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Repositório Institucional - UECE
Título:
PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA EM AULAS DE FLE: DESMISTIFICANDO CRENÇAS SOBRE O TEXTO LITERÁRIO EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FRANCÊS NA UECE

Autor(es):
GABRIEL, GISLEUDA DE ARAÚJO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
Nesse estudo, investigamos como o sistema de crenças de professores em formação do curso de
Letras/Francês da Universidade Estadual do Ceará (UECE), acerca das possibilidades formativas
relacionadas à utilização do texto literário no ensino de FLE, pode ser influenciado (ou não) pelo
estudo da língua através de práticas de leitura literária. A pesquisa foi efetivada no âmbito do Centro
de Humanidades da UECE, durante o segundo semestre do ano letivo de 2012 e contou com a
participação de oito alunos da graduação do curso de Letras/Francês noturno, devidamente
matriculados na disciplina Projeto Especial III. No intuito de acessar as informações sobre as
condições socioculturais, identificar as atividades de engajamento desempenhadas em diversas esferas
do cotidiano e detectar o repertório leitor do qual dispunham os participantes, escolhemos o
questionário como instrumento dominante em nosso processo de investigação. Para isso, como
instrumentos de pesquisa, utilizamos o Questionário sobre o Perfil do Leitor Literário, o Questionário
de Crenças 1 (Anterior às práticas de Leitura Literária), o Questionário de Crenças 2 (Posterior às
práticas de Leitura Literária), as Atividades de Leitura Literária, a Sondagem sobre a Atividade de
Leitura Literária, as Atividades com o uso de textos literários produzidas pelos professores em
formação e a Sondagem da Disciplina Projeto Especial III. Como base teórica, ao tratarmos do ensino
da Língua Francesa no Brasil e no mundo, tomamos como base os estudos de Cândido (1997), Jover-
Faleiros (2006, 2009), Mariz (2007), Leffa (1999a), Pietraróia (2001, 2008), Cosson (2011), entre
outros. Para as discussões acerca de crenças no ensino de línguas e suas implicações na formação de
professores de FLE, baseamo-nos nas pesquisas de Barcelos (2004, 2010), Almeida Filho (2005),
Pajares (1992), Nonemacher (2004), Garbuio (2010), Freudenberger e Rottava (2004), Silva (2010,
2011c), Perrenoud (2002), Vieira-Abrahão (2004), entre outros. Quanto à leitura literária no ensino de
FLE, nos dedicamos a refletir sobre a leitura, os processos de compreensão leitora e as concepções de
leitura, por meio dos ensinamentos de Silveira (2005), Silva (2011a), Leffa (1996, 1999b), Jouve
(2002) e Cassany (2006). Como embasamento para as discussões sobre Letramento(s), Práticas de
Letramento, Letramento Literário, o Texto Literário e a Leitura literária no ensino de línguas,
recorremos aos estudos de Tfouni (2011), Marinho (2010), Soares (2006, 2010), Kleiman (2008),
Aquaroni (2007), Aragão (2006), Mendoza (2003, 2004, 2007), Colomer (2007), Todorov (2010),
Chartier (2008), Celani (2001), Moita Lopes (1996), Rouxel (2013), Moirand (1979), entre outros. De
maneira geral, os resultados demonstraram que a maioria dos participantes concorda que o texto
literário é um importante recurso para aulas de LE. Também acreditam que os textos literários podem
ser utilizados de forma diversificada em aulas do FLE e não somente em aulas que priorizem a prática
da leitura. Assim como não tem certeza se, ao saírem da universidade, estarão preparados para
escrever um artigo ou trabalho para congresso sobre um tema relacionado à Literatura. Constatamos a
necessidade desse estudo em contexto de formação de professores, pois permanecem, ainda, dúvidas
quanto à utilização de textos literários no ensino e aprendizagem de línguas.
Palavras-chave: Texto literário. Crenças. Formação de professores de Francês. Práticas de Leitura
Literária.

Abstract:
Dans cette étude, nous avons chercher à découvrir comment le système de croyances des professeurs
en formation du cours de Lettres/Français à l'Université de l’État du Ceará (UECE), sur les possibilités
de formation liées à l'utilisation de textes littéraires dans l'enseignement du FLE, peut être influencé
(ou non) par l'étude de la langue à travers des pratiques de lecture littéraire. La recherche a été
effectuée au sein du Centre d’Humaines à UECE, au cours du deuxième semestre de l’année
universitaire 2012 et a impliqué la participation de huit étudiants de la licence du cours nocturne de
Lettres/Français, dûment inscrits dans la discipline Projet Spécial III. Pour accéder à des informations
sur les conditions socioculturelles, identifier les activités d’engagement jouaient dans les différentes
sphères de la vie quotidienne et détecter le répertoire lecteur qui avaient les participants, on a choisi le
questionnaire comme instrument majeur dans notre processus de recherche. Pour cela, comme outils
de recherche, on a utilisé le Questionnaire sur le Profil Littéraire, le Questionnaire de Croyances 1
(Antérieur aux Pratiques de Lecture Littéraire), le Questionnaire de Croyances 2 (Postérieur aux
Pratiques de Lecture Littéraire), les Activités de Lecture Littéraire, le Sondage sur l'activité de Lecture
Littéraire, les Activités avec l'utilisation de textes littéraires élaborées par des professeurs en formation
et le Sondage de la discipline Projet Spécial III. Comme base théorique, pour traiter de l'enseignement
de la langue française au Brésil et dans le monde, nous avons pris les études de Cândido (1997), Jover-
Faleiros (2006, 2009), Mariz (2007), Leffa (1999a), Pietraróia (2001, 2008), Cosson (2011), entre
autres. Pour des discussions sur les croyances dans l'enseignement de langues et de ses implications
sur la formation de professeurs de FLE, nous nous appuyons sur des recherches de Barcelos (2004,
2010), Almeida Filho (2005), Pajares (1992), Nonemacher (2004), Garbuio (2010), Freudenberger et
Rottava (2004), Silva (2010, 2011c), Perrenoud (2002), Vieira-Abrahão (2004), entre autres. Pour la
lecture littéraire dans l'enseignement de FLE, nous avons réfléchi sur la lecture, le processus de
compréhension et les conceptions de la lecture, à travers des enseignements de Silveira (2005), Silva
(2011a), Leffa (1996, 1999b), Jouve (2002) et Cassany (2006). Comme base pour les discussions sur
Littératie(s), Pratiques de Littératie, Littératie Littéraire dans l'enseignement de langue, nous avons
recouru aux études de Tfouni (2011), Marinho (2010), Soares (2006, 2010), Kleiman (2008), Aquaroni
(2007), Aragão (2006), Mendoza (2003, 2004, 2007), Colomer (2007), Todorov (2010), Chartier
(2008), Celani (2001), Moita Lopes (1996), Rouxel (2013), Moirand (1979) et autres. De façon
genéral, les résultats ont demontré que la plupart des participants s'accordent à dire que le texte
littéraire est une ressource importante pour les classes de LE. Ils croyent également que les textes
littéraires peuvent être utilisés d'une manière diversifiée dans les classes de FLE et pas seulement dans
les classes qui priorisent la pratique de la lecture. En même temps, ils ne sont pas sûrs si à la sortie de
l'université, ils seront prêts à écrire un article ou un travail pour un congrès sur un thème lié à la
Littérature. On a constaté la nécessité de cette étude dans le contexte de formation de professeurs, car
demeurent, encore, les doutes quant à l'utilisation de textes littéraires dans l'enseignement et
l'apprentissage des langues.
Mots-clés: Texte littéraire. Croyances. Formation de professeurs de Français. Pratiques de Lecture
Littéraire.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
GABRIEL, GISLEUDA DE ARAÚJO. PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA EM AULAS DE FLE: DESMISTIFICANDO CRENÇAS SOBRE O TEXTO LITERÁRIO EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FRANCÊS NA UECE. 2013. 295 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 7 de dezembro de 2024

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