Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL E O COMPLEXO INDUSTRIAL MILITAR: ELEMENTOS DA DESTRUTIVIDADE DO CAPITAL NO COMPLEXO DA EDUCAÇÃO

Autor(es):
CHAVES, EMANUELA RÚTILA MONTEIRO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos da destrutividade do capital na educação, relacionando economia e educação. Buscando melhor se aproximar do movimento do real, partimos de uma pesquisa teórico-bibliográfica, pautada no legado marxiano concebido como uma ontologia do ser social. No primeiro capítulo, denominado: “a crise estrutural do capital e a produção da destruição: a hegemonia do complexo industrial militar”, tratamos da crise sistêmica vivenciada pelo capital nas últimas décadas e da consequente ativação das suas tendências destrutivas, cuja maior expressão é o complexo industrial militar e a sua prática cotidiana da destruição. O segundo capítulo tem como título: “análise da relação entre o complexo da economia e o complexo da educação e os impactos da destrutividade do capital na educação”. Esse capítulo contextualiza em seus devidos limites e contornos a influência do predomínio da produção destrutiva ou da destrutividade do capital no delineamento do formato e da função da educação atual, elaborando uma análise, em linhas gerais, da relação entre o complexo da economia e o complexo da educação. Utilizamos como ilustração concreta da destrutividade do capital na educação o movimento de Educação para Todos (EPT). Baseamos nossa análise na investigação de duas categorias que a nosso ver expressam muito bem a estreita ligação com o mercado e o esvaziamento e a negação do conhecimento elaborado pelo gênero, que a nosso ver, expressam os impactos dessa destrutividade na educação. As categorias analisadas foram: educação básica e uso das novas tecnologias na educação. No tocante ao exame dessas categorias nos baseamos nos documentos resultantes dos principais eventos desse pacto internacional, a saber: a Declaração Mundial sobre Educação para Todos e o Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem (1990) e o Marco de Ação de Dakar (2000). O propósito da referida investigação é contribuir para a discussão das consequências da crise estrutural para os diversos âmbitos da vida social, em particular, para a expressão da destrutividade do capital na economia e os seus reflexos na educação. Defendemos que esse caráter destrutivo transborda o âmbito estrito da produção econômica, perpassando, de diferentes formas, as outras dimensões que compõem a totalidade social. Em face das consequências devastadoras do espectro da destruição derivado dessa crise crônica e endêmica, reiteramos a urgência histórica da alternativa societal socialista como única solução efetiva para as crescentes desumanidades produzidas pela ordem sociometabólica do capital.
Palavras-chave: Crise estrutural. Complexo industrial militar. Destrutividade do capital na educação.

Abstract:
This study aims to analyze the impacts of destructiveness of capital in education, linking economics and education. Similar to reality, it is based on a theoretical literature, referenced in the Marxian concept. The first chapter, "structural crisis of capital and the production of destruction: the hegemony of the military-industrial complex", deals with the crisis and its destructive tendencies experienced by the capital in recent decades, where the most relevant is the military industrial complex with daily practice destruction. The second chapter, "analysis of the relationship between the economy and education systems and the impacts of the destructiveness of capital in education." It contextualizes the influence of destructive production in format and function of current education, analyzing, in general, the relationship between the economy and education systems. The movement Educação para Todos (Education for All) is an example of destructiveness. There is an investigation in two categories (basic education and use of new technologies in education) expressing an important link with the market, deflation and denial of knowledge, expanding this destructiveness in education. For analysis of categories, here are the documents of the main events of this international agreement: Declaração Mundial sobre Educação para Todos (the World Declaration on Education for All) and Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem (the Plan of Action to Agree Basic Learning Needs) (1990) and Marco de Ação de Dakar (the Dakar Mark for Action) (2000). The objective of the investigation is to contribute to the discussion of the consequences of structural crisis for the various areas of social life, in particular, for the expression of the destructiveness of capital in the economy and its impact on education. This destructive character goes beyond the economic production and, in different ways, other dimensions that produce the social totality. Because of the devastating consequences derived from this deep crisis, there is the historical urgency of socialism as the only effective solution to growing inequalities produced by capitalist society.
Keywords: Structural crisis. Military-industrial complex. Destructiveness of capital in education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CHAVES, EMANUELA RÚTILA MONTEIRO. A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL E O COMPLEXO INDUSTRIAL MILITAR: ELEMENTOS DA DESTRUTIVIDADE DO CAPITAL NO COMPLEXO DA EDUCAÇÃO. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1