Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Práticas de leitura literária em aulas de FLE: desmistificando crenças sobre o texto literário em contexto de formação de professores de francês na UECE

Autor(es):
Gabriel, Gisleuda de Araújo

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
Nesse estudo, investigamos como o sistema de crenças de professores em formação do curso de Letras/Francês da Universidade Estadual do Ceará (UECE), acerca das possibilidades formativas relacionadas à utilização do texto literário no ensino de FLE, pode ser influenciado (ou não) pelo estudo da língua através de práticas de leitura literária. A pesquisa foi efetivada no âmbito do Centro de Humanidades da UECE, durante o segundo semestre do ano letivo de 2012 e contou com a participação de oito alunos da graduação do curso de Letras/Francês noturno, devidamente matriculados na disciplina Projeto Especial III. No intuito de acessar as informações sobre as condições socioculturais, identificar as atividades de engajamento desempenhadas em diversas esferas do cotidiano e detectar o repertório leitor do qual dispunham os participantes, escolhemos o questionário como instrumento dominante em nosso processo de investigação. Para isso, como instrumentos de pesquisa, utilizamos o Questionário sobre o Perfil do Leitor Literário, o Questionário de Crenças 1 (Anterior às práticas de Leitura Literária), o Questionário de Crenças 2 (Posterior às práticas de Leitura Literária), as Atividades de Leitura Literária, a Sondagem sobre a Atividade de Leitura Literária, as Atividades com o uso de textos literários produzidas pelos professores em formação e a Sondagem da Disciplina Projeto Especial III. Como base teórica, ao tratarmos do ensino da Língua Francesa no Brasil e no mundo, tomamos como base os estudos de Cândido (1997), JoverFaleiros (2006, 2009), Mariz (2007), Leffa (1999a), Pietraróia (2001, 2008), Cosson (2011), entre outros. Para as discussões acerca de crenças no ensino de línguas e suas implicações na formação de professores de FLE, baseamo-nos nas pesquisas de Barcelos (2004, 2010), Almeida Filho (2005), Pajares (1992), Nonemacher (2004), Garbuio (2010), Freudenberger e Rottava (2004), Silva (2010, 2011c), Perrenoud (2002), Vieira-Abrahão (2004), entre outros. Quanto à leitura literária no ensino de FLE, nos dedicamos a refletir sobre a leitura, os processos de compreensão leitora e as concepções de leitura, por meio dos ensinamentos de Silveira (2005), Silva (2011a), Leffa (1996, 1999b), Jouve (2002) e Cassany (2006). Como embasamento para as discussões sobre Letramento(s), Práticas de Letramento, Letramento Literário, o Texto Literário e a Leitura literária no ensino de línguas, recorremos aos estudos de Tfouni (2011), Marinho (2010), Soares (2006, 2010), Kleiman (2008), Aquaroni (2007), Aragão (2006), Mendoza (2003, 2004, 2007), Colomer (2007), Todorov (2010), Chartier (2008), Celani (2001), Moita Lopes (1996), Rouxel (2013), Moirand (1979), entre outros. De maneira geral, os resultados demonstraram que a maioria dos participantes concorda que o texto literário é um importante recurso para aulas de LE. Também acreditam que os textos literários podem ser utilizados de forma diversificada em aulas do FLE e não somente em aulas que priorizem a prática da leitura. Assim como não tem certeza se, ao saírem da universidade, estarão preparados para escrever um artigo ou trabalho para congresso sobre um tema relacionado à Literatura. Constatamos a necessidade desse estudo em contexto de formação de professores, pois permanecem, ainda, dúvidas quanto à utilização de textos literários no ensino e aprendizagem de línguas. 
Palavras-chave: Texto literário. Crenças. Formação de professores de Francês. Práticas de Leitura Literária. 

Abstract:
Dans cette étude, nous avons chercher à découvrir comment le système de croyances des professeurs en formation du cours de Lettres/Français à l'Université de l’État du Ceará (UECE), sur les possibilités de formation liées à l'utilisation de textes littéraires dans l'enseignement du FLE, peut être influencé (ou non) par l'étude de la langue à travers des pratiques de lecture littéraire. La recherche a été effectuée au sein du Centre d’Humaines à UECE, au cours du deuxième semestre de l’année universitaire 2012 et a impliqué la participation de huit étudiants de la licence du cours nocturne de Lettres/Français, dûment inscrits dans la discipline Projet Spécial III. Pour accéder à des informations sur les conditions socioculturelles, identifier les activités d’engagement jouaient dans les différentes sphères de la vie quotidienne et détecter le répertoire lecteur qui avaient les participants, on a choisi le questionnaire comme instrument majeur dans notre processus de recherche. Pour cela, comme outils de recherche, on a utilisé le Questionnaire sur le Profil Littéraire, le Questionnaire de Croyances 1 (Antérieur aux Pratiques de Lecture Littéraire), le Questionnaire de Croyances 2 (Postérieur aux Pratiques de Lecture Littéraire), les Activités de Lecture Littéraire, le Sondage sur l'activité de Lecture Littéraire, les Activités avec l'utilisation de textes littéraires élaborées par des professeurs en formation et le Sondage de la discipline Projet Spécial III. Comme base théorique, pour traiter de l'enseignement de la langue française au Brésil et dans le monde, nous avons pris les études de Cândido (1997), JoverFaleiros (2006, 2009), Mariz (2007), Leffa (1999a), Pietraróia (2001, 2008), Cosson (2011), entre autres. Pour des discussions sur les croyances dans l'enseignement de langues et de ses implications sur la formation de professeurs de FLE, nous nous appuyons sur des recherches de Barcelos (2004, 2010), Almeida Filho (2005), Pajares (1992), Nonemacher (2004), Garbuio (2010), Freudenberger et Rottava (2004), Silva (2010, 2011c), Perrenoud (2002), Vieira-Abrahão (2004), entre autres. Pour la lecture littéraire dans l'enseignement de FLE, nous avons réfléchi sur la lecture, le processus de compréhension et les conceptions de la lecture, à travers des enseignements de Silveira (2005), Silva (2011a), Leffa (1996, 1999b), Jouve (2002) et Cassany (2006). Comme base pour les discussions sur Littératie(s), Pratiques de Littératie, Littératie Littéraire dans l'enseignement de langue, nous avons recouru aux études de Tfouni (2011), Marinho (2010), Soares (2006, 2010), Kleiman (2008), Aquaroni (2007), Aragão (2006), Mendoza (2003, 2004, 2007), Colomer (2007), Todorov (2010), Chartier (2008), Celani (2001), Moita Lopes (1996), Rouxel (2013), Moirand (1979) et autres. De façon genéral, les résultats ont demontré que la plupart des participants s'accordent à dire que le texte littéraire est une ressource importante pour les classes de LE. Ils croyent également que les textes littéraires peuvent être utilisés d'une manière diversifiée dans les classes de FLE et pas seulement dans les classes qui priorisent la pratique de la lecture. En même temps, ils ne sont pas sûrs si à la sortie de l'université, ils seront prêts à écrire un article ou un travail pour un congrès sur un thème lié à la Littérature. On a constaté la nécessité de cette étude dans le contexte de formation de professeurs, car demeurent, encore, les doutes quant à l'utilisation de textes littéraires dans l'enseignement et l'apprentissage des langues. 
Mots-clés: Texte littéraire. Croyances. Formation de professeurs de Français. Pratiques de Lecture Littéraire

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Gabriel, Gisleuda de Araújo. Práticas de leitura literária em aulas de FLE: desmistificando crenças sobre o texto literário em contexto de formação de professores de francês na UECE. 2013. 295 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 14 de julho de 2025

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1