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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
GRAPHLAND: um ambiente para o ensino de elementos da teoria dos grafos através das representações semióticas

Autor(es):
Paulino, Antonio Jefferson Monte Alverne

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
É frequente nas salas de aula da educação básica o desinteresse dos alunos pelo assunto exposto, seja em qualquer disciplina, ainda mais quando das aulas de Matemática. Muitos alunos desejam aulas mais envolventes e distantes das aulas classificadas como tradicionais. Esta dissertação propõe uma abordagem diferenciada nos processos de ensino e aprendizagem de elementos da teoria dos grafos na educação básica, através de um ambiente virtual denominado GRAPHLAND. Foram modeladas situações-problema no servidor de mundos virtuais OpenSimulator, de modo que os alunos, através de seus respectivos “avatares”, possam interagir com o meio e serem desafiados na procura pelas soluções dos problemas. Habilidades como conjecturar, determinar propriedades dos grafos, são constantemente trabalhadas e aprimoradas. Dentre as situações-problema o aluno será convidado a resolver o famoso problema das sete pontes de Königsberg e novas instâncias do mesmo, vencer labirintos, conjecturar o teorema das quatro cores, resolver o jogo icosiano, colorir o mapa do Brasil, teletransportar-se para os planetas do sistema solar, agrupar cães abandonados, resolver problemas com cavalos em um tabuleiro de xadrez, entre outras. Como metodologia, temos a Engenharia Didática, fomentando a elaboração da sequência didática proposta para seis encontros e a utilização da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, em que os alunos são incentivados a trabalhar com os diversos tipos de representações semióticas (representação icônica, matricial e algébrica) de um grafo, através de tratamentos e conversões, procurando trabalhar as conversões em ambos os sentidos. Palavras-chave: Educação Básica. Educação Matemática. Ensino de Grafos. Mundos Virtuais. OpenSimulator. Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Engenharia Didática.

Abstract:
Students’ lack of interest in many school’s subjects is often perceived in basic education classrooms, let alone Mathematics. Many students wish for more exciting classes than the traditional ones. This work suggests a different approach in the teaching and learning processes of basic education in elements of the graph theory, by using a virtual environment specially developed for education called Graphland. Situation problems were modeled in the virtual-world provider OpenSimulador, thus students using their own avatars will be able to interact with the environment and they will be challenged to find solutions to the problems. Abilities, such as, infer, define graphs’ aspects are constantly studied and enhanced. Among the situation problems, the students will be invited to solve the well-known Königsberge’s seven bridges problem, find a way out from the mazes, infer the four-color theorem, solve the icosian game, color the Brazilian map, teletransport to other planets in the solar system, cluster abandoned dogs, solve problems using horses on a chess board, and many others. The used approach is the Didactic Engineering which enables to produce a didactic sequence designed for six meetings and the use of Registers of Semiotics Representation Theory where the students are encouraged to work with many kinds of semiotic graphs presentation (iconic, matrix and algebraic) through treatments, conversions as well as trying to work with conversions using both ways.
Keywords: Basic Education. Mathematics Education. Graphs Teaching. Virtual Worlds. OpenSimulator. Registers of Semiotics Representation Theory. Didactic Engineering.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Paulino, Antonio Jefferson Monte Alverne. GRAPHLAND: um ambiente para o ensino de elementos da teoria dos grafos através das representações semióticas. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

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