospital unit researched; analyze how protocols and the indicators produced by them, favor or hinder management and care practices; adapt the protocols through an integrative review of the literature and the results of the research; validate the content and evaluate the usability of the protocols through questionnaires elaborated in Likert Scale. It was a methodological study with a qualitative approach. The research was conducted at the Cancer Institute of Ceará from August to November 2018. The phases of the research were: Phase I - empirical: explorations of the reports, from the check list, verifying which indicators were produced by the protocols "psychological anamnesis "And" description of psychology calls ". Phase II - qualitative: collection, analysis and interpretation of data extracted in two focus groups conducted with eight residents of psychology and four in-depth interviews with four psychologists preceptor of the service. Phase III - propositive: adaptation and validation of the protocols as a technological product. The analysis of the reports was done through documentary analysis, exposing the indicators in format of graphs organized in columns, lines and circles to visually express the data in numerical values, facilitating their understanding. Focus groups and in-depth interviews were analyzed using software N.vivo12 and analysis of categorical content by Bardin (2011). Then the material was organized through the coding process, whose lines are recorded in the search
results. The following thematic categories were elaborated: "description of the practical assistance of the psychology service", "facilities and difficulties with the use of protocols", "suggestions for improvement in protocols". The illustration of the categories was done with clouds of words of the software Nvivo12. It was argued the discussion of the findings with the relevant literature and with the integrative review carried out on the practices of quality management in hospital psychology. The results of the research were the first adapted versions of the protocols "psychological evaluation" and "indicators of care of psychology". Next, for the validation of content and usability evaluation, the final version of the two protocols for six specialist judges was sent by electronic mail. The criteria for selection of specialists considered professional experience and qualification, with a minimum score of four points. The content validation index of the psychological evaluation protocol reached in dimension 1) evaluation of the general IVC status 100%; dimension 2) assessment of cognitive aspects was evaluated with IVC 97.7%. As for the dimension 3) evaluation of the emotional state the calculation of the IVC corresponded to 91.7%. The dimension 4) Psychiatric history reached 100% IVC in all its subitems. Finally, the dimension 5) attitude towards the disease, the IVC calculation was 100%. The protocol "indicators of care of psychology reached 100% IVC in all its dimensions evaluated. Regarding usability assessments, the protocols "psychological evaluation" and "indicators of psychological service", reached 83 and 92.5 points respectively, demonstrating that the protocols reached a high degree of effectiveness, efficiency and satisfaction of the expert judges. Finally, the first adapted and validated version of the protocols "psychological evaluation" and "indicators of psychology care" was carried out through this study. Keywords: Service Indicators. Hospital Care/Psychology. Quality Management. Hospital Administration.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
NASCIMENTO, ISABEL REGIANE CARDOSO DO. ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E INDICADORES DE ATENDIMENTO NA PERSPECTIVA DOS PSICÓLOGOS DE UM HOSPITAL ONCOLÓGICO. 2018. 166 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

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